Skip to content

Catálogo online: como turbinar as vendas do seu e-commerce

A forma como os produtos são apresentados para o cliente é um fator decisivo na compra, o que faz do catálogo online de produtos um pré-requisito para vender no e-commerce.

Conforme a pesquisa Ecommerce Trends, 57% dos clientes afirmam comprar pela internet devido à praticidade de adquirir os produtos sem sair de casa. O mesmo estudo revela que 58% do público diz preferir o e-commerce por encontrar online preços mais baixos do que nas lojas físicas.

Entretanto, se você não souber como exibir o que você vende de forma organizada e atrativa, é possível que a concorrência aproveite essa fatia de consumidores e o seu e-commerce, não.

Mas o que considerar no momento de criar o catálogo e como transformá-lo em uma vitrine que servirá como um diferencial competitivo? É possível criar um catálogo digital grátis? Quais plataformas posso usar para isso?

As respostas para essas e outras perguntas que podem te ajudar a montar um catálogo online atraente e com mais chance de conversão estão neste conteúdo.

Continue essa leitura e confira todas as dicas que preparamos para turbinar o seu negócio!

O que você vai encontrar por aqui:

O que é catálogo online de produtos?

Um catálogo online é uma lista que exibe, centraliza e agrupa produtos disponíveis para venda. Na internet funciona também como uma vitrine digital onde são apresentados mais detalhes sobre o produto como o nome, descrição, imagens, cores, tamanhos e preço dos itens.

Também conhecida como “catálogo digital” ou “catálogo virtual”, essa listagem é uma estratégia importante no e-commerce e contribui para a decisão de compra.

💡Saiba mais: Produtos que mais vendem na internet

Como criar um catálogo de produtos: 5 dicas essenciais

Criar um catálogo online para produtos vendidos na internet pode ser uma demanda complexa.

Para auxiliar na criação do seu catálogo online de produtos, separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração antes de montar um catálogo eficiente. Veja:

  1. Mapeie todos os produtos disponíveis para venda
  2. Use fotos de qualidade para apresentar seus produtos
  3. Faça boas descrições e forneça detalhes sobre os itens
  4. Otimize as informações do catálogo para SEO
  5. Organize os produtos em categorias

1 - Mapeie os produtos disponíveis para venda

Se você ainda não tem uma lista dos produtos que vende, com os detalhes e preço de cada item reunidos em um mesmo lugar, esta é a primeira tarefa a ser feita antes da criação do catálogo online.

Este passo irá ajudar na organização inicial do seu catálogo digital, facilitará a divisão dos itens em categorias e futuras atualizações.

Você pode usar uma planilha de Excel ou criar um arquivo usando a ferramenta gratuita Planilhas Google, também conhecida como Google Sheets.

Além disso, recomendamos que você use uma planilha separada para fazer os cálculos de frete de cada produto. Temos outro conteúdo que fala em detalhes do assunto e traz uma ferramenta gratuita para baixar. Por isso, leia também:

👉SuperCalculadora: aprenda a calcular frete grátis sem prejuízo

2 - Use fotos de qualidade para apresentar seus produtos

Nas vendas online, as imagens são fundamentais para o público conferir se o item é realmente o que está procurando. Portanto, a qualidade das fotos impacta diretamente no fechamento (ou não) do pedido.

Priorize imagens em boa resolução e que tenham, no mínimo, 1.200 pixels de largura. Mas cuidado para não exagerar na resolução, ok? Se o arquivo ficar pesado demais irá comprometer o carregamento da página do seu catálogo.

Evite esse problema com o apoio de aplicativos de compressão de imagem. Há vários gratuitos na internet.

Dê atenção também à iluminação e utilize um fundo neutro, geralmente na cor branca, que costuma funcionar bem para tirar as fotos dos produtos.

Aproveite para fotografar o item em vários ângulos, assim será possível fornecer uma visão mais ampla do artigo para os consumidores.

