Skip to content

Correios: cálculo de frete e rastreio de encomendas para e-commerce

Se você tem um e-commerce, provavelmente já precisou enviar encomendas pelos Correios para seus clientes.

A logística de envios é uma das partes mais importantes do negócio de quem tem loja online, afinal, uma boa experiência com o frete pode fazer toda a diferença no encantamento do seu cliente, ajudando inclusive na fidelização.

Por meio dos serviços dos Correios é possível entregar para todo o território nacional, personalizando sua entrega por meio de modalidades econômicas ou expressas e serviços adicionais para que ela esteja de acordo com as necessidades de cada entrega da sua loja.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre as diferentes modalidades e serviços disponíveis nos Correios, como escolher embalagens, calcular preços e prazos, fazer o rastreamento de encomendas e, ainda, garantir desconto no valor de todas as etiquetas de envio.

Vem com a gente aprender a melhorar ainda mais a logística do seu e-commerce!

Calculadora de frete com desconto

Preencha os campos abaixo e calcule seu frete pela SuperFrete com até 80% OFF

 

Neste artigo você irá encontrar:

Modalidades de envio dos Correios para seu e-commerce

Na hora de escolher qual a modalidade de envio mais adequada para o frete da sua loja, é muito importante levar em consideração alguns fatores que podem influenciar na decisão.

Por exemplo: para os produtos que você vende, é preferível que o valor seja mais em conta ou que o prazo de entrega seja mais rápido?

Conhecer os requisitos e benefícios de cada uma das modalidades dos Correios disponíveis pode ser muito útil para melhorar a logística do seu e-commerce e adaptar seus envios conforme a necessidade de cada venda.

Modalidades dos Correios: PAC, Sedex e Mini Envios

PAC Convencional

O PAC é a modalidade de envio econômica dos Correios. Ela é indicada para encomendas que não tenham urgência na entrega, já que seu prazo de entrega é de cerca de 10 dias úteis, podendo variar de acordo com a distância e região do país.

Se você vende produtos com ticket médio não tão alto, como roupas e artesanato, essa modalidade pode ser a mais indicada.

Este serviço de frete Correios permite envios de mercadorias de até 30 kg, com ou sem valor declarado e tem duas tentativas de entrega no endereço do destinatário.

Também é possível contratar serviços adicionais, como mão própria e aviso de recebimento, para tornar a experiência de entrega do seu e-commerce ainda mais segura.

👉 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre o PAC Correios

Sedex

Sedex é a modalidade expressa dos Correios. Ela é geralmente um pouco mais cara que o PAC, mas indicada para quem precisa de entrega rápida para suas encomendas, tendo prazo de até 5 dias úteis, dependendo da região.

Para quem trabalha vendendo eletrônicos como celulares, essa pode ser uma ótima opção de modalidade de envio, já que o ticket do produto é mais alto e o consumidor tem mais pressa no recebimento, também.

Também existem opções ainda mais rápidas de envio por Sedex, disponíveis em alguns trajetos, para entrega no dia seguinte ou até no mesmo dia:

  • Sedex 10: a entrega é feita até às 10h da manhã do dia seguinte;
  • Sedex 12: a entrega é feita até às 12h do dia seguinte;
  • Sedex Hoje: disponível para envios da mesma região, que entrega o pacote no mesmo dia da postagem.

Nas modalidades de Sedex, é permitido o envio de mercadorias de até 30 kg, com ou sem valor declarado, e também estão previstas 3 tentativas de entrega.

Assim como no PAC, também é possível contratar, para o Sedex convencional, serviços adicionais como mão própria e aviso de recebimento.

👉 Saiba mais: Sedex: tudo que você precisa saber sobre a entrega rápida dos Correios

Mini Envios Correios

O Mini Envios Correios, também conhecido como PAC Mini, é uma modalidade de envio que foi criada especialmente para atender às necessidades de quem precisa enviar pequenas encomendas.

Essa modalidade funciona muito bem para pequenos empreendedores que vendem produtos com tamanho pequeno, como camisetas, cards colecionáveis, pequenos acessórios, livros, jóias, capinhas de celular, etc.

Essa modalidade é exclusiva para empresas parceiras, não estando disponível no balcão das agências dos Correios. 

Mas, você pode ter acesso a ela e economizar no custo de logística da sua loja utilizando o aplicativo SuperFrete.

Além disso, por ser pensada para pacotes de pequeno volume, alguns requisitos precisam ser seguidos para que a sua encomenda se enquadre na modalidade.

