Skip to content

Pagamento WhatsApp: potencialize as vendas com o WhatsApp Pay

Nove em cada dez pessoas usam o WhatsApp diariamente. Isso não é só uma estatística. É uma porta aberta para um mundo de oportunidades de vendas.

Se você atua no e-commerce, já deve ter percebido como o WhatsApp pode se tornar uma máquina de vendas, principalmente,  quando combinado com o WhatsApp Pay. O que faz dessa ferramenta um recurso que não pode deixar de ser considerado quando o assunto é meios de pagamento virtuais.

Neste conteúdo, vamos explorar como usar o WhatsApp Pay para turbinar suas vendas, receber pagamentos com facilidade e transformar seu catálogo de produtos em uma experiência de compra fluida e dinâmica para seus clientes.

E mais: vamos mostrar como centralizar os processos mais importantes do seu negócio em um só lugar será a decisão mais inteligente para o futuro do seu e-commerce. Vamos lá?

O que você vai ver por aqui:

O que é WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um recurso de pagamentos disponível dentro do WhatsApp e que possibilita aos usuários fazerem pagamentos sem precisar sair do mensageiro.

Lançada no Brasil em maio de 2021, a ferramenta integra as operações da Meta Pay, através de um acordo com a Cielo, responsável pelas transações financeiras da plataforma.

Inicialmente o WhatsApp Pay surgiu como uma forma de fazer transferências de dinheiro entre amigos ou familiares. Mas em pouco tempo se viu como a ferramenta facilitava também o pagamento de compras.

Assim, o serviço se tornou uma alternativa interessante para vendedores virtuais que usam o WhatsApp Business para atendimento ao público e como canal de vendas principal.

💡Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp: dicas que vão aumentar seu faturamento

Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?

Basicamente, o pagamento pelo WhatsApp funciona através de cartões de débito ou pré-pago cadastrados tanto pelo pagador quanto pelo recebedor. Dessa forma, o valor é transferido diretamente entre as contas bancárias vinculadas aos cartões.

Para lojistas que utilizam o WhatsApp Business, além de ser possível receber pagamentos durante as conversas com clientes, o WhatsApp Pay pode ser integrado ao catálogo de produtos.

Na prática, isso possibilita que, ao visualizar um item no catálogo, o cliente possa adicionar o produto ao carrinho, iniciar o processo de pagamento e realizar a transação diretamente pelo chat, sem precisar sair da conversa.

A seguir, o vendedor recebe a confirmação de pagamento e o pedido é processado de forma prática e automatizada.

Inclusive, é possível combinar a automação com uma abordagem mais personalizada, se você preferir ter flexibilidade para enviar links de pagamento diretamente pelo chat.

Isso permite oferecer o pagamento para produtos que não estão no catálogo, atender pedidos personalizados ou até criar estratégias de venda cruzada como o cross-sell,  combos, kits e trabalhar com up-sell.

💡Saiba mais: Como aumentar o ticket médio com cross-sell

Quem pode receber pagamento pelo WhatsApp?

De maneira geral, qualquer usuário que tenha um cartão de débito ou pré-pago cadastrado no WhatsApp pode receber pagamentos. Essa possibilidade engloba tanto pessoas físicas que desejam fazer transferências sem fins comerciais quanto prestadores de serviços e empreendedores.

Para lojistas que utilizam o WhatsApp Business, o cenário é ainda mais promissor. Ao configurar o WhatsApp Pay, eles podem centralizar todo o processo de venda em um único aplicativo, facilitando a jornada de compra dos clientes que poderão fechar o pedido no próprio mensageiro.

5 vantagens de usar o WhatsApp Pay para pagamentos

Adotar o WhatsApp Pay pode ser um uma decisão estratégica para quem atende clientes e vende no WhatsApp. Afinal, a ferramenta não só facilita o processo de pagamento, mas também oferece uma série de vantagens que você pode conferir a seguir:

1. Simplificação da jornada de compra

Com o WhatsApp Pay, o cliente não precisa ser redirecionado para outro ambiente para concluir o pagamento. O pedido é fechado diretamente no aplicativo, proporcionando uma experiência de compra mais rápida e conveniente.

