Skip to content

Como vender no Facebook? [Guia Completo]

Desde que ter um smartphone com acesso à internet na palma da mão permitiu que qualquer pessoa pudesse se conectar sem precisar de um computador, cresce a cada dia a popularização das vendas online.

Conforme o relatório Digital 2023, da DateReportal,  o Brasil teve um aumento de mais de 7 milhões de pessoas com acesso à internet em 2023 e uma taxa de 84,3% de penetração da internet entre a população.

Mas o que isso quer dizer?

Esses números indicam que não houve apenas um aumento do acesso à internet, mas a viabilização de mais formas de consumo e oportunidades de compra, entre elas, no Facebook.

O Facebook reúne 109 milhões desses usuários que navegam entre perfis de amigos e páginas de empresas no Brasil. E aqui está a oportunidade que você está procurando.

Quer saber como ganhar dinheiro vendendo produtos no Facebook? Continue essa leitura que vamos explicar tudo que você precisa saber!

O que você vai encontrar neste artigo:

Como ganhar dinheiro no Facebook em 2024?

Se você ainda está em dúvida se é possível ganhar dinheiro no Facebook, vamos direto ao assunto: é possível, sim. E tudo começa com a criação de uma página do Facebook para a sua empresa.

A versatilidade da rede social mais antiga do grupo Meta é exatamente o que faz dela muito mais do que um espaço onde as pessoas compartilham momentos das suas vidas. O Facebook é também uma rede de negócios.

Mesmo perdendo para o WhatsApp a liderança entre as redes sociais preferidas no Brasil, e caindo para a quarta posição, engana-se quem pensa que o Facebook não pode ser uma fonte de renda. E vamos te mostrar como neste artigo!

Como vender um produto no Facebook?

Existem duas formas de vender produtos no Facebook: através do Facebook Marketplace ou com a criação de uma página da sua empresa. Ambas modalidades estão disponíveis para qualquer pessoa com perfil na rede social.

Se você pretende vender algum item que quer se desfazer por algum motivo, pode usar o Facebook Marketplace para anunciar de graça essa venda. Usuários da rede social podem criar um classificado público para que outras pessoas no marketplace vejam e comprem o produto.

Mas, se o seu interesse vai além de uma venda eventual e você quer fazer disso uma fonte de renda, a estratégia é totalmente diferente. Neste caso, é recomendado que criar uma Página no Facebook e começar a construir o seu negócio na internet.

O que é Facebook Business?

O Facebook Business, agora chamado de Meta Business Suite, é a plataforma que permite fazer a gestão simultânea de contas comerciais no Facebook, Instagram e Messenger.

Com a ferramenta gratuita, empresas e marcas conseguem gerenciar múltiplas contas em um só lugar. Através dessa centralização, fica mais fácil fazer ou programar publicações nas páginas, responder mensagens e se conectar com os clientes.

O Facebook Business também é o espaço onde empreendedores criam os anúncios e acompanham dados de performance para melhorar ainda mais as vendas na rede social.

Como vender pelo Facebook: 10 passos para começar

Não é preciso pagar nada para usar o Facebook como um canal de vendas, pois a plataforma é gratuita. Mas, para ter sucesso neste segmento de e-commerce, vale atentar para alguns pontos importantes como conhecer o público-alvo, criar sua página comercial e contar com um frete barato.

Para te ajudar nessa jornada, separamos um checklist completo:

  1. Saiba quem é seu público-alvo;
  2. Crie uma página de vendas;
  3. Monte sua loja no Facebook;
  4. Aproveite ao máximo sua loja no Facebook;
  5. Aposte na divulgação dos produtos;
  6. Ofereça promoções;
  7. Tenha um frete barato e evite perder vendas;
  8. Aposte no relacionamento com os clientes;
  9. Monitore a performance e colete dados;
  10. Turbine o alcance com anúncios pagos.

1 - Saiba quem é seu público-alvo

Público-alvo é o conjunto de potenciais clientes que podem adquirir os produtos que você vende.  Portanto, tão importante quanto entender as características dos itens disponíveis para compra em seu negócio, é ter certeza de oferecê-los para as pessoas certas.

O Facebook oferece uma variedade de filtros e formas de segmentar diferentes tipos de público. Essas divisões, quando bem aproveitadas, elevam as chances de conversão em vendas.

Porém, para tirar o maior proveito disso, é preciso estabelecer quem é o seu público-alvo, ou seja, saber quem atrair e que possui interesse nos seus produtos. Mas qual a importância de determinar o seu público-alvo?

O desenvolvimento de todas suas estratégias de vendas, marketing, divulgação e até a criação de promoções, só serão assertivas com o conhecimento das características e necessidades dos consumidores.

