Skip to content

Como anunciar no marketplace do Facebook? Passo a Passo loja virtual

Para quem vende online, o marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas, e o Facebook é uma plataforma poderosa para alcançar o público-alvo e aumentar os resultados de e-commerces.

Além de permitir a compra de mídia por meio do Facebook Ads, a rede social do grupo Meta também tem a sua própria plataforma de vendas, o Facebook Marketplace, que permite criar anúncios gratuitos de produtos.

Quer aprender como atrair mais clientes por meio do marketplace do Facebook? Então, segue essa leitura!

Navegue por este conteúdo:

O que é o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace é uma alternativa de divulgação gratuita de produtos, permitindo a criação de um classificado público para que outros usuários na plataforma possam encontrar e adquirir os produtos anunciados.

Assim como em outros marketplaces, como Mercado Livre e OLX, os usuários podem anunciar produtos novos ou usados, compartilhando fotos, descrição e preço dos itens.

Os anúncios publicados são exibidos para outros usuários da rede social e podem ser encontrados por categorias e até mesmo filtrados por faixa de preço, facilitando a busca de quem está procurando um produto para comprar.

Ao se interessar por um produto, o usuário pode mandar uma mensagem para o vendedor (quem criou o anúncio) e verificar a disponibilidade do produto, combinando a compra.

Como anunciar no marketplace do Facebook?

Como vimos, essa é uma ótima ferramenta para aumentar seus resultados por meio de vendas pelo Facebook. Para criar anúncios no marketplace, o primeiro passo é ter uma conta pessoal na rede social.

Com a sua conta pessoal logada, você pode criar o seu anúncio tanto pelo navegador quanto pelo aplicativo do Facebook para celular, seguindo o passo a passo abaixo.

Criando um anúncio no marketplace pelo navegador

  1. Entre na sua conta pessoal do Facebook e no menu lateral, selecione “Marketplace”;

  2. Você verá os anúncios próximos e, na barra lateral, clique no botão “+ Criar novo classificado”;

  3. Escolha o tipo de classificado entre as opções disponíveis. Para e-commerce a opção ideal é “item para venda”;

  4. No seu anúncio, adicione até 10 fotos e preencha as informações de título, preço, categoria do produto e condições, especificando se é um produto novo ou usado;



  5. Adicione uma descrição chamativa para o anúncio e selecione a disponibilidade como item único ou disponível em estoque;

  6. Escolha a localização do seu anúncio, definindo a cidade. Apesar dessa limitação de localização, você pode adicionar na descrição do seu classificado para quais regiões você faz o envio da mercadoria e aumentar suas chances de venda;

  7. Com tudo preenchido, clique em “avançar”, confira as informações e clique em “publicar”. Prontinho!

Criando um anúncio no marketplace pelo aplicativo

  1. Abra o aplicativo do Facebook no seu dispositivo móvel;

  2. Toque no ícone do Marketplace no menu superior e selecione “Vender”;

  3. Escolha o tipo de classificado entre as opções disponíveis. Para e-commerce a opção ideal é “vender um produto”;

  4. Adicione até 10 fotos do produto e as outras informações necessárias, como título, condição, categoria e preço do anúncio;



  1. Escreva uma descrição, detalhando melhor o seu produto;

  2. Defina a localização — dessa forma, as pessoas que estão perto de você podem encontrar o item com mais facilidade. Não deixe de marcar a opção “Oferecer envio” para alcançar ainda mais clientes, de outras localidades;

  3. Após preencher tudo, selecione “avançar” no canto superior da tela. Você também pode publicar em grupos de vendas que você faz parte, além do Marketplace, basta selecioná-los, e pronto, seu anúncio está no ar!

 

Como responder as mensagens do marketplace do Facebook?

Após publicar seu anúncio, os interessados em comprar seus produtos irão interagir com o seu anúncio por meio de mensagens. Para dar andamento na venda é preciso respondê-las. 

Respondendo as mensagens pelo navegador

Para responder as mensagens que os usuários interessados nos seus anúncios enviaram, vá até a página do marketplace e selecione, no menu lateral, a opção “Caixa de Entrada”.  Nela, estarão todas as mensagens recebidas e, em negrito, as que você ainda não visualizou. 