2. Facilidade de uso

A configuração do WhatsApp Pay é simples e intuitiva. Tanto o cliente pode pagar em poucos cliques, quanto o lojista pode receber em tempo real, sem precisar sair do ambiente de conversas, otimizando o tempo de ambos.

3. Turbinar suas vendas

Ao integrar o pagamento no mesmo canal onde o atendimento e a venda já ocorrem, você reduz a possibilidade de desistência e agiliza o fechamento de pedidos, gerando mais oportunidades de conversão.

4. Segurança nas transações

O WhatsApp Pay é uma solução regulamentada e segura, protegendo os dados e garantindo que as transações sejam realizadas de maneira confiável, sem expor suas informações ou as do consumidor.

5. Integração com o Facebook Pay

Além de pertencer ao mesmo grupo, a Meta, o Facebook Pay é uma opção de carteira digital que armazena dados sem que o usuário precise inseri-los a cada compra.

A boa notícia é que o WhatsApp Pay pode funcionar integrado à ferramenta de pagamento da rede social, o que facilita a vida de quem vende também no marketplace do Facebook e serve como um incentivo extra ao uso pelos clientes.

Passo a passo: como receber pelo WhatsApp Business?

A primeira informação importante que você precisa saber é que o pagamento pelo WhatsApp não está disponível na versão web. Ou seja, para ativar, editar suas configurações e usar o serviço você terá que utilizar o celular.

Agora que você já sabe disso, veja o passo a passo para ativar a ferramenta:

  1. Se você ainda não tiver, crie uma conta no WhatsApp Business: baixe o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular, a seguir abra o app e siga as instruções para criar uma nova conta, usando um número de telefone válido.
  2. Crie uma conta na Cielo: acesse o site da Cielo e preencha os dados solicitados para abrir sua conta. Realize os passos indicados pelo meio de pagamento e você receberá por e-mail ou SMS para validar sua conta.
  3. Acesse o aplicativo do WhatsApp e clique em “Configurações”.
  4. Clique em “Pagamentos”.
  5. Na tela de pagamentos, aperte em “Começar”.
  6. Leia as informações da página pop-up que será apresentada e aperte em “Continuar”.
  7. Leia e confirme sobre a política de uso de dados do Meta Pay.
  8. Cadastre o seu PIN — que deve ser de uso individual e ter seis dígitos.
  9. Informe seu nome completo, CPF e CEP.
  10. Insira os dados do seu cartão de débito que será utilizado para receber os pagamentos.
  11. Clique em “Avançar”.
  12. Informe o código enviado por SMS, e-mail ou até mesmo pelo aplicativo do banco.
  13. Pronto! Agora você pode receber pagamentos pelo WhatsApp Pay.

Estratégias para vender mais com o WhatsApp Pay

Ao integrar o WhatsApp Pay com outras ferramentas do  WhatsApp Business, você permite que o cliente conclua todo o processo de compra sem sair do aplicativo, eliminando etapas e reduzindo a fricção na jornada de compra.

E essa não é a única funcionalidade que pode ser fortalecida com o uso de pagamentos integrados, sabia? Confira outros recursos que podem turbinar suas vendas:

Catálogo de produtos

O catálogo online do WhatsApp Business é uma forma simples de exibir seus produtos diretamente dentro do aplicativo.

Com a integração do WhatsApp Pay, o cliente pode visualizar um item no catálogo e realizar a compra instantaneamente, sem precisar mudar de plataforma. Isso facilita o processo de conversão e agiliza o fechamento de pedidos.

