Como anunciar no Facebook Ads? Guia para lojas virtuais
Para quem vende online encontrar novas formas de divulgar seus produtos e atrair novos clientes é uma parte fundamental para o sucesso das vendas. E uma das principais ferramentas de divulgação para lojas virtuais são as redes sociais, como o Facebook.
Além de ter uma ferramenta própria de vendas, o marketplace do Facebook, e permitir a divulgação de produtos por meio de grupos e fanpages, é possível também fazer anúncios pagos no Facebook Ads para mostrar seus produtos apenas para o público ideal que pode se interessar e comprar na sua loja online.
Se você é iniciante nesse mundo de anúncios, vem com a gente que neste blogpost você irá aprender estratégias desde a divulgação de produtos até a análise de desempenho dos anúncios, tendo uma visão detalhada de como anunciar no Facebook Ads para impulsionar as vendas do seu e-commerce.
Navegue por este conteúdo:
- Como divulgar produtos no Facebook?
- O que é Facebook Ads?
- Como funcionam os anúncios do Facebook Ads?
- Como anunciar no Facebook Ads?
- Entendendo a estrutura de campanhas no Gerenciador de Anúncios
- Como criar um anúncio no Facebook Ads?
- Checklist para criar anúncios no Facebook Ads
- Como acompanhar o desempenho dos meus anúncios?
Como divulgar produtos no Facebook?
O Facebook, assim como as redes sociais em geral, pode ser um ótimo aliado para atrair novos clientes e fechar mais vendas online. Por meio dele é possível divulgar tanto seu e-commerce quanto os produtos, de forma gratuita ou paga.
Existem quatro formas principais de divulgar produtos no Facebook:
- Criando uma página de vendas para sua loja e adicionando um catálogo de produtos;
- Compartilhando anúncios em grupos de vendas da sua cidade e região;
- Criando anúncios no marketplace do Facebook;
- Criando anúncios pagos pelo Facebook Ads;
Todas essas formas podem ser usadas dentro de uma estratégia de marketing digital para alcançar mais potenciais clientes para o seu e-commerce.
🎯SuperDica: ao anunciar seus produtos no marketplace ou em grupos do Facebook, não esqueça de adicionar boas fotos e descrições completas do produto para gerar mais interesse e destacar sua publicação.
📽️ Confira o passo a passo para vender no Facebook:
O que é Facebook Ads?
O Facebook Ads é o sistema de compra de mídia do Facebook, onde você paga para que seus anúncios sejam exibidos nas redes sociais do grupo Meta, como Facebook e Instagram, em diversos formatos de anúncios.
O Facebook Ads, diferente dos grupos ou marketplace, tem a grande vantagem de poder segmentar o público que vai visualizar o seu anúncio, atingindo assim somente o seu público-alvo, que tem mais chances de realizar a compra, o que aumenta a sua conversão.
Por meio dessa ferramenta você pode criar diversos públicos, definindo por exemplo: localização geográfica, faixa etária, gênero, interesses, tipo de dispositivo e o que mais for interessante para atingir exatamente o público que você deseja.
Como funcionam os anúncios do Facebook Ads?
Os anúncios do Facebook Ads funcionam como um modelo de leilão, onde os anunciantes são cobrados por meio de ações que serão tomadas durante a veiculação da campanha. Essa cobrança pode acontecer por cliques, impressões ou interações, dependendo do objetivo definido na campanha.
É possível criar anúncios de diversos formatos, como Feed, Stories, Reels e até mesmo uma página de experiência instantânea.
Além disso, os anúncios criados por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook também podem ser veiculados no Instagram e estarem conectados diretamente ao WhatsApp Business da sua loja, já que todas essas ferramentas de comunicação fazem parte do grupo Meta.
Com todas essas possibilidades de personalização é possível gerar engajamento, aumentar o reconhecimento da sua marca, gerar leads qualificados e aumentar as vendas online, seja diretamente pela rede social ou levando o usuário para o site do seu e-commerce.
Quais são os tipos de anúncio do Facebook Ads?
- Anúncios no feed de notícias: esses anúncios aparecem no feed de notícias do usuário, misturando-se organicamente com o conteúdo. São ideais para aumentar a visibilidade.
