Skip to content

Mini Envios Correios: o que é e como funciona [PAC Mini]

Se você trabalha vendendo pequenos produtos pela internet precisa conhecer o frete mais barato dos Correios: o Mini Envios Correios, a modalidade também conhecida como PAC Mini.

Muito provavelmente você já deve ter se perguntado: existe uma forma de enviar meus produtos com segurança, agilidade e sem gastar muito? A resposta é sim e se chama Mini Envios Correios!

O Mini Envios ou PAC Mini, como também é chamado, pode ser a solução ideal para quem precisa enviar pequenos pacotes com baixo volume e peso para outras cidades ou estados do Brasil.

Uma das suas principais vantagens é o valor reduzido, que costuma ser bem mais barato do que outras modalidades de frete como Sedex ou PAC comum.

Neste post, você vai conferir tudo que precisa saber sobre o PAC Mini: como funciona, quais as dimensões e regras de envio, como fazer o rastreio e, ainda, descobrir um aplicativo que vai garantir um desconto extra nos seus envios dos Correios.

Calcular frete Correios Mini Envios (PAC Mini)

Preencha os campos abaixo e calcule seu frete com até 80% OFF

O que é o Mini Envios Correios?

O Mini Envios Correios, também conhecido como PAC Mini, é uma modalidade de envio exclusiva para empresas com contrato com os Correios e que foi criada especialmente para atender às necessidades de quem precisa enviar pequenas encomendas.

Essa modalidade funciona muito bem para empreendedores que vendem pela internet produtos com tamanho pequeno, como camisetas, pequenos acessórios, livros, joias, capinhas de celular, etc.

Com essa opção, é possível economizar dinheiro nos fretes e enviar produtos com mais agilidade, o que pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio de quem trabalha com vendas online.

Posso acessar o Mini Envios sem ter contrato com os Correios? 

Apesar de essa ser uma modalidade exclusiva para empresas com contrato, é possível sim ter acesso ao Mini Envios de forma mais simples. 

Com o aplicativo SuperFrete, você pode enviar suas encomendas pela modalidade PAC Mini. Basta que os requisitos da modalidade estejam de acordo que ela ficará disponível no app para que você possa escolher e postar normalmente na agência dos Correios ou ponto de postagem. 

Como funciona o PAC Mini?

Essa modalidade funciona de forma bem simples e parecida com o PAC convencional.

Mas, por ser exclusiva para pacotes de pequeno volume, algumas dimensões de tamanho e peso máximos devem ser seguidas. Além disso, há valores máximos que podem ser segurados para envios feitos pelo PAC mini.

O Mini Envios só está disponível para encomendas com destino nacional, ou seja, não é possível utilizá-lo para enviar produtos para outros países.

Também não é possível despachar encomendas de Mini Envios para a mesma cidade. Assim,  se o endereço do seu cliente é na mesma cidade que o seu, não será possível optar por essa modalidade.

Mini Envios medidas: tudo para você enviar suas encomendas

Para que uma encomenda possa ser enviada pela modalidade de Mini Envios nos Correios, ela precisa se enquadrar dentro de alguns critérios:

Qual o tamanho do Mini Envios?

📦 Dimensões mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento;

📦 Dimensões máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento;

📦 Peso máximo: 300 gramas;

📦 Valor segurado: o valor total do produto, indicado na declaração de conteúdo ou na nota fiscal, não pode ultrapassar R$100,00.

Tipos de embalagens permitidas

Também é necessário se atentar à embalagem da encomenda para o PAC Mini. 

Para esse tipo de envio, os Correios não aceitam pacotes em embalagens não mecanizáveis, ou seja, embalagens que fujam do padrão, em formas de esferas, cones, cilindros, etc.

Por isso, as embalagens recomendáveis para a modalidade de Mini Envios são as de formato retangulares, sempre respeitando as dimensões máximas e mínimas.

Rastreamento Mini Envios: como funciona a entrega e o rastreio

Por ser uma modalidade com regras um pouco diferentes do PAC normal ou do Sedex, é comum ter dúvidas de como é feito o rastreamento de encomendas e a entrega pelo Mini Envios. Veja a seguir as respostas para essas perguntas:

É possível rastrear uma encomenda PAC Mini?

Sim, porém o rastreamento da encomenda na modalidade de Mini Envios é feito de forma parcial. 

Isso significa que não serão atualizadas todas as etapas do rastreio. As únicas atualizações de status serão com a data de postagem do pacote e com a data de entrega.

Essa falta de acompanhamento em tempo real da encomenda, que é possível no rastreio de outras modalidades dos Correios, pode acabar gerando uma certa insegurança no seu cliente. 

