Skip to content

Como vender pelo Instagram: estratégias para turbinar sua loja virtual

Se você decidiu que precisa descobrir como vender pelo Instagram, é porque já percebeu a importância de estar onde seus clientes estão. E não é para menos, pois segundo o levantamento do We Are Social e Meltwater, a rede social focada no compartilhamento de imagens tem 113,5 milhões de usuários no país.

Na posição de terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, Instagram é um canal de forte atração de público e de geração de oportunidades de venda. Neste cenário promissor, uma pesquisa da Opinion Box aponta que 44% das pessoas que usam a rede afirmam se relacionar com marcas e 64% declara já ter comprado produtos ou serviços descobertos na plataforma.

É por isso que você precisa saber quais estratégias colocar em prática para aproveitar o potencial das ferramentas disponíveis na plataforma de imagens da Meta para sua loja virtual.

Quer saber os primeiros passos? Continue essa leitura que vamos mostrar o caminho!

Como vender pelo Instagram: o que você precisa saber

A primeira coisa a fazer para começar a vender no Instagram é criar uma conta empresarial. Este é um requisito básico, pois sem a versão profissional não será possível acessar os recursos do Instagram for Business, indisponíveis para perfis pessoais.

Para configurar será preciso converter o seu perfil pessoal (ou um perfil novo destinado ao e-commerce) para a conta empresarial.

Com a mudança, as ferramentas de vendas e os registros do painel profissional vão aparecer para uso de sua loja virtual, o que permitirá também acompanhar o desempenho do seu negócio na rede social.

Para te ajudar, separamos abaixo as etapas para configurar a conta empresarial da sua loja no Instagram. Veja:

Como converter seu perfil no Instagram em uma conta empresarial

1 - Toque no ícone com as 3 linhas rsWlY7cz0RJ_e6oQ5esRANTG723xFtUWOw8i1ynJ6GX97CoGY20h1PobCu0k_N1u5neRQxlY_qLWBNZdOb31iXsEmglkqwrRCaX_Lj5JoaQGlaPLmzBl-CDLIvAXKB958R5L_zgeWOjwC-e8JPn21 no canto superior do seu perfil;

2- Toque na engrenagem CAOVQQZGApgsr0lbwyUeonktXxd-m62HCg9XKWMQoFYQJ6i-oYpjkQI0CXKnDRZRav1S5bG1TkFQL9blu6R5yo3QyX5rdai-KaowIkJyAaRPWRBnV7D4irUksEY4aT5IvSW-CW1Pa3i156obA_hEH e acesse Configurações e Privacidade;

3 - A seguir, toque em Conta, selecione Mudar para conta profissional e toque em Continuar;

4 - Escolha a categoria da sua empresa e toque em Concluir;

5- Agora toque em OK para confirmar o procedimento;

6- Toque na opção Empresa e toque em Avançar;

Prontinho! Você já alterou sua conta para profissional.

As etapas seguintes são opcionais, mas vamos listar aqui para você saber quais são e decidir se prefere configurá-las na sequência ou voltar nesta seção depois:

  1. Insira os dados de contato e toque novamente em Avançar (se preferir pular essa etapa, basta tocar em Não usar minhas informações de contato);
  2. Se quiser utilizar as ferramentas de vendas oferecidas pelos aplicativos do Facebook, é possível vincular sua conta empresarial a uma página do Facebook;
  3. Para encerrar, toque no X no canto superior direito da tela para voltar ao seu perfil.

Agora que você já sabe como configurar sua conta empresarial para começar a usar as funcionalidades do Instagram para Empresas , chegou a hora de conhecer uma das principais ferramentas: o Instagram Shopping!

O que é Instagram Shopping e como funciona?

Instagram Shopping é o recurso que permite inserir links de venda direto nas postagens feitas na plataforma.

Além de proporcionar a compra em poucos toques, a ferramenta possibilita a criação de uma loja dentro da rede social formando um catálogo para expandir sua vitrine e aumentar a lucratividade.