- Anúncios nos Stories: exibidos nos Stories do Instagram e Facebook, são ótimos para conteúdo visual e de curta duração.
- Anúncios de coleção: permitem mostrar vários produtos em uma única peça publicitária, direcionando os usuários para uma experiência de compra mais rica.
- Anúncios de experiência instantânea: proporcionam uma experiência de tela cheia quando os usuários tocam no anúncio. Podem incluir vídeos, imagens e botões interativos.
Como anunciar no Facebook Ads?
Se interessou pelos benefícios que os anúncios podem trazer para o seu negócio? Então segue essa leitura para aprender passo a passo como anunciar no Facebook e potencializar os resultados da sua loja virtual.
Quando você se cadastra no Facebook, por padrão você recebe um número de identificação de conta de anúncios. Mas, para poder começar de fato a anunciar pela plataforma é necessário ter uma página de empresa e uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Portanto, para estar apto a anunciar no Facebook Ads siga os passos abaixo:
1. Crie uma página de empresa no Facebook
Caso você ainda não tenha uma página de empresa no Facebook será necessário criar a sua. A página que você criar terá também um número de identificação único.
👉 Confira o passo a passo para criar uma página de empresa no Facebook no nosso guia completo: Tudo sobre como vender no Facebook
2. Crie sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
Outro passo importante para começar a anunciar na plataforma é criar uma conta de anúncios no Gerenciador de Negócios.
Para criar a sua é necessário acessar o Facebook Business, clicar em “Criar conta” e preencher os dados solicitados.
Você pode vincular sua página no Facebook, sua conta no Instagram, conta de WhatsApp Business e a conta do Gerenciador de Anúncios ao seu Gerenciador de Negócios.
Com esses dois tópicos configurados, você já é capaz de criar a sua primeira campanha de anúncios pagos na plataforma.
⚡Importante: para acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook será necessário habilitar a autenticação de dois fatores na sua conta pessoal do Facebook.
Entendendo a estrutura de campanhas no Gerenciador de Anúncios
Antes de seguirmos para o passo a passo da criação de campanhas no Gerenciador de Anúncios é preciso entender a estrutura dessa ferramenta. Uma campanha de anúncios é dividida em três grandes grupos: campanha, conjuntos de anúncios e criativos de anúncios.
Dentro de uma campanha é possível ter diversos grupos de anúncios, que, por sua vez, podem ter diversos anúncios, deixando sua estratégia de anúncios ainda mais robusta.
Cada um desses três grandes grupos têm funções diferentes e complementares no desempenho da sua campanha. Veja a seguir o resumo de cada uma:
Campanha de anúncios
Na campanha de anúncios é onde você define as configurações principais, como o objetivo de campanha e limite de gastos. O orçamento também pode ser definido na campanha, dividindo, desse modo, o mesmo orçamento entre todos os conjuntos de anúncios.
⚡Importante: as configurações das campanhas serão aplicadas a todos os conjuntos de anúncio.
Conjunto de anúncios
No conjunto de anúncios você define quem vai ver seus anúncios, onde e quando.
É possível escolher a página do Facebook que será vinculada aos anúncios e a programação da veiculação, definindo data de início e, se for o caso, de fim da veiculação do anúncio.
No conjunto de anúncios é também onde você define as segmentações de público-alvo e posicionamentos dos anúncios, definindo quem verá seus anúncios e onde esses anúncios estarão posicionados: no Feed ou nos Stories, por exemplo.
Além disso, é possível definir o orçamento para o conjunto de anúncios, caso você não tenha determinado anteriormente na campanha.
⚡Importante: as configurações do conjunto de anúncios serão aplicadas apenas aos anúncios vinculados ao conjunto.
Anúncio
No anúncio é onde você define o criativo, ou seja, a publicação que os usuários irão visualizar enquanto navegam pela rede social.
É possível tanto utilizar uma publicação já postada na sua página do Facebook ou Instagram quanto criar um novo anúncio, que aparecerá somente para o público que você segmentou anteriormente.
Ao criar um novo anúncio é possível escolher um vídeo ou imagem, definir uma legenda, adicionar um link de destino e um texto para o botão desse link.
Você pode criar diversos anúncios dentro de um conjunto de anúncios, aproveitando as segmentações de público-alvo configuradas anteriormente.