3 - Faça boas descrições e forneça detalhes sobre os itens

Uma pesquisa da Lett Digital, em conjunto com a Opinion Box, apontou que as informações sobre o produto são relevantes para 42,3% do público no momento de decidir fechar a compra.

O mesmo levantamento  identificou que 96% dos e-commerces não oferecem a quantidade de dados, imagens e  detalhes suficientes, incluindo a descrição dos produtos online.

Esses números trazem um alerta importante: invista na qualidade dos títulos e descrições em seu catálogo online para não correr o risco de perder vendas.

Comece explorando o potencial dos títulos dos produtos. Além de descrever do que o produto se trata, tenha uma linguagem direta e objetiva, focando nos detalhes técnicos e diferenciais do produto.

Evite copiar descrições de outros produtos, seja direto do fabricante ou da concorrência. Além de perder pontos na originalidade, o público percebe facilmente um texto padrão que agrega pouco ou nenhum valor ao item. Sem falar que o Google penaliza conteúdo duplicado.

Pense nas descrições como um espaço para falar sobre os benefícios do produto, dar os detalhes que o cliente precisa e convencê-lo a concluir a compra.  É onde você irá “vender o seu peixe”, não é mesmo?

Para aumentar ainda mais suas taxas de conversão, vale conhecer mais sobre técnicas de escrita persuasiva, conhecidas como copywriting, para aplicá-las nas descrições em seu catálogo.

4 - Otimize as informações do catálogo para SEO

Você já ouviu falar em SEO? Traduzida para o Português, a sigla para Search Engine Optimization, significa Otimização para Motores de Busca, e no e-commerce tem um papel fundamental: fazer os produtos serem encontrados pelos consumidores nas pesquisas do Google, Bing e outros buscadores.

A técnica é um complemento importante da dica anterior, pois deve ser aplicada nos títulos, descrições e até nos nomes dos arquivos de imagens usadas em seu catálogo online. Mas como isso funciona na prática?

Na otimização de SEO para e-commerce, se emprega um conjunto de técnicas baseadas no uso de palavras-chaves que ajudam os robôs dos buscadores a encontrarem os produtos e mostrá-los nos resultados de pesquisa.

Assim, quando uma pessoa digita, por exemplo, “panela de pressão” na barra de pesquisa, buscadores, como o Google, apresentam uma lista de resultados para o produto procurado.

Sem essa otimização, as chances de seus produtos serem exibidos nos resultados de pesquisa caem consideravelmente. Então, não esqueça de otimizar o SEO do seu catálogo.

5 - Organize os produtos em categorias

Lembra que falamos acima sobre a importância de mapear os produtos do seu e-commerce e que isso ajudaria na divisão do catálogo online em categorias? Chegou o momento de explicar por que e como fazer isso.

A categorização dos produtos é uma forma de classificar e organizar os itens do seu catálogo online. Além disso, ajuda os visitantes a navegarem pelos produtos expostos e ainda  guia o visitante para que encontre mais fácil o que procura.

Ao investir na organização dos itens por categorias, os lojistas conseguem melhorar a experiência de compra e, consequentemente, elevar a taxa de conversão.

A divisão em categorias também contribui para o desenvolvimento da estratégia de rankeamento SEO do seu e-commerce. Afinal, cada categoria representa uma palavra-chave que pode ser usada nos títulos, descrições e até na URL da página do produto se você tiver uma loja virtual ou vender em marketplaces.

Veja algumas dicas válidas para criar categorias e subcategorias em seu catálogo de produtos:

  • Analise a concorrência e entenda como funciona a categorização no seu nicho de mercado;
  • Pense nas categorias como filtros para facilitar a pesquisa de produtos;
  • Crie categorias fazendo divisões de itens distribuindo em grandes grupos de produtos conforme as características em comum: “Roupas”  “Calçados”, “Panelas”, por exemplo;
  • Se você tiver um catálogo com muitos produtos, avalie a necessidade de criar subcategorias para direcionar ainda mais a navegação: “Roupas> Roupas femininas> jaquetas”, “Calçados> Bota masculinos

Print da divisão de categorias no catálogo online da Netshoes

Na imagem acima é possível ver a divisão de categorias utilizada no catálogo online da Netshoes.

