Skip to content

Como vender pelo WhatsApp: 11 dicas que vão aumentar seu faturamento

Sem dúvidas, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens preferido no Brasil. Neste cenário, o potencial do app gera tanto valor que muitas empresas aderiram à versão comercial: o WhatsApp Business.

Desenvolvido para simplificar a comunicação entre pessoas empreendedoras e potenciais consumidores, o mensageiro desponta no e-commerce como um canal de atendimento e de impulsionamento do aumento de vendas.

Cada vez mais a rede social de mensagens instantâneas é usada para criar engajamento e ligar lojas virtuais com o público, por isso ganha mais espaço também na estratégia de aquisição de clientes.

Quer saber como se conectar com seus usuários mais fácil e transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas? Continue essa leitura!

O que você irá encontrar neste conteúdo:

Como vender pelo WhatsApp com uma conta empresarial

Se você quer tornar a sua comunicação com o público personalizada e 100% profissional, precisa aproveitar o potencial do WhatsApp como uma ferramenta para aumentar sua lucratividade utilizando o WhatsApp Business.

Como mencionamos acima, a plataforma foi pensada para simplificar as trocas de informações entre empresas e clientes e apresenta um conjunto amplo de recursos focado no atendimento e vendas.

Quer mostrar o seu catálogo de produtos pelo WhatsApp? Com a ferramenta você pode fazer isso e muito mais, pois esta é apenas uma das funcionalidades que a versão empresarial do mensageiro disponibiliza.

Criação de mensagens rápidas, classificação de contatos, composição de listas para o envio de mensagens também estão entre os diferenciais acessíveis a empreendedores.

Tudo que você precisa fazer para qualificar a forma como você fala com o público , é baixar e configurar o WhatsApp Business.

Como funciona o WhatsApp Business?

Assim como a versão tradicional, o WhatsApp Business também é um aplicativo gratuito e que deve  ser baixado no celular, porém configurado individualmente como a conta da sua empresa.

Este é um passo necessário para que seu negócio possa acessar os recursos exclusivos encontrados somente quando você configura a conta empresarial.

Siga com a gente que vamos explicar cada passo para criar uma conta comercial para seu e-commerce.

11 dicas para dominar as vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp Business tem uma variedade de ferramentas para personalizar as estratégias de atendimento, de marketing e vendas da sua loja virtual. Veja quais não podem faltar na montagem da sua operação:

1. Crie uma conta no WhatsApp Business

Para utilizar a conta empresarial, é necessário já ter uma conta convencional do WhatsApp. Este pré-requisito possibilita a transferência do número do mensageiro tradicional para o WhatsApp Business.

Confira as etapas para baixar e criar a conta no WhatsApp Business:

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business através do Google Play ou App Store;
  2. Abra o aplicativo e aceite os termos de uso;
  3. Permita o acesso arquivos do celular, fotos e contatos;
  4. Aceite a transferência do número da sua conta convencional do WhatsApp para a versão de WhatsApp Business e clique em “Continuar”;
  5. Para finalizar, insira o código de verificação.

2. Utilize um número exclusivo para vendas e atendimento

A criação do perfil comercial do WhatsApp passa pela migração de um número existente para a versão corporativa do aplicativo. Entretanto, isso não significa que o seu número pessoal deva ser convertido na versão comercial do seu negócio.

Assim como na organização financeira do seu e-commerce, como um canal de vendas e atendimento, o número do WhatsApp profissional não deve ser o mesmo do seu celular pessoal.

Apesar da versão convencional e a corporativa abrirem em aplicativos diferentes, não há como vincular um único número em duas contas distintas.

Então, se você migrar seu perfil pessoal para a conta comercial, automaticamente este será o número do seu e-commerce.

Imagine o quanto ficará difícil fazer a gestão dos clientes em meio às mensagens de amigos e familiares que poderão chegar pelo WhatsApp Business? O melhor é evitar essa situação empregando um número exclusivo para o trabalho e outro para uso pessoal.

3. Invista em um catálogo de produtos

O WhatsApp pode ser uma excelente vitrine para exibir e compartilhar produtos e serviços através de um catálogo. Nele, é possível inserir fotos, nomes, descrições, preços e detalhes dos itens à venda direto no seu perfil do mensageiro.

Para quem empreende, o tempo é um ativo que precisa ser muito bem aproveitado. Não há necessidade de você ficar mandando separadamente as imagens e informações de um produto que despertou o interesse de um cliente

Com o catálogo no WhatsApp, além de apresentar os produtos de uma forma organizada e profissional, ao usar a funcionalidade, você ganha também em agilidade ao deixar tudo prontinho para visualização.