Para fazer envios por essa modalidade, a encomenda deve ter:

  • Peso máximo: 300 gramas;
  • Dimensões mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento;
  • Dimensões máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento;
  • Valor declarado: de no máximo R$100,00;

O prazo de entrega do PAC Mini é similar ao do PAC convencional, cerca de 12 dias úteis, mas tem apenas uma tentativa de entrega e a encomenda pode ser deixada na caixinha de Correio. 

Também não é possível utilizar essa modalidade para enviar encomendas para a mesma cidade.

👉 Saiba mais: PAC Mini: conheça a modalidade de Mini Envios Correios

Serviços adicionais dos Correios

Os serviços adicionais dos Correios são serviços extras que você pode contratar por um custo adicional no valor do frete.

Eles permitem que você torne a entrega ainda mais segura e eficiente para tornar a experiência do seu cliente ainda melhor.

AR Correios

O serviço adicional de Aviso de Recebimento (AR), é uma opção que pode ser adicionada ao envio da sua encomenda para garantir a confirmação da entrega do objeto ao destinatário.

Quando você contrata o serviço de AR Correios, o destinatário deverá assinar o comprovante de recebimento no momento da entrega. 

Assim, esse comprovante será enviado de volta ao remetente, ou seja, você, confirmando que a entrega foi realizada com sucesso.

Valor Segurado

O serviço adicional de declaração de valor - seguro dos Correios é uma opção que permite a você segurar o valor da encomenda enviada. 

Ou seja, ao contratar esse serviço você garante a indenização em caso de extravio, roubo ou dano do objeto durante o transporte.

Ao optar pelo serviço de seguro, você deve declarar o valor do conteúdo da encomenda, e os Correios cobram uma taxa adicional com base nesse valor declarado.

Caso ocorra algum extravio, você terá direito a uma indenização pelos prejuízos sofridos, de acordo com o valor declarado.

Mão própria

O serviço adicional de Mão Própria dos Correios é uma opção que você pode contratar para garantir que a entrega da encomenda seja realizada somente ao destinatário indicado e mediante apresentação de documento com foto.

Essa pode ser uma ótima opção para entregas mais sensíveis, que envolvam documentos ou itens de alto ticket, que não podem ser extraviados.

Nesse serviço, é possível indicar até três pessoas autorizadas a receber o pacote, sendo uma opção ideal para pacotes que não podem ser deixados em portarias e recepções.

👉 Leia também: Correios aprova reajuste de preços para encomendas em 4,39% em 2024

Como escolher a embalagem ideal?

Além de escolher corretamente a modalidade de envio, escolher a embalagem para e-commerce ideal também é fundamental para oferecer uma logística de qualidade no seu e-commerce.

Isso porque escolher uma embalagem adequada para o produto influencia na segurança da entrega, na experiência do cliente e pode até mesmo impactar diretamente no custo do frete.

Como o valor do frete é influenciado pelas dimensões da embalagem utilizada, se você escolher uma embalagem muito maior do que o seu produto, além de comprometer a segurança dele, também poderá ter que pagar um valor mais alto de frete do que o necessário.

Quais os melhores tipos de embalagens para Correios?

A melhor opção é sempre a que melhor proteger e proporcionar uma boa experiência para o seu produto. 

Mas, além disso, o formato da sua embalagem também é muito importante. Isso porque embalagens em tamanhos e formatos não convencionais podem gerar uma taxa extra no valor do frete.

Por isso, o mais recomendável, tanto em questão de segurança quanto em questão de economia, é optar por um dos formatos padrões dos Correios:

  • Caixa de papelão;
  • Envelope Kraft;
  • Envelope plástico de segurança;

Além disso, utilize materiais de preenchimento, como plástico bolha ou papel amassado, para evitar que os produtos se movimentem dentro da embalagem, caso seja necessário. 

E não esqueça de proteger produtos frágeis com materiais adicionais, como espuma ou papelão.

Como preencher a etiqueta de envio

A etiqueta Correios é o documento que identifica uma encomenda e permite seu rastreio durante todo o processo de envio, desde a postagem até a entrega.

Por isso, preencher corretamente esse documento é fundamental para garantir a segurança e a eficiência no transporte das mercadorias pelos Correios.

Na etiqueta de envio dos Correios constam os dados do remetente e do destinatário e as informações sobre o conteúdo da encomenda, que podem ser complementadas na declaração de conteúdo Correios quando não houver nota fiscal.

O que é remetente e destinatário?

Antes de preencher essa informação, é importante saber quem é quem no envio dos Correios.

O remetente é quem envia a encomenda. Ou seja, no envio de mercadorias do seu e-commerce, você, lojista, é o remetente.