 

Catálogo online: onde criar e quais plataformas usar

A criação do catálogo de produtos online pode ser feita de várias formas e com o auxílio de diferentes ferramentas. A escolha das plataformas para a criação do catálogo depende de como funciona a sua operação de e-commerce.

Em quais canais você vende ou pretende vender? Marketplaces (sites que reúnem vários lojistas em um lugar só como Mercado Livre, Shopee, Americanas), redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), ou site da sua loja virtual?

Em cada um desses canais é possível criar um catálogo de produtos dentro da própria plataforma. Mas se você quer montar um catálogo digital separado e inserir o link nas suas redes sociais, por exemplo, é possível usar alguns editores de fotos online.

Separamos a seguir algumas opções de aplicativos que podem ser usados na criação de catálogo de produtos para e-commerce. Confira!

Catálogo de produtos no WhatsApp Business

O WhatsApp é um ferramenta de vendas muito poderosa e que, além de gratuita, oferece uma série de recursos para empresas, entre elas, a possibilidade de criar um catálogo dentro da plataforma da Meta.

Se você ainda não utiliza a versão comercial do mensageiro, o primeiro passo é configurar uma conta empresarial no WhatsApp Business. Depois disso, você poderá criar seu catálogo online.

Porém, qual a vantagem de oferecer seus produtos no WhatsApp? Simples. Além de ser mais um canal de comunicação e vendas ao mesmo tempo, os lojistas podem cadastrar seus itens com fotos, descrições e preços e tudo que o cliente precisa para fechar a compra.

E quando falamos tudo, não estamos exagerando. Outra facilidade é poder receber pagamentos pela ferramenta através do WhatsApp Pay.

Agora imagine que um cliente entrou em contato com você através do WhatsApp perguntando se seu e-commerce trabalha com um determinado produto. É possível enviar o link do item com todas as informações no catálogo no próprio mensageiro e ainda receber o pagamento dentro da plataforma.

Assim você simplifica o processo de compra e ainda fortalece seu relacionamento com o público e taxa de retenção de clientes, não é mesmo?

💡Saiba mais: 11 dicas para vender pelo WhatsApp

Catálogo online no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é mais uma vitrine que pode ser usada para turbinar a descoberta de produtos na internet. E adivinhe só, com a possibilidade de fazer isso montando um catálogo online completo.

Também chamada de Compras no Instagram, a funcionalidade de vendas permite usar a rede social como um canal de e-commerce.

O recurso é grátis, mas para acessá-lo é obrigatório configurar uma conta comercial no Instagram e criar outra no Gerenciador de Negócios, da Meta, proprietária do Instagram e do Facebook.

Além de organizar um catálogo completo, o Instagram oferece uma variedade de oportunidades de usar seus posts no feed e stories para vendas em uma potente vitrine digital.

Ao criar uma loja no Instagram, o perfil irá apresentar um botão “Ver loja”, o que permite direcionar o público para o seu catálogo online. Vale a pena conferir!

💡Saiba mais: Como vender pelo Instagram

Catálogo digital no Facebook

O Facebook é outra rede social que pode ser usada como uma plataforma para e-commerce e que possibilita a criação de catálogo online para produtos.

Integrante do mesmo grupo que o Instagram, o Facebook também é uma rede social administrada pela Meta e que tem ferramentas em comum como o Gerenciador de Negócios.

Seja para vender ou anunciar o Instagram ou no Facebook a exigência é a mesma: criar contas comerciais e conectá-las ao Gerenciador de Negócios e ao Gerenciador de Comércio.

Portanto, por que não unir o melhor dos universos, otimizar tempo e esforços gerenciando conjuntamente os catálogos de produtos no Instagram e no Facebook? Pense nisso.