Ao alimentar o apelo de vendas, a plataforma da Meta caracteriza um espaço para descoberta de novos produtos enquanto reúne os meios para incentivar a compra dentro da própria rede social.

Ou seja, ao cadastrar produtos dentro do aplicativo, eles são exibidos aos seguidores do perfil da sua loja virtual.

Neste sentido, a aproximação com o público durante a navegação na rede facilita a visualização e a interação com os produtos, potencializando a criação de oportunidades de conversão nas suas vendas online.

Entretanto, trazemos um alerta importante: para empreender no Instagram Shopping é preciso atender aos critérios da rede social e também às Políticas de Comércio do Facebook.

Sugerimos que você leia também os requisitos para sua loja vender no Instagram e garanta que seu e-commerce seja elegível para usar o segmento comercial da gigante na interação por imagens.

Vale a pena usar o Instagram Shopping para vendas online?

A resposta é sim. Inclusive, um dos vários pontos positivos do Instagram Shopping é o alto grau de personalização. Lembra quando falamos no começo deste conteúdo que era importante se posicionar onde seus clientes navegam?

Este é um dos motivos que faz do Instagram Shopping mais do que apenas um novo ponto de contato ou outra vitrine para o seu público. O braço empresarial da plataforma hospeda as informações, exibe seus produtos e ainda ajuda a tornar as mercadorias atraentes.

Contudo, não basta cadastrar seus produtos e esperar que o Instagram faça a mágica toda sozinho.

O ideal é saber como tirar o melhor proveito dos recursos, entre eles, a criação de páginas de detalhes dos produtos, coleções e etiquetas de preço. Confira:

Páginas de detalhes

É comum que seu cliente queira verificar mais informações antes de efetuar uma compra e, no Instagram, não é diferente.

Por isso, é interessante criar páginas de detalhes para apresentar mais dados sobre o produto.

No caso de uma loja virtual de roupas, por exemplo, essa funcionalidade serve para incluir dados adicionais como tamanho, cores disponíveis, alternativas de frete e mais imagens da mercadoria.

Coleções

Assim como as divisões por categorias organizam e agrupam os produtos da loja online, as coleções no Instagram agem como um álbum que contribui para os clientes localizarem mais fácil o que procuram.

As opções de uso são amplas e englobam desde pensar em coleções sazonais com conjuntos de peças-chave para cada estação, até grupos de produtos semelhantes ou em promoção.

Etiquetas de preço

Adicionadas diretamente nas postagens no feed e também nos anúncios, as etiquetas de preço servem para informar o valor de cada peça diretamente na foto.

Se a proposta é convencer as pessoas a comprarem sem sair da plataforma, mostrar o custo de cada item é primordial, o que faz das etiquetas de preço um excelente gatilho.

Prático e intuitivo, não é mesmo? E não é só isso.

Ao clicar na etiqueta de preço, a página de detalhes do produto é aberta instantaneamente. Mais um empurrão rumo ao fechamento da venda!

Estratégias de marketing para e-commerce no Instagram

Para aumentar as vendas da sua loja virtual usando o Instagram é imprescindível entender como a plataforma funciona e também desenvolver um plano de ação de marketing.

Logo, a elaboração da sua estratégia deve contar com o conhecimento da sua persona e a atenção às boas práticas de vendas na rede social. Vamos detalhar cada uma delas a seguir:

Conheça sua persona

No caso de você não ter familiaridade com o termo, a persona é a representação do seu público ideal, é o cliente que tem maior interesse em comprar seus produtos.

Mas qual a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo é uma caracterização geral de consumidores dentro de um segmento de mercado.

Já a persona, é construída com informações mais detalhadas como a dor desse cliente (e que seu produto pode solucionar), além de dados como preferências e interesses.

Entender quais são as personas da sua loja virtual e o que elas buscam vai te ajudar a se comunicar com sua base de clientes, segmentar melhor anúncios, promoções e ter uma marca mais próxima dos consumidores.

