Skip to content

Ideias para vender no Dia das Mães 2024 e lucrar muito

Para quem trabalha com vendas online, preparar as ofertas e produtos para aproveitar datas comemorativas é muito importante, reunindo desde o começo do ano ideias para vender no Dia das Mães.

Essa é uma das datas comerciais mais importantes do ano e uma oportunidade tanto para melhorar o relacionamento com os clientes quanto para conquistar um novo público e vender muito mais.

Nesta leitura, você irá entender um pouco mais sobre a importância do Dia das Mães na estratégia de vendas, como se preparar para essa data e ainda encontrar dicas sobre o que vender no Dia das Mães pela internet para lucrar muito.

Navegue por este conteúdo:

Por que investir em ações de Dia das Mães no e-commerce?

Como vimos, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário comercial e, por isso, uma grande oportunidade para potencializar as vendas do seu e-commerce.

Segundo uma pesquisa da Zenvia, essa data é a segunda melhor do ano em faturamento para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

Ou seja, uma oportunidade que merece ser explorada com bastante atenção e estratégia para ajudar no sucesso do seu negócio, pensando com antecedência sobre o que vender no dia das mães.

Além disso, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais emocionais e queridas pelos consumidores, pois representa a celebração do amor e da gratidão às mães.

Por isso, muitos filhos e familiares procuram presentear suas mães de maneira especial e inesquecível.

Assim, é muito importante que você saiba como aproveitar essa data comercial para o sucesso do seu negócio, oferecendo produtos especiais que atendam as demandas do seu público e, claro,  aumentem seu lucro.

Quando é o Dia das Mães em 2024?

O Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo de maio e, em 2024, será comemorado no dia 12/05.

Mas, não se esqueça: as compras para presentear nessa data começam muitos dias antes, por isso, é preciso planejar suas ações com antecedência.

O que mais vende no Dia das Mães?

Na hora de montar a sua estratégia de campanha de Dia das Mães, saber o que mais vende e o que os clientes mais procuram para comprar nessa data comemorativa pode ajudar a otimizar os seus resultados.

Segundo uma pesquisa de intenção de compra da CNDL, em 2023, os produtos mais buscados para presentear no Dia das Mães foram:

  • Roupas, calçados e acessórios (45,7%);
  • Perfumes (41,7%);
  • Cosméticos (23,1%);
  • Chocolates (22,9%);
  • Flores (17,1%);
  • Procedimentos estéticos (13,4%);
  • Almoço ou jantar em restaurante (12,8%);
  • Maquiagem (12,6%)
  • Utensílios de cozinha (11,1%);
  • Eletrodomésticos (10,1%);

Compreendendo essas preferências, é viável elaborar promoções ou até mesmo desenvolver conjuntos personalizados que serão mais procurados por estarem alinhados com as demandas dos consumidores.

No entanto, é importante ressaltar que, por exemplo, se sua loja se concentra em papelaria, não é necessário buscar itens de vestuário apenas para se adequar à ocasião e correr o risco de ficar com um estoque parado posteriormente.

Ter ciência do que é mais vendido é apenas uma maneira de compreender como tornar os produtos que já compõem seu catálogo ainda mais atrativos.

Campanha de Dia das Mães: ideias e estratégias

Para aproveitar tudo que essa data tem a oferecer para quem trabalha com vendas online, é preciso pensar com estratégia para montar uma campanha de Dia das Mães efetiva e bem sucedida.

Nesse momento de planejamento da sua campanha, entram no radar desde as estratégias de marketing que serão usadas para atrair novos clientes até os produtos e promoções que serão oferecidos para essa data especial.

Na sua estratégia de marketing, você pode adequar a sua comunicação para a data, adotando elementos e uma linguagem especial nas suas redes sociais para aproveitar do apelo de carinho e cuidado que a própria data já carrega consigo.

Além disso, também cabe entender o seu público e trazer ideias e produtos criativos para presentear as mamães.

Você pode criar kits de produtos, aumentando seu ticket médio e criando, assim, uma margem maior de lucro para poder trabalhar com promoções e se destacar da concorrência.

E aqui cabe um lembrete importante: na hora de definir a sua estratégia de comunicação para essa data, é importante lembrar que, apesar de ser Dia das Mães, quem faz as compras não são elas e sim os filhos ou familiares.

Então, vale pensar nisso na hora de construir sua estratégia e ajustar a linguagem para atingir esse público.

6 ideias para vender no Dia das Mães

Agora que você já sabe a importância dessa data comercial e de preparar a estratégia da sua loja para vender mais, nós separamos algumas dicas de vendas e ideias de produtos que você pode adaptar ao seu nicho e trabalhar no seu negócio, para ajudar você a tomar as melhores decisões sobre o que vender no Dia das Mães.

Vem com a gente!

1. Produtos personalizados

Os produtos personalizados são uma ótima opção para presentear as mães em uma data tão especial como o Dia das Mães.

Com eles, é possível criar um presente único e exclusivo, com a personalidade e gostos da mamãe que será presenteada em mente.

Nessa categoria de produtos, existem diversas opções que podem ser personalizadas: desde canecas, camisetas e agendas até artesanatos feitos à mão como enfeites, vasinhos de plantas e acessórios.