Click to Chat

Se você já usa o aplicativo como um canal de vendas, saiba que incluir o meio de pagamento nativo da plataforma pode ajudar a turbinar também outras estratégias, como o uso da funcionalidade Click to Chat (conversa no WhatsApp aberta por um link sem precisar adicionar o contato).

Com essa combinação, os clientes podem iniciar conversas diretamente através de links compartilhados, esclarecer dúvidas e fazer compras diretamente na conversa, o que pode aumentar suas taxas de conversão.

Listas de transmissão e notificações

Com o WhatsApp Pay integrado, você pode enviar listas de transmissão para seus clientes com novidades, promoções ou ofertas, e incluir o botão de pagamento diretamente na mensagem. Assim, os consumidores podem comprar seus produtos com apenas alguns cliques após receberem a notificação.

Atendimento automatizado via mensagens rápidas e chatbots

As mensagens rápidas e chatbots ajudam a automatizar o atendimento no WhatsApp. Ao integrar o WhatsApp Pay, você pode configurar mensagens automáticas que finalizam o atendimento com o link de pagamento, facilitando o fluxo de compras e deixando o processo mais eficiente.

Grupos de clientes VIP ou recorrentes

Lojistas podem criar grupos de clientes recorrentes ou VIPs no WhatsApp para manter um relacionamento mais próximo. Com o WhatsApp Pay, ofertas exclusivas podem ser compartilhadas diretamente nesses grupos, onde os clientes podem realizar compras de forma instantânea.

Relatórios e métricas

Com o WhatsApp Business API, é possível acessar dados como engajamento e interações com clientes. Quando o WhatsApp Pay é adicionado, você também pode rastrear pagamentos feitos diretamente na plataforma, gerando métricas mais detalhadas sobre a efetividade de suas campanhas e canais de venda.

Dúvidas comuns sobre pagamento pelo WhatsApp

O pagamento pelo WhatsApp cai na hora?

Sim, o pagamento pelo WhatsApp normalmente é processado instantaneamente, permitindo que o lojista receba o valor em tempo real.

Como cancelar e fazer estorno de pagamento WhatsApp?

Para cancelar um pagamento pelo WhatsApp e realizar o estorno do pagamento, você pode acessar as configurações do WhatsApp, mas o ideal é realizar o processo no aplicativo da Cielo pois é a única forma de finalizar o reembolso com o valor total recebido.

Existe limite de valores para pagamentos pelo WhatsApp?

Sim, há limites diários e mensais para transações realizadas pelo WhatsApp Pay. Os valores podem variar, portanto, é importante consultar as diretrizes do serviço para mais detalhes.

O que fazer se o pagamento pelo WhatsApp não for confirmado?

Se o pagamento não for confirmado, verifique se o cliente recebeu a notificação e, caso necessário, entre em contato com o suporte do WhatsApp ou da Cielo para resolver a situação.

Simplifique processos e aumente as vendas

Até aqui você viu como reunir os processos mais importantes para você e seu cliente em um só lugar pode potencializar seus resultados. Sem dúvidas, ter catálogo, atendimento e até pagamentos tudo em um só lugar faz do WhatsApp uma máquina de vendas completa.

Neste cenário, aproveitamos para perguntar: você ainda faz cada etapa do frete separadamente? Sabia que é possível calcular frete online em instantes, emitir etiquetas com até 80% de desconto e ainda informar seu cliente do preço do envio sem precisar sair de casa ou do seu trabalho?

E se você puder encontrar também tudo que você precisa para enviar seus pedidos em uma única plataforma? A boa notícia é que você pode! Basta fazer os seus envios com a SuperFrete.

Assim como o WhatsApp, a SuperFrete também pode ser usada pelo celular em um aplicativo exclusivo ou pelo computador. Tudo isso sem mensalidades e ainda com um atendimento pronto para te ajudar. Conheça hoje mesmo:

Testar SuperFrete Baixar app SuperFrete

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.