Respondendo as mensagens pelo celular

Se estiver utilizando o aplicativo para celular do Facebook, será preciso acessar a página do marketplace e selecionar, no menu superior, o ícone de perfil. Nele você encontrará a opção de caixa de entrada para visualizar as mensagens. 

Também é possível encontrá-las pelo aplicativo Messenger, o mensageiro instantâneo do Facebook. Nele, as mensagens dos seus anúncios estarão agrupadas em “Marketplace”.

O que não pode anunciar no marketplace do Facebook?

Assim como outros canais de vendas, o Facebook Marketplace tem regras políticas e comerciais, além de atender aos padrões da Comunidade do Facebook, e, dessa forma, os itens anunciados na plataforma precisam estar em conformidade com essas diretrizes.

Por isso, ao utilizar o Facebook Marketplace na sua estratégia de vendas é preciso ter atenção às regras da plataforma, respeitando o que pode ou não ser anunciado, para não correr riscos de ser banido por descumprir as normas.

São proibidos anúncios de armas de fogo, drogas não medicinais, animais vivos, produtos para perda de peso, fluídos corporais, entre outros. Você pode conferir a lista completa de proibições e restrições na central de ajuda do Facebook.

É importante lembrar que a plataforma pode remover anúncios e classificados a qualquer momento, caso acredite que o conteúdo não esteja de acordo com as diretrizes da rede.

4 dicas para vender mais no marketplace do Facebook

Agora que você já sabe como criar anúncios gratuitos no Facebook Marketplace para divulgar os produtos da sua loja virtual, vem ver essas 4 dicas que separamos para você destacar ainda mais seus anúncios:

1. Escreva descrições atrativas

Um dos pontos-chave para atrair a atenção dos compradores é criar descrições atrativas para seus produtos. Destaque os principais benefícios, características únicas e condições do item.

Além disso, a descrição é um ótimo espaço para sinalizar que você faz o envio do produto e aplicar estratégias de frete fixo para uma determinada região, por exemplo, para atrair mais interessados na venda.

2. Compartilhe seus anúncios em grupos

Ao criar um anúncio no marketplace você pode compartilhá-lo em grupos locais que você seja membro, aumentando ainda mais a visibilidade dos seus anúncios.

Os grupos no Facebook são comunidades criadas por usuários da rede social para interações sobre um determinado tema e, nesse cenário, os grupos de vendas são muito comuns e podem trazer boas oportunidades de negócio.

Para encontrar grupos que você pode participar e divulgar os produtos da sua loja basta utilizar a barra de pesquisa do próprio Facebook, digitar palavras-chave como “Vendas São Paulo” ou “Vendas de roupas”, filtrar por “Grupos” e pedir para participar dos que forem interessantes para começar a divulgar.

3. Considere turbinar seus anúncios

Se deseja aumentar ainda mais a visibilidade dos seus produtos, a opção de turbinar o anúncio pode ser uma estratégia eficaz.

Ao criar o seu classificado no marketplace, é possível selecionar a opção “Turbinar classificado após a publicação” para que o anúncio seja exibido para ainda mais usuários.

Para turbinar um anúncio é necessário ter uma conta de anúncios no Facebook e é possível selecionar valores a partir de R$5,00 para campanhas de 3 dias.

4. Ofereça frete barato para aumentar as chances de venda

Uma das maiores objeções nas vendas online é o valor do frete, chegando a ser responsável por 66% das desistências de compra, segundo um estudo da Opinion Box e, nas vendas pelo marketplace do Facebook isso não é diferente.

Oferecer um frete barato nos seus envios é uma excelente forma de superar essa barreira e destacar seus produtos. E, para isso, você pode contar com plataformas de integração logística, como a SuperFrete, onde é possível economizar até 80% no valor do frete dos Correios.

Com a SuperFrete você faz o cálculo do frete com desconto em segundos, compartilha diretamente com o cliente e emite a etiqueta diretamente pela plataforma.

Além disso, ao utilizar a SuperFrete você pode fazer toda a gestão de envios da sua loja virtual em um único lugar, recebendo notificações em tempo real da atualização de rastreio das suas encomendas postadas. Tudo isso sem mensalidades ou taxa mínima de envios.

A plataforma está disponível tanto para integração com plataformas de e-commerce quanto em aplicativo para você baixar gratuitamente no seu celular.

Baixe o app SuperFrete!

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.