Como criar um anúncio no Facebook Ads?
Agora que você já entende um pouco mais sobre o Gerenciador de Anúncios e já configurou a sua conta de negócio no Facebook Business, é hora de criar a sua primeira campanha para começar a veicular anúncios pela plataforma e aumentar o alcance da sua loja.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
1. Escolha um objetivo e defina os detalhes da campanha
No Gerenciador de Anúncios do Facebook existem diversos tipos de objetivos de campanha que você pode escolher na hora de criar a sua campanha de anúncios. Esses objetivos definem a ação principal da sua campanha de anúncios.
Ao criar uma nova campanha é possível escolher entre os seguintes objetivos:
- Reconhecimento: utilizado para aumentar o reconhecimento de marca da sua loja virtual;
- Tráfego: utilizado quando o objetivo é levar o usuário até o site da sua loja, uma landing page ou para o perfil do Instagram;
- Engajamento: utilizado para gerar visualizações de vídeo, engajamento com a publicação como comentários e curtidas ou para iniciar uma conversa, seja pelo Messenger do Facebook, pela mensagem direta do Instagram ou por WhatsApp;
- Cadastros: utilizado para gerar cadastros diretamente na rede social;
- Promoção do app: utilizado quando o objetivo da campanha é gerar instalações de um aplicativo;
- Vendas: utilizado quando o objetivo principal do seu anúncio é gerar uma venda direta.
Após escolher o objetivo, você irá configurar os detalhes da sua campanha, definindo:
- Um nome de fácil reconhecimento para ela (esse nome ficará visível apenas para você no Gerenciador de Anúncios);
- Se o seu anúncio faz parte, ou não, das categorias de anúncio especial, como anúncios de política, moradia, crédito ou emprego;
- Orçamento de campanha, caso você queira utilizar o seu orçamento para todos os conjuntos de anúncio. É possível definir o orçamento diário ou um orçamento total da campanha, que será gasto durante todo o período que a campanha ficar ativa.
Caso você tenha selecionado errado o objetivo da campanha na tela anterior, é possível trocar para o objetivo desejado na tela de configurações da campanha.
⚡Importante: após publicar sua nova campanha de anúncios não será possível alterar o objetivo da mesma.
2. Defina o orçamento e programação da campanha
Como você viu nos tópicos anteriores, é possível definir o orçamento de duas formas: nas configurações da campanha ou nas configurações do conjunto de anúncios.
A principal diferença é que ao definir um orçamento a nível da campanha, a divisão desses valores para os conjuntos de anúncio se dará de forma automática, priorizando os conjuntos com melhor performance.
Aqui não existe certo ou errado, a definição entre essas duas possibilidades depende da sua estratégia e objetivo com a campanha que está sendo criada.
Mas, independente de qual das formas você escolha, o valor mínimo para anunciar no Facebook atualmente é de 1 dólar por dia, o que, convertendo para real, dá aproximadamente R$5,00 de orçamento diário mínimo.
No conjunto de anúncios você define, além do orçamento, a programação da sua campanha também, ou seja, a data de início e a data de fim dos seus anúncios.
É importante ressaltar que após a data e hora estabelecidas para o início da campanha, os anúncios passarão por um período de análise para garantir que estejam de acordo com as diretrizes da plataforma, o que pode levar cerca de 24 horas.
💡Saiba mais: 7 dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio
3. Defina o público-alvo dos seus anúncios
O próximo passo para criar um anúncio no Facebook Ads é segmentar o público-alvo do seu conjunto de anúncios, definindo alguns critérios disponíveis na plataforma.
Defina uma localização geográfica, incluindo, por exemplo, a cidade do seu negócio e cidades próximas. Defina também uma faixa etária e gênero e, em direcionamento detalhado, é possível segmentar por dados demográficos, interesses ou comportamento.
Em dados demográficos, é possível segmentar pessoas com ou sem formação acadêmica, que estejam em um relacionamento, que façam aniversário próximo, ou que trabalhem em um determinado setor, por exemplo.
Em interesses, é possível segmentar públicos que se interessam por determinados assuntos como, por exemplo, academia, cozinha italiana ou jardinagem.