Já o destinatário é quem recebe a encomenda. Ou seja, a pessoa que comprou o produto e irá recebê-lo em casa.

Como preencher remetente e destinatário?

Na hora de preencher, o mais importante é que as informações estejam corretas e completas.

Além disso, também é necessário evitar abreviações e erros ortográficos e verificar se as informações estão atualizadas.

Para preencher as informações na etiqueta de envio dos Correios, é necessário informar:

  • Nome completo ou razão social do remetente e destinatário;
  • Endereço completo de origem e destino;
  • CEP correto de origem e destino;

Isso garante tanto que a encomenda seja entregue no local correto quanto que possa ser devolvida corretamente ao remetente, caso a entrega não possa ser realizada por algum motivo.

O que é a declaração de conteúdo Correios?

Assim como a etiqueta de envio, a declaração de conteúdo Correios também é um documento muito importante no processo de entrega, utilizado para informar o conteúdo de uma encomenda que será enviada por meio dos Correios.

Na declaração de conteúdo você descreve em detalhes o que está sendo enviado na sua encomenda. 

Depois de preencher, ela deve ser anexada à embalagem do pacote e tem o objetivo de informar aos funcionários dos Correios e aos órgãos de fiscalização o que está sendo transportado.

👉 Saiba mais: Como preencher a declaração de conteúdo Correios

Como é feito o cálculo de preço dos Correios?

O cálculo de preço dos Correios é baseado em alguns fatores, como o peso da encomenda, as dimensões da embalagem, a distância entre a origem e o destino, a modalidade de envio escolhida e os serviços adicionais contratados.

Na prática, esse cálculo é feito por meio da fórmula (C x L x A) / 6.000, onde:

  • C é o comprimento da embalagem, em centímetros;
  • L é a largura da embalagem, em centímetros;
  • A é altura da embalagem, em centímetros;
  • 6.000 é o coeficiente de cubagem, um valor baseado nos padrões internacionais e determinado pela IATA (Entidade Internacional das Empresas Aéreas).

Mas, felizmente, existem jeitos muito mais fáceis de calcular o frete dos Correios, utilizando uma calculadora de frete que retorna além do preço também o prazo de entrega.

Como calcular preços e prazos Correios?

Na hora de fechar uma venda, pode ser necessário calcular preços e prazos Correios para poder saber quanto cobrar do seu cliente e saber qual a estimativa de entrega da encomenda.

Para calcular, você precisará ter as informações de peso e dimensões do pacote e as informações de endereço de origem e destino da encomenda.

Com essas informações em mãos, você pode fazer o cálculo de duas maneiras: pelo site dos Correios e por meio de uma calculadora de frete.

Pelo site dos Correios:

Os Correios tem uma ferramenta de cálculo de preços e prazos de entrega disponível em seu site.

Ao acessar a página, você encontrará uma calculadora onde deverá preencher as informações de destino (seu endereço e endereço do seu cliente), e o tipo de envio, tipo de embalagem e as dimensões do pacote.

Com tudo preenchido, é só clicar em “calcular” que uma nova página irá abrir com a simulação de valor e prazo para o seu frete.

Por meio de uma calculadora de frete:

Além da ferramenta dos Correios, existem aplicativos, como o app SuperFrete, que tornam a sua rotina como empreendedor ainda mais fácil quando o assunto é logística.

Com o app SuperFrete você pode calcular o frete em poucos segundos, na palma da sua mão, e ainda garantir descontos de até 80% no valor final.

Para fazer o cálculo de preços e prazos por meio do app basta:

  • Baixar o aplicativo SuperFrete gratuitamente no seu celular;

    Baixar grátis
  • Preencher os dados de origem e destino da sua encomenda, formato da embalagem, peso e dimensões do pacote;
  • Escolher os serviços opcionais, se forem necessários;
  • Clicar em “Calcular frete com desconto”;
  • E pronto! Na tela que abrir, você irá encontrar as modalidades de envio disponíveis para sua encomenda, já com o valor com desconto para emissão pelo aplicativo.

Como emitir etiqueta Correios com desconto?

Frete Correios com desconto

Que o valor do frete influencia muito na hora de fechar uma venda você já deve saber, mas como fazer para contornar esse obstáculo?

Como você viu acima, é possível conseguir descontos de até 80% no valor final do frete com o aplicativo SuperFrete e oferecer um frete muito mais barato para o seu cliente.

Para garantir os descontos que você encontrou no cálculo de frete pelo app SuperFrete, basta fazer a emissão da etiqueta pelo aplicativo.