Boas práticas de vendas no Instagram

Com certeza compreender como usar as ferramentas de vendas do Instagram é importante, mas um bom desempenho na plataforma requer também um posicionamento capaz de gerar conexão com o público.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social e as pessoas estão ali em busca de entretenimento, informação e para acompanhar o que acontece com seus amigos ou seus influenciadores preferidos. Isso quer dizer que nem tudo é sobre a venda propriamente dita, ok?

Portanto, o grau de proximidade que a sua loja virtual conseguir criar com os seguidores, assim como a construção da história apresentada no feed e stories, também são determinantes para o sucesso do seu negócio na rede social.

Para que sua loja virtual inicie com o pé direito, elencamos as principais boas práticas:

  • Construa um perfil humanizado;
  • Fortaleça o branding da sua marca;
  • Capriche nas imagens e descrições dos produtos;
  • Tenha uma bio do Instagram eficiente com o contato e site da sua loja virtual;
  • Use o Instagram Insights para conhecer o comportamento do público, monitorar engajamento e a performance de campanhas;
  • Gere conteúdo que crie conexão com público;
  • Aproveite o potencial dos anúncios do Instagram;
  • Interaja com seus seguidores e ofereça um bom atendimento;
  • Faça remarketing;
  • Ofereça uma boa experiência de compra;
  • Garanta opções competitivas de frete.

Prepare uma ótima experiência de compra

Você chegou até aqui com o plano de entender como vender pelo Instagram, o que significa que busca aumentar a comercialização do seu e-commerce.

A questão é que não há como escalar os lucros com eficiência pensando em estratégias de vendas e marketing, mas deixando a logística das encomendas de fora.

Imagine que um e-commerce cumpriu todas as regulamentações da Meta, conseguiu a permissão para vender na plataforma, seguiu as boas práticas do Instagram e nada de ampliar os lucros.

Agora considere que essa mesma loja virtual não se preparou para o aumento da demanda. O que deu errado nesses dois casos?

Primeiro, o preço do frete desponta como um forte indicativo das vendas abaixo do esperado. Afinal, não é à toa que o custo elevado da entrega é um dos principais motivos de abandono de carrinho ao concentrar a marca de 66% das desistências nas compras online, de acordo com a Opinion Box.

Em segundo lugar, lojistas virtuais devem estar sempre um passo à frente da conclusão das vendas, o que torna crucial ter uma política de fretes e de devoluções pronta para atender os consumidores com agilidade. Mesmo em grandes picos de comercialização.

Nessa hora, tenha atenção aos seguintes pontos:

  • Busque alternativas de logística que tornem o frete do seu e-commerce mais competitivo diante da concorrência;
  • Ofereça opções de frete barato para os consumidores da sua loja virtual e no Instagram Shopping;
  • Prepare o envio das encomendas para atender volumes maiores de pedidos em datas sazonais como a Black Friday ou outras campanhas promocionais;
  • Desenvolva sua política de logística reversa;
  • Mantenha o estoque de embalagens sempre atualizado.

💡Saiba mais: Dicas e estratégias para ter frete grátis no seu e-commerce

Ofereça um frete barato na sua loja virtual

Agora que você já sabe como vender pelo Instagram e a importância da entrega para a qualidade da experiência de compra, a última dica que falta é descobrir um jeito fácil de oferecer frete barato. Não achou que a gente ia deixar você terminar esse conteúdo sem explicar isso, não é mesmo?

O que você precisa é de uma tecnologia que garanta valores mais baixos do que os cobrados direto no balcão. Quer agilidade para calcular frete dos Correios com descontos de até 80%? Então conheça agora mesmo o app SuperFrete!

Ganhe tempo e dinheiro cotando fretes para todo o Brasil em poucos cliques e gere etiquetas de envio com alternativas de entregas mais competitivas para Sedex, PAC e Mini Envios.

Baixar grátis o app SuperFrete

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.