2 - Crie uma página de vendas

Para vender no Facebook de forma profissional a recomendação é criar uma página na rede social. Diferentemente do perfil pessoal, com uma fanpage, como também é chamada, empreendedores conseguem acessar as ferramentas comerciais da plataforma, através do Gerenciador de Negócios da Meta.

A página de vendas também ajuda a transmitir confiança e credibilidade para visitantes que buscam marcas na internet.

Para criar uma página é preciso ter uma conta no Facebook. Se você já possui uma conta na rede social, pode utilizar a mesma para criar a página do seu negócio. Se ainda não tiver, basta criar uma conta nova para se conectar ao Facebook e criar sua página de vendas.

Como criar uma página no Facebook

  1. Acesse o site do Facebook para criação de páginas;
  2. Faça o login com uma conta já existente;
  3. Na tela de criação de página, informe o Nome da Página e a Categoria;
  4. Clique no botão Criar Página;
  5. A seguir é possível personalizar a página adicionando foto do perfil, de capa e uma biografia;
  6. Clique em Concluir para finalizar a criação da sua página.

3 - Monte sua loja no Facebook

Além da criação de uma página de vendas, você pode montar uma loja no Facebook e ter uma vitrine online para expor seus produtos de forma personalizada.

O primeiro requisito é ter uma página de vendas, já o segundo passo é criar uma conta empresarial no Gerenciador de Negócios, que como o nome já indica, será a ferramenta que você irá usar para gerenciar sua loja no Facebook.

Como criar conta no Gerenciador de Negócios

  1. Acesse o site da Meta e faça o login usando sua conta no Facebook;
  2. A seguir, clique em Criar uma conta;
  3. Informe o Nome da sua conta e empresa, Seu nome e Seu email comercial;
  4. Clique em Enviar e, depois, em Concluir;
  5. Abra o e-mail comercial informado no cadastro e confirme a conta para acessar todas funcionalidades do Gerenciador de Negócios.

4 - Aproveite ao máximo sua loja no Facebook

A criação e o gerenciamento de uma loja para vender no Facebook contam com uma ampla variedade de possibilidades de personalização. Para te ajudar a saber quais são as ações básicas que não podem faltar na sua gestão,  separamos este checklist. Confira:

  1. Crie coleções de produtos para agrupar itens relacionados e mostrar como se complementam;
  2. Priorize a exibição dos melhores artigos aproveitando o espaço da vitrine digital para destacar o que você oferece de mais relevante;
  3. Otimize os títulos e descrições dos produtos com os detalhes que despertam a curiosidade e informam as características do item;
  4. Utilize imagens de qualidade que mostrem o produto por inteiro e ofereça, pelo menos, 4 opções de fotos em ângulos diferentes;
  5. Mantenha a disponibilidade do produto sempre atualizada, assim você evitará que um item em falta no estoque apareça na loja ou nos anúncios;
  6. Monitore as métricas de performance da sua loja no Gerenciador de Comércio para entender o que está dando certo e quais pontos de melhoria aplicar.

5 - Aposte na divulgação dos produtos

Uma loja do Facebook precisa de um catálogo de produtos bem estruturado. Essa é a base da divulgação dos seus produtos.

Saiba também que para vender no Facebook é importante que sua página seja uma vitrine com a cara da rede social, ou seja, crie conteúdo que divulgue seus produtos. E não estamos falando de encher seu feed com publicações de promoções, ok?

Use imagens de boa qualidade e mostre detalhes do que você está vendendo. Capriche na elaboração títulos atraentes e descrições detalhadas sobre os produtos no catálogo e nas publicações.

E a cereja do bolo: crie posts que apresentem a utilidade dos artigos. Se sua loja vende roupas, por exemplo, crie coleções que se encaixem nas sazonalidades do ano e dê ideias de combinações que funcionam bem.

Se o seu negócio é uma papelaria, fotos de itens que podem ser usados juntos ou seguem o mesmo tema também são ótimas maneiras de divulgação.

💡Saiba mais: Catálogo online: como exibir seus produtos e vender mais

6 - Ofereça promoções

O preço dos produtos é um dos fatores mais importantes na decisão de compra, o que faz das promoções as estratégias mais usadas para aumentar as vendas.

Mas para usar essas técnicas com sucesso e sem comprometer sua margem de lucro é necessário fazer um planejamento de vendas detalhando quando e como colocar seus produtos em promoção.

Um bom ponto de partida é preparar campanhas promocionais com antecedência, analisando tanto o percentual de desconto que poderá ser oferecido e em quais momentos promover liquidações.

Conhecer as datas comemorativas e saber como aproveitar o potencial de cada uma deve ter papel central na administração do seu negócio. Seu catálogo tem adesão ao público no Dia das Mães, por exemplo?