Aí, após o cálculo, é só escolher dentre as opções disponíveis de modalidade a que faz mais sentido para suas necessidades e seguir os passos abaixo:

  • Selecionar a modalidade desejada e clicar em “Emitir frete com desconto”;
  • Fazer rapidamente o seu cadastro, validando seu número de telefone;
  • Efetuar o pagamento da etiqueta com desconto, que pode ser feito via Pix ou cartão de crédito;

E pronto! A etiqueta já estará disponível tanto no aplicativo quanto no seu e-mail para impressão. Aí, é só colar na sua encomenda para despachar em uma agência dos Correios.

Rastreamento Correios: acompanhe a entrega em tempo real

Quem trabalha com venda de produtos pela internet sabe que a venda não termina no momento da postagem da encomenda. 

É preciso continuar acompanhando a entrega e tirando as dúvidas dos seus clientes sobre esse processo para construir um bom relacionamento e proporcionar uma boa experiência.

E pra isso, é possível contar com o Rastreamento Correios. Por meio dele, é possível saber exatamente onde a encomenda que você enviou está em tempo real e quando ela será entregue.

Através do código de rastreio fornecido pelos Correios, tanto você quanto seus clientes podem monitorar cada etapa do processo de envio, desde a postagem até a entrega, sem precisar sair de casa.

O que é o código de rastreio?

Para ter acesso às informações de rastreio da encomenda, é possível utilizar o código de rastreio.

O código de rastreio, ou código de rastreamento, é um conjunto de números e letras único, fornecido pelos Correios em todas as encomendas, que permite rastrear e acompanhar o status do pacote durante todo o processo de envio e entrega.

Além do código, também é possível fazer o rastreio Correios de encomendas com o CPF ou CNPJ.

Quais as etapas do rastreio dos Correios?

O rastreamento dos Correios é dividido em algumas etapas principais, e cada uma delas corresponde a um status diferente na atualização sobre a entrega da encomenda.

Conhecer essas etapas pode ajudar a entender melhor o processo de envio e entrega das encomendas que você despacha e melhorar o relacionamento com seus clientes, afinal, assim você conseguirá tirar as dúvidas deles mais facilmente.

As principais etapas de entrega que sua encomenda pode passar são:

  • Objeto postado: indica que a encomenda foi registrada no sistema dos Correios e que está aguardando para ser encaminhada ao destino.
  • Objeto em trânsito: indica que a encomenda já saiu da agência dos Correios e está em trânsito para o destino.
  • Objeto saiu para entrega ao destinatário: indica que a encomenda chegou na etapa de entrega de fato e que o pacote já saiu para a rota de entrega no endereço indicado.
  • Objeto entregue ao destinatário: indica que a encomenda já foi entregue ao destinatário final e que o processo de envio e a entrega foram concluídos com sucesso.

👉 Saiba mais: Confira o que significa cada etapa do rastreamento Correios

Como fazer o rastreio de encomendas?

Você já percebeu a importância de acompanhar as atualizações de rastreio da encomenda, mas, e como fazer o rastreio?

Assim como o cálculo do frete, também é possível fazer o rastreamento da encomenda de duas formas: pelo site dos Correios ou por um aplicativo de rastreio.

Rastreando pelo site dos Correios

Para fazer o rastreio de encomendas pelos Correios, basta que você tenha o código de rastreio em mãos e acesse a ferramenta de rastreio do site dos Correios.

Na página, basta preencher o campo com o código de rastreio e validar o captcha que você poderá visualizar todo o histórico de atualizações de status do pacote.

Rastreando pelo app SuperFrete

Se você tiver feito a emissão da etiqueta da sua encomenda pelo app SuperFrete e aproveitado para garantir desconto no seu frete, é só entrar na aba “Rastreio”, clicar na etiqueta correspondente e acompanhar todo o processo de rastreamento da encomenda.

Mas, se você tiver feito a emissão diretamente nos Correios, também é possível utilizar o aplicativo SuperFrete para monitorar o rastreamento dos seus envios e receber notificações no seu celular sempre que houver uma atualização de status.

Para isso, siga os passos abaixo:

Baixar grátis

  • Entre na aba “Rastreio”;
  • Clique no botão no canto inferior “+” e cadastre um nome para identificar a encomenda e o código de rastreio;
  • Prontinho! Você já conseguirá acompanhar todas as atualizações de rastreio da encomenda cadastrada.

Ah, você pode cadastrar quantas encomendas quiser e tornar o controle de entrega dos seus produtos muito mais simples e rápido.

Com essas dicas, você já está pronto para fazer o envio de encomendas do seu e-commerce com muito mais eficiência e oferecendo um frete muito mais barato para seus clientes.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.