Oferecer opções de produtos personalizados também pode ser uma excelente estratégia para a fidelização de clientes, já que, assim, você oferece uma experiência única e construída em conjunto com seu cliente na compra.

2. Roupas e acessórios

As mães sempre apreciam um presente que as fazem se sentir bem e bonitas, e nada melhor do que roupas e acessórios para isso.

Por isso, roupas, calçados e acessórios são a grande preferência de muita gente na hora de escolher os presentes.

Em 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o setor de vestuário teve um aumento de mais de 220% nas suas vendas na época de Dia das Mães.

Se sua loja já trabalha com vestuário, fazer uma coleção ou uma seleção especial de peças para o Dias das Mães pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas nesse período.

3. Itens de decoração para casa

Decorações para casa, como almofadas decorativas, quadros com mensagens inspiradoras e plantas ornamentais, são presentes ideais para mães que adoram deixar seus lares ainda mais acolhedores e bonitos.

4. Kits de Spa em casa

Ofereça kits completos de spa em casa, contendo produtos como cremes faciais, óleos de massagem, velas aromáticas e sais de banho.

Com a tendência crescente de autocuidado, cosméticos e tratamentos estéticos, esses kits são presentes perfeitos para proporcionar relaxamento e bem-estar às mães.

5. Momentos especiais

Presentear com momentos é presentear com memórias. E para muitas mães, o que realmente importa no Dia das Mães não é o presente em si, mas sim o tempo e os momentos compartilhados com a família.

Por isso, uma ideia interessante é oferecer presentes que sejam uma experiência que possa ser dividida com os filhos.

Podemos incluir, como momentos especiais, desde um jantar ou uma cesta de café da manhã até alguma atividade que será executada em conjunto com a família.

Por exemplo, se você trabalha com alimentos, pode criar um kit receitas especiais, onde em uma caixa personalizada vai uma receita e todos os ingredientes que vão nela, para que o almoço especial de Dia das Mães seja feito em conjunto com a família.

Ou um kit de scrap book com fotos impressas e itens de papelaria para decoração, que será montado com a família, em um momento especial onde todos irão relembrar o porquê a mãe presenteada é a melhor.

Vale adaptar a ideia para o produto que você vende na sua loja, mas sempre pensando em proporcionar uma boa experiência em conjunto com a família.

6. Kits de presentes

Que tal juntar as ideias para vender no Dia das Mães acima e criar um kit de presentes personalizado?

Os kits de presentes são uma ótima opção para quem quer oferecer uma variedade de produtos em uma única compra e aumentar a sua margem de lucro.

Como vimos antes, essa pode ser uma ótima estratégia para poder oferecer promoções sem comprometer a sua lucratividade.

Esses kits podem incluir diversos itens que já fazem parte do seu portfólio de produtos, fazendo combinações especiais para a data, como também incluírem produtos de alguma loja parceira sua.

Com uma parceria, você aumenta não só a variedade de produtos ofertados para a data como também alcança mais potenciais clientes com a oferta.

Por exemplo: se você vende acessórios, pode criar kits especiais de conjuntos de brincos e colares e ainda incluir algum produto de beleza, como um hidratante ou uma maquiagem de alguma loja parceira.

Ah, e vale lembrar que no caso dos kits de presentes, é muito importante caprichar na embalagem, personalizando para a data e entregando uma experiência incrível.

Dicas para preparar sua loja para o Dia das Mães

Além de preparar uma estratégia para sua campanha de Dia das Mães e oferecer produtos especiais para essa data, alguns outros fatores como estoque e frete também podem influenciar no sucesso da sua campanha.

Planeje seu estoque

O número de vendas costuma aumentar bastante em datas comerciais como o Dia das Mães.

Por isso, é muito importante prestar atenção e planejar o seu estoque, principalmente de produtos que irão compor kits ou entrar em promoções especiais para que não acabem faltando e façam você perder vendas.

Planeje parcerias com antecedência

Se você for criar kits em parceria com outras lojas, é preciso fazer o planejamento com bastante antecedência.

Assim, é possível mapear quantidades, valores e até a logística para a montagem e envio destas mercadorias que serão vendidas em conjunto.

Ofereça um frete barato e eficiente

O frete é uma parte muito importante da sua venda, afinal, ele pode ser decisivo para que o cliente compre com você e não com algum concorrente.

Por isso, oferecer um frete barato, seguro e ágil pode ser a peça chave para o sucesso da sua campanha de Dia das Mães. E, para isso, nada melhor que contar com um integrador logístico pensado para empreendedores como você.

A plataforma SuperFrete é uma ótima solução para quem busca oferecer um frete ágil, com valores acessíveis e segurança. Por meio da plataforma é possível calcular e emitir etiquetas de frete com até 80% de desconto.

👉 Veja também: Como calcular frete para seus clientes com desconto no app SuperFrete

Dê uma atenção especial para a embalagem

Em datas especiais como essa, também vale um cuidado redobrado com a embalagem e envio das mercadorias: muitos clientes podem estar comprando um presente para ser entregue diretamente na casa de suas mães, por morarem em uma cidade diferente.

Então, nesses casos, a embalagem é ainda mais importante para criar uma boa experiência e fidelizar os clientes com a sua loja.

E aí, gostou das dicas e ideias para vender no Dia das Mães? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que você tenha ótimas vendas.

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.