Por isso, é importante explicar como funciona esse envio na confirmação de compra e compartilhar a previsão de entrega fornecida pelos Correios para ajudar na comunicação.

Além disso, como não haverão atualizações de status de rastreio, se for necessário contratar o serviço adicional de AR, é importante orientar seu cliente para que sempre tenha alguém disponível no endereço de entrega.

Afinal, não haverá a notificação de “objeto saiu para entrega ao destinatário” para que seja possível se programar para o recebimento.

Quanto tempo demora a entrega do Mini Envios Correios?

Nesse tipo de envio, o tempo de entrega é de até 12 dias úteis, e é realizada somente uma tentativa de entrega e não é necessário que o destinatário assine o recebimento. Assim, a encomenda pode ser deixada na caixinha de correio.

O que acontece se a encomenda PAC Mini não puder ser entregue?

Caso as tentativas de entrega não sejam bem sucedidas, a encomenda irá retornar para os Correios e o remetente será avisado para que possa entrar em contato com o destinatário. 

Após isso, o destinatário terá até 7 dias corridos para buscar a encomenda na agência antes que ela retorne para a agência dos Correios onde foi postada.

Quais serviços adicionais estão disponíveis para o PAC Mini?

Se o produto que você está enviando é importante e você quer uma garantia a mais de entrega, é possível contratar o serviço adicional de AR (Aviso de Recebimento).

Nesse caso, a encomenda será entregue para alguém que esteja disponível no endereço indicado do seu cliente. E, para os fretes que optarem pelo AR, serão feitas até duas tentativas de entrega.

Já o serviço adicional Mão Própria, onde a encomenda é entregue somente nas mãos do destinatário, não está disponível na modalidade de Mini Envios.

Quem pode usar o Mini Envios? 

A modalidade de Mini Envios é uma modalidade exclusiva para empresas que tem contrato com os Correios. 

Mas, se você não tem contrato, ainda assim dá pra aproveitar a economia dessa modalidade. Para isso, basta utilizar uma plataforma integradora logística, como o app SuperFrete

Assim, além de garantir mais facilidade na gestão logística do seu negócio você também economiza com os descontos do aplicativo e a modalidade de PAC Mini. 

Qual o valor do Mini Envios dos Correios? 

Se interessou pela modalidade Mini dos Correios e quer saber quanto custa enviar uma encomenda por ela? 

O valor do frete via Mini Envios, assim como as demais modalidades, pode sofrer variações conforme o endereço de origem e destino do pacote. Porém, essa é com certeza a modalidade mais econômica para enviar pequenas encomendas. 

Como enviar encomendas pela modalidade de Mini Envios pelo app SuperFrete?

A SuperFrete é uma empresa parceira dos Correios que facilita o cálculo, emissão de etiquetas e rastreio de encomendas enviadas pelos Correios, além de garantir até 80% de desconto em todos os fretes.

Com a plataforma SuperFrete é possível desde simular e calcular o valor do frete para seu cliente, até fazer o acompanhamento em tempo real das encomendas que você enviou pela aba de rastreio.

Você pode emitir etiquetas de frete com desconto tanto pelo aplicativo quanto diretamente pelo seu site por meio da integração. Basta você:

  • Baixar o app SuperFrete na loja de aplicativos do seu celular ou clicando no botão abaixo;

 

 

  • Ou colocar a SuperFrete no site do seu e-commerce por meio de uma das integrações disponíves:

 

  • Completar seu cadastro e preencher as informações para o cálculo do frete: medidas e peso da encomenda e endereços de remetente e destinatário;
  • Clicar em “calcular frete” e escolher a modalidade de envio desejada;

👉 Atenção: a opção de Mini Envios ficará disponível no app SuperFrete quando as informações sobre a encomenda estiverem dentro das dimensões permitidas pela modalidade.

Ou seja, quando as informações de dimensões preenchidas forem de, no máximo: 4cm (altura) x 16cm (largura) x 24cm (comprimento) e peso de até 300 gramas.

Dá uma conferida nesse vídeo que explicamos tudo sobre Mini Envios:

 

O valor do frete que você visualizar na tela já estará com o desconto do aplicativo aplicado automaticamente.

mini-envios-correios-superfrete

Ah, é importante lembrar que os Correios podem não aceitar encomendas nessa modalidade que estiverem fora dos critérios, certo?

Por isso, antes de emitir a sua etiqueta no app SuperFrete escolhendo o Mini Envios, é recomendável que sua encomenda já esteja embalada para que você possa conferir se ela atende todos os critérios de dimensões e peso da modalidade.

Ainda não conhece a SuperFrete?  Saiba mais sobre a gente aqui

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.