Assista como criar o seu catálogo no vídeo a seguir:

 

4. Habilite pagamentos pelo WhatsApp Pay

Muitas pessoas se perguntam se é possível vender e receber pelo WhatsApp e a resposta é: sim.

Facilite as transações financeiras com seus clientes e receba com segurança pelo Meta Pay, ferramenta que liga seu perfil com os meios de pagamento parceiros do WhatsApp Business.

Para usar, conecte seu perfil no WhatsApp com um dos meios de pagamento parceiros para autorizar o recebimento direto nas conversas com os clientes.

Nem você, nem o público precisa sair do aplicativo de mensagens para fechar as compras. Assim que o pagamento é confirmado, uma notificação chega em seu perfil. Legal, não é mesmo?

Veja como conectar sua conta ao WhatsApp Pay:

  1. Toque no em no símbolo dos 3 pontos no canto direito da barra superior do seu celular e selecione “Pedidos”;
  2. Toque em “Incluir o link de parceiro” de pagamento e, depois, em “Começar agora”;
  3. Selecione um parceiro de pagamento ou crie uma conta nova;
  4. Leia e aceite os Termos de Serviço;
  5. Insira o ID do provedor da sua conta para receber um código de confirmação e, na sequência, insira o código recebido
  6. Confirme os dados da sua conta e toque em “OK”.

Pronto, agora sua conta está conectada ao parceiro e você já pode receber pagamentos.

5. Peça autorização para envio de mensagens

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas solicitem uma autorização dos clientes para o recebimento de mensagens comerciais, o chamado opt-in.

A Meta, proprietária do WhatsApp, mantém a vigilância no uso de suas plataformas e monitora o percentual que as pessoas denunciam ou bloqueiam um contato como SPAM.

Essa é a forma da Meta verificar se o uso da plataforma está atendendo essa regra e se o público confirmou o interesse nessas comunicações. Empreendedores que descumprirem as normas estão propensos à limitação do volume de mensagens.

Na prática, você deve pedir permissão para cada cliente para só então fazer a inclusão na sua base de contatos, ok?

Uma maneira de fazer isso é disponibilizar um formulário para os usuários marcarem o aceite. Este documento irá comprovar que seu e-commerce está apto a se comunicar pelo WhatsApp dentro da lei.

👉 Leia também a Política de Mensagens do WhatsApp Business.

6. Crie listas de transmissão

Depois de se certificar de obter a autorização dos clientes para o recebimento das comunicações, é hora de desenvolver as listas de transmissão do seu e-commerce.

Como o nome já diz, as listas de transmissão são contatos que você pode agrupar para enviar comunicações para todas as pessoas inseridas nessa subdivisão.

Contudo, para isso funcionar é fundamental que esses contatos tenham o número do seu negócio salvo na agenda do celular deles.

É importante também não confundir listas de transmissão com grupos. No caso das listas, o objetivo é você se comunicar enviando a mesma mensagem para vários clientes simultaneamente.

Caso um cliente responda à mensagem da lista de transmissão, a resposta irá aparecer somente para você como uma mensagem privada na aba “Conversas” do seu WhatsApp Business.

Se for do seu interesse que as pessoas interajam entre si, será preciso criar um grupo.

7. Trabalhe o WhatsApp como um canal de atendimento

De nada adianta configurar o WhatsApp Business se a intenção não for estar realmente presente neste canal.  Até mesmo a versão comercial do mensageiro já caiu no gosto do público, que hoje tem o WhatsApp como o queridinho entre os brasileiros.

Portanto, esteja disponível para tirar dúvidas e interagir no WhatsApp como um dos seus canais de atendimento.

Claro que não é esperado que você tenha dedicação exclusiva, 24h por dia, 7 dias na semana.

Se a demanda crescer a este estágio, o recomendado é pensar num serviço de inteligência artificial com um chatbot (um robô) que possa prestar o primeiro atendimento.

Mas, se a sua loja virtual está começando agora ou ainda não há uma enxurrada de clientes pedindo informações, uma boa prática é oferecer suporte em horário comercial.

O importante é evitar deixar o público esperando por uma resposta por um longo período. Afinal, o WhatsApp deve ser visto como uma estratégia para vender mais e não perder pedidos, não é mesmo?