Já em comportamento, é possível segmentar por tipo de dispositivo, se o usuário está conectado por meio de 4G ou Wi-Fi, se é um usuário que costuma fazer compras online ou até se costuma viajar frequentemente.
Utilizando as possibilidades de combinação desses três direcionamentos detalhados e conhecendo quem é o seu público-alvo, é possível otimizar muito o desempenho da sua campanha de anúncios.
Além dessas segmentações padrão, também é possível criar públicos personalizados para suas campanhas de anúncios.
Um público personalizado pode ser, por exemplo, pessoas que engajaram com sua página ou site no último mês, público que visualizou um determinado vídeo publicado ou até mesmo utilizar uma lista de clientes (email e telefone) e utilizar a função Look a Like para encontrar outros usuários que tenham perfis semelhantes aos da lista.
4. Defina onde seus anúncios aparecerão
Ao criar campanhas de anúncios no Facebook Ads você também pode definir onde esses anúncios aparecerão para os usuários.
Existem duas possibilidades na hora de definir isso: utilizando o Posicionamento Advantage+ ou utilizando o Posicionamento Manual. Além disso, também é possível definir se os anúncios aparecerão somente para dispositivos móveis, para computadores ou para ambos.
O Posicionamento Advantage+ mostrará o seu anúncio de forma automática nos posicionamentos que têm maior probabilidade de gerar a ação que você definiu como desejada no objetivo da campanha.
Já no Posicionamento Manual, é possível definir em quais plataformas o anúncio aparecerá: Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger e em quais posicionamentos dentro dessas plataformas: Feed, Stories e Reels, anúncios in-stream para vídeos e Reels, resultados de pesquisa e, para alguns objetivos, mensagens.
Cada um desses posicionamentos pode ser personalizado também, permitindo, por exemplo, anúncios no feed tanto do Facebook quanto do Instagram, mas Stories em apenas uma das plataformas.
5. Configure os anúncios do seu e-commerce
Depois de definir orçamento, segmentar o público e definir onde seus anúncios aparecerão, o último passo é configurar os anúncios que serão exibidos.
Nesta etapa você terá três opções: utilizar uma publicação que já tenha sido postada no Facebook ou no Instagram da sua loja virtual, criar um novo anúncio ou utilizar um modelo da Central de Criativos para personalizar.
Com exceção da opção “Usar publicação existente”, o anúncio criado não será exibido no feed do seu perfil comercial, sendo visto apenas pelos usuários que estiverem dentro da segmentação de público que você definiu anteriormente.
Caso opte por utilizar uma publicação existente, basta selecionar uma publicação feita no Facebook ou Instagram ao clicar no botão “Selecionar publicação”.
Caso você prefira criar um anúncio novo é preciso primeiro escolher o formato da estrutura do seu anúncio, entre imagem ou vídeo único, carrossel ou coleção.
Após escolher o formato, você deverá adicionar a sua mídia, seja ela uma imagem ou um vídeo, um texto principal, um título, uma descrição e, caso queira, um botão de ação.
Para otimizar os seus anúncios é possível adicionar até 5 versões diferentes para o texto principal, 5 versões para o título e 5 versões para a descrição. Dessa forma, o próprio Facebook Ads irá testar automaticamente as melhores combinações para melhorar a performance do seu anúncio.
Caso você opte por adicionar um botão de ação, é preciso definir dentre as opções disponíveis uma chamada e escolher um destino que pode ser uma página de experiência instantânea, um site ou aplicativo de mensagem, como o WhatsApp.
🎯 SuperDica: se você selecionou anteriormente diversos tipos de posicionamento, é importante adicionar mídias que tenham as dimensões recomendadas para cada um desses posicionamentos, para que seu anúncio não acabe cortado ou mal configurado na visualização do usuário.
Após fazer todas essas configurações, será possível ver uma prévia do anúncio diretamente no Gerenciador de Anúncios e, se estiver tudo correto, clique em “Publicar” para colocar no ar a sua campanha de anúncios.
Seus anúncios ficarão em processamento e, logo após, em análise para que a plataforma possa verificar se estão de acordo com as diretrizes, logo estarão no ar, divulgando sua loja e produtos para novos potenciais clientes.