💡Saiba mais: Como criar um catálogo no Gerenciador de Comércio

Catálogo online no Google Meu Negócio

Renomeado para Perfil da Empresa, o antigo Google Meu Negócio, também é um opção gratuita que pode ser usada para montar um catálogo online. Focado nas vendas locais, o Perfil de Empresa é utilizado literalmente para colocar um negócio no Google, mas suas vantagens são ainda mais amplas.

Com o objetivo de fornecer informações sobre as empresas na busca local, o Perfil da Empresa oferece um conjunto de ferramentas que potencializam que um negócio seja encontrado na internet.

Quer saber outro ponto alto da plataforma e o porquê dela estar nessa lista aqui? O Perfil da Empresa também oferece uma estrutura para montar um catálogo de produtos, serviços e ofertas 100% grátis.

💡Saiba mais: Como postar no Google Meu Negócio/Perfil da Empresa

Catálogo online em Marketplace

Muitos lojistas disponibilizam seus produtos juntamente com outros vendedores em marketplaces, ou seja, sites que atuam como “shoppings centers” e atraem grande fluxo de clientes.

Shopify, Mercado Livre, Shopee, Amazon, Americanas e Submarino são exemplos de marketplaces. Obviamente, a venda nesses espaços digitais também permite a criação de um catálogo de produtos para expor tudo que você tem para vender.

Portanto, avalie sua jornada empreendedora e se vale a pena investir em um catálogo de produtos para venda em marketplace e use as dicas essenciais que trazemos neste conteúdo.

💡Saiba mais: Marketplace: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Catálogo de produtos em loja virtual

Se você já abriu, ou está pensando em montar uma loja virtual, certamente compreende que o catálogo de produtos é um dos carros-chefes desse canal.

Além disso, as dicas que trouxemos neste conteúdo também se aplicam à montagem do portfólio em loja virtual.

A diferença, entretanto, estará para a escolha de como sua loja será criada: em plataforma de e-commerce ou em um site de desenvolvimento próprio.

A recomendação que reforçamos aqui é que você atente para o grau de personalização do catálogo digital oferecido na criação da sua loja virtual no momento de escolher como criar sua loja virtual.

Sua loja precisa ter uma navegação responsiva, se ajustando com facilidade tanto às telas de computadores quanto de celulares e tablets. Permitir que os visitantes possam dar zoom para conferir as imagens dos produtos e contar com um bom sistema de pesquisa também são fatores importantes para ter um catálogo eficiente em loja virtual.

💡Saiba mais: Guia completo para abrir loja virtual

Criação de catálogo através de editor de imagens

Você pode montar uma versão em PDF do seu catálogo utilizando aplicativos de edição de imagens, como o Canva.

Além disso, há como personalizar designs e modelos de artes  para a criação de uma landing page da sua marca, conhecida como “página de aterrissagem”, “de captura”, “de destino” ou  “de conversão”.

As landing pages são feitas para atrair e direcionar clientes para uma ação desejada, como clicar em um botão para acessar mais sobre um produto, por exemplo.

Esta pode ser uma alternativa a ser cogitada se você ainda não vende em uma loja virtual própria e quer explorar uma opção extra para reforçar sua presença digital.

Garanta uma ótima experiência de compra

Neste conteúdo você viu as principais dicas para criar um catálogo online eficiente e vários canais em que você pode exibir seus produtos com um potencial maior de converter visitantes em clientes.

Tudo pronto? Ainda não. Você não pode correr o risco de ter todo esse trabalho e perder vendas por causa do frete caro, o vilão do e-commerce e maior responsável pelo abandono de carrinho.

Garanta uma excelente experiência de compra de ponta a ponta, incluindo um frete que convença os consumidores a comprar os produtos que você vende e não os da concorrência. Para isso, use o app SuperFrete e transforme a entrega de pedidos na sua maior aliada.

Frete caro? Não nos produtos do seu catálogo! Conheça a solução n°1 para calcular, rastrear e emitir fretes com até 80% de desconto e ofereça essa vantagem para seus clientes.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.