Se prepare para não deixar passar nenhuma oportunidade de faturar mais com as principais datas do varejo como Black Friday e Natal.

Ideias de promoções:

⚡SuperDica:  leia o artigo Calendário do E-commerce 2024: venda mais em datas comemorativas e baixe também a ferramenta gratuita para ajudar no planejamento das suas ações de vendas.

7 - Tenha um frete barato e evite perder vendas

O frete é o maior vilão das vendas online, sendo o responsável por 66% das desistências de compra no e-commerce, conforme a Opinion Box. No Facebook não é diferente, logo, é fundamental contar com alternativas de frete barato para evitar a perda de clientes.

Uma forma de economizar no envio dos seus pedidos online é contar com uma plataforma de fretes que possibilite gerar envios com custos mais baixos. A SuperFrete é uma das soluções de logística que oferece entregas dos Correios com até 80% de desconto.

Este é um diferencial importante que vale ter nas vendas do Facebook, pois quem oferecer um envio mais em conta para o cliente sairá na frente da concorrência.

Além disso, com a plataforma é possível acessar o serviço Mini Envios, modalidade destinada a pequenas encomendas de até 300 gramas e que só é oferecida por parceiros oficiais dos Correios ou quem tem contrato com a transportadora.

 

💡Saiba mais: Conheça a SuperFrete: cálculo e emissão de frete barato

8 - Aposte no relacionamento com os clientes

Uma das maiores vantagens de vender nas redes sociais é o alto potencial de criação de relacionamento com o público e a identificação de consumidores à procura de produtos e serviços.

Isso quer dizer que para ter sucesso nas vendas nas redes sociais é importante compreender que as pessoas buscam por produtos enquanto navegam, mas as marcas que interagem são mais atrativas.

Nas redes sociais nem tudo se trata de vendas, ou seja, seguidores no Facebook se interessam também pelo conteúdo gerado e não apenas os produtos disponíveis.

Para interagir com o público, tenha um calendário de postagens que ajude a manter sua página com conteúdo atualizado e, assim, aproveitar as oportunidades de engajar seus seguidores.

🎁 Ferramentas gratuitas:

9 - Monitore a performance e colete dados

Utilize a ferramenta do Facebook chamada Audience Insights para ver os relatórios de desempenho da sua página e checar a quantidade de visualizações dos produtos e a performance de vendas.

Use o Audience Insights para entender o comportamento do público, saber quais conteúdos e abordagens alcançam maior engajamento e conversão em compras nas suas páginas.

Monitore os dados da sua página comercial com frequência e use para elaborar e antes de colocar em prática as estratégias de elevação do faturamento.

Aproveite a análise dos resultados disponíveis na ferramenta também para fazer melhorias em seus processos e aperfeiçoar o planejamento das próximas ações.

10 - Turbine o alcance com anúncios pagos

O Facebook permite a operação completa de e-commerce totalmente gratuita em sua plataforma. Mas como diz o ditado, “propaganda é a alma do negócio” e, neste caso, não é apenas um clichê.

Uma estratégia que pode aumentar significativamente as vendas é recorrer a anúncios pagos, ou seja, investir dinheiro em anúncios patrocinados para potencializar a visibilidade da sua loja.

É possível fazer isso dentro da própria rede social através do Facebook Ads,  que permite conectar o catálogo de produtos à plataforma de anúncios do Facebook.

Com o Facebook Ads, sua página comercial consegue segmentar os públicos para atrair as pessoas com maior potencial de se tornarem seus clientes.

Venda mais no Facebook com frete barato

Esperamos ter ajudado a tirar suas principais dúvidas sobre como vender no Facebook. E como queremos que seu negócio seja promissor, precisamos reforçar a dica que vai fazer seus produtos se destacarem da concorrência: o preço do frete.

De nada adianta se esforçar ao máximo para criar uma página comercial no Facebook com ótimos produtos se a entrega for cara e fazer você perder vendas, não é mesmo?

A boa notícia é que na SuperFrete você consegue enviar encomendas com até 80% de desconto em todas modalidades dos Correios: PAC, Sedex e Mini Envios.

A SuperFrete tem um aplicativo que permite calcular, emitir etiquetas de frete com desconto e rastrear seus pedidos em um só lugar. E para quem já tem uma loja virtual, é possível também integrar a plataforma com o seu site.

Ah, e não precisa se preocupar em ter um volume alto de vendas para usar o app. Na SuperFrete não importa quantas vendas você faz, pois não há limite mínimo de envios para usar a plataforma e nem mensalidades. Você só paga pelos fretes que emitir.

Agora você já tem todas as informações que precisa para começar a vender pelo Facebook oferecendo o frete mais barato do país para os seus clientes. Desejamos boas vendas e sucesso na sua jornada empreendedora!

Baixe o app SuperFrete!

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.