Checklist para criar anúncios no Facebook Ads:
Vamos retomar o passo a passo para anunciar no Facebook Ads, de forma resumida:
1. Escolha um objetivo e defina os detalhes da campanha: no Gerenciador de Anúncios do Facebook, escolha um objetivo para sua campanha. Preencha os detalhes, como nome, categoria e orçamento.
2. Defina o orçamento e programação da campanha: escolha entre definir o orçamento na campanha ou no conjunto de anúncios. Programe a data de início e término da campanha.
3. Defina o público-alvo dos seus anúncios: segmente seu público com base em localização, faixa etária, gênero, interesses e comportamento. Considere também usar públicos personalizados para otimizar o desempenho.
4. Defina onde seus anúncios aparecerão: escolha entre Posicionamento Advantage+ ou Posicionamento Manual. Configure se os anúncios serão exibidos em dispositivos móveis, computadores ou ambos.
5. Configure os anúncios do seu e-commerce: escolha entre usar uma publicação existente, criar um novo anúncio ou usar um modelo da Central de Criativos. Adicione mídia, texto e configure o botão de chamada para ação.
Após configurações, revise a prévia do anúncio no Gerenciador de Anúncios e clique em "Publicar". Prontinho!
Como acompanhar o desempenho dos meus anúncios?
Depois de publicar os seus anúncios no Facebook Ads, o próximo passo fundamental para garantir uma boa performance dos seus investimentos é fazer o acompanhamento e análise do desempenho da campanha.
No Gerenciador de Anúncios do Facebook, além das ferramentas de criação de anúncios você também tem acesso ao painel de análise, na aba “Gerenciar anúncios”, onde é possível acompanhar os principais indicadores de sucesso das suas campanhas como alcance, cliques, conversões e quanto cada um dos seus anúncios ou conjuntos de anúncios já gastou do orçamento definido.
Quais são os principais indicadores de uma campanha de anúncios?
Dentro de cada campanha, você terá acesso a diversas métricas. Algumas das métricas mais importantes são:
- Alcance: número de pessoas que viram seus anúncios;
- Impressões: número total de vezes que seus anúncios foram exibidos;
- Cliques: número de cliques nos seus anúncios;
- Taxa de Clique (CTR): percentual de pessoas que viram o anúncio e clicaram nele. Quanto maior for sua CTR, melhor está sendo o desempenho do seu anúncio;
- Custo por Clique (CPC): valor médio pago por cada clique no anúncio;
- Conversões: número de ações desejadas realizadas pelos usuários após interagirem com o anúncio.
Ao acompanhar cada um desses indicadores você pode identificar quais estão gerando mais resultado e engajamento para assim otimizar os seus próximos anúncios, criando um aprendizado contínuo e se aproximando cada vez mais do seu público ideal.
Por exemplo, se vende semijoias e publicou dois criativos diferentes, um com a foto da semijoia em um fundo neutro e outro criativo com uma foto de uma modelo utilizando a semijoia e percebeu que o criativo com a foto da modelo gerou mais cliques e conversões, você pode testar fazer mais anúncios com esse tipo de fotografia, afinal, ele gerou mais conexão com os seus potenciais clientes.
Venda mais com frete barato
Como você viu, o Facebook pode ser uma ótima forma de atrair novos potenciais clientes para sua loja, mas ainda existe um caminho importante para percorrer até a venda final.
Mesmo com um produto de qualidade e uma boa divulgação, muitos clientes desistem da compra por causa do valor do frete, que algumas vezes pode acabar sendo até mais caro que o próprio produto.
Para driblar esse desafio e aumentar a conversão dos interessados para clientes é fundamental contar com um parceiro logístico que, além de oferecer segurança e praticidade, também possibilita fretes baratos.
A SuperFrete é a plataforma ideal para quem vende online, pois oferece um frete até 80% mais barato para o cliente, além de facilitar o cálculo, emissão de etiquetas e rastreio de encomendas em um só lugar. E tudo isso sem mensalidade ou taxas escondidas.
Conheça todas as vantagens da plataforma SuperFrete para aumentar as vendas da sua loja e comece a oferecer frete barato hoje mesmo:
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.
Karoline Krahl
Karol Krahl é empreendedora em um e-commerce de papelaria e especialista em marketing, com mais de 10 anos de experiência em estratégias de aquisição e produção de conteúdo.