Além de estar à disposição e engajar os potenciais consumidores nas listas de transmissão, ao usar a ferramenta como um canal de atendimento é possível personalizar a experiência de compra, sabia?

Uma dica é enviar uma mensagem logo após o despacho da encomenda informando que o pedido já está a caminho e o código de rastreio para o acompanhamento da entrega do pacote.

Qual cliente não gosta de transparência e de um cuidado próximo? Essa é uma boa chance!

8. Elabore mensagens automáticas

Acabamos de falar sobre estar disponível em horário comercial. O que nos leva à uma dúvida: o que fazer fora desse espaço de tempo? É aqui que as mensagens automáticas podem te auxiliar.

A funcionalidade se chama “Respostas Rápidas” e com ela é possível criar até 50 mensagens de texto para usar em interações recorrentes que chegam ao seu perfil comercial.

Informar o horário de atendimento, certamente é um desses exemplos. Assim os clientes que te procurarem fora do seu horário de trabalho não ficam “no vácuo”.

Exemplo de mensagem de ausência:

“Olá, aqui é da Loja Super Bijus, tudo bem com você?

Que bom receber o seu contato!

Nosso horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Nos diga como podemos te ajudar e em breve retornaremos.”

👉 Curso grátis: Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas

9. Use o link do WhatsApp na sua loja online

Outra tática de vendas que não pode faltar é usar o link do WhatsApp na sua loja online. Ele funciona como um atalho que conecta o usuário diretamente ao aplicativo de mensagens.

Pode parecer pouco, mas quanto mais técnicas para aproximar o cliente de você e quebrar barreiras que dificultem o fechamento do pedido, melhor.

Para facilitar ainda mais esse estreitamento de caminho, você pode personalizar essa experiência gerando o atalho que irá abrir automaticamente uma conversa no seu WhatsApp com uma mensagem automática como esta:

“Olá, visitei sua loja e quero saber mais informações sobre um dos seus produtos. Você pode me ajudar?”

Com esse incentivo, o visitante pode continuar a conversa informando o item que precisa de mais dados e a comunicação tem mais chances de evoluir para um compra.

💡SuperDica: utilize o gerador de link WhatsApp da SuperFrete para criar seu link com mensagem personalizada.

10. Lance promoções para incentivar as vendas

Uma das aplicações das listas de transmissão é viabilizar o caminho para seu e-commerce estimular a compra de seus produtos. E criar promoções é uma excelente forma de encorajar esse desejo em sua base de contatos.

O mensageiro deve ser o um dos pontos de contato de marketing do seu e-commerce.

Então, sempre que planejar uma campanha de vendas, inclua disparos de mensagens via WhatsApp para suas listas de transmissão.

A divulgação das promoções também pode ser realizada com a criação de conteúdos como dicas de uso de produtos que podem ser encontrados em sua loja.

Lembre também de usar o apelo das datas comemorativas. Outro recurso interessante é aproveitar o Status do perfil para fixar informações importantes.

👉Veja neste vídeo como vender mais usando o WhatsApp:

11. Use o WhatsApp Web e ganhe agilidade

Sabia que você pode usar tanto o WhatsApp pelo celular quanto pelo computador? Desse modo, seu suporte poderá ser ainda mais rápido com a alternativa.

Uma das vantagens de usar o mensageiro no computador é que mais de uma pessoa pode fazer múltiplos atendimentos, o que não é possível pelo celular.

Não há uma versão exclusiva do WhatsApp Business para web, mas é possível utilizar a versão tradicional tanto no navegador quanto baixar o aplicativo para computadores.

Nos dois casos basta acessar o site e escanear o código QR para fazer o login e conversar com vários usuários ao mesmo tempo.

Dica extra: encante os clientes com uma ótima experiência de frete

Lembra que falamos sobre enviar o código de rastreio da encomenda via WhatsApp? Esta é só uma das formas de encantar o cliente através da entrega.

Neste conteúdo abordamos diversas dicas para vender no WhatsApp, agora pense em poder criar promoções exclusivas oferecendo um frete mais barato para seu público.

Complemente a experiência de compra do WhatsApp Business utilizando também o aplicativo SuperFrete e gere etiquetas de entrega com até 80% de desconto.

Com a plataforma, você pode ainda adquirir bônus com indicações de amigos e ao participar do nosso vantajoso programa de afiliados, garantindo mais descontos no envio de novos fretes.

Una o melhor dos dois mundos usando a SuperFrete para enviar os pedidos e compartilhar o rastreamento das encomendas direto pelo WhatsApp Business!

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.