Como abrir uma loja na Shopee [tutorial completo]
Ganhar dinheiro online se torna cada vez mais acessível com o crescimento de canais de venda digitais como a Shopee, que em pouco tempo caiu no gosto dos consumidores brasileiros.
Seja para ampliar o alcance de uma loja física ou para ingressar no e-commerce, vender online em um marketplace é uma porta de entrada promissora. E a Shoppe, tem conquistado mais adeptos, tanto entre compradores, quanto em vendedores.
Conforme um levantamento da Conversion em julho de 2024, a Shopee registrou um aumento de 14% no tráfego de visitantes, o segundo maior entre os marketplaces, ficando atrás apenas do Mercado Livre.
Neste cenário animador, você chegou até aqui porque quer saber como abrir uma loja na Shopee e entender se é confiável vender na plataforma, certo?
Então, temos mais uma boa notícia: vamos abordar tudo isso e mais um tutorial de como fazer seu cadastro como vendedor em um dos canais de vendas que mais cresce no país.
O que você vai ver por aqui:
- O que é Shopee?
- Shopee: a gigante asiática cresce no Brasil
- Vender na Shopee vale a pena?
- Como vender na Shopee do Zero?
- Como se tornar um vendedor na Shopee: crie sua conta
- O que é preciso para abrir uma loja no Shopee: tutorial de cadastro
- Shopee é confiável?
- Use sua loja na Shopee para expandir suas vendas
- Amplie sua vendas com frete barato
O que é Shopee?
O Shopee é um marketplace do Sudeste Asiático em crescimento entre os consumidores brasileiros, o que possibilita que vendedores digitais possam oferecer seus produtos nesse “shopping online”.
Com uma série de facilidades, desde poder escolher criar sua loja com CPF ou CNPJ, a Shopee é um canal de vendas com alta visibilidade no Brasil, atraindo milhares de compradores mensalmente.
Shopee: a gigante asiática cresce no Brasil
O Brasil foi o primeiro país onde a Shopee começou suas atividades fora do Sudeste Asiático. A entrada da plataforma de marketplace no mercado brasileiro aconteceu em 2019.
Até o momento desta publicação, a Shopee soma 22 escritórios que coordenam a operação da gigante dos marketplaces em sedes localizadas em várias cidades pelo mundo, entre elas, São Paulo.
Além da unidade na capital paulista, a plataforma de vendas internacional possui 3 escritórios na China, 6 na Indonésia, 1 no Japão, 3 na Malásia, 1 no México, 1 nas Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Taipei, Tailândia e 2 no Vietnã.
Vender na Shopee vale a pena?
Vender em um marketplace como a Shopee oferece uma série de vantagens para os vendedores, desde os iniciantes ou os já estabelecidos no mercado digital.
Em pesquisa realizada pela própria plataforma, 30% dos vendedores brasileiros na Shopee tem a loja nesse marketplace como a principal fonte de renda.
Além disso, a Shopee se destaca como uma plataforma robusta que conecta milhões de consumidores a vendedores de todo o mundo, proporcionando um ambiente dinâmico e favorável para o comércio eletrônico.
Precisa de mais informações para decidir se vale a pena investir seu tempo em uma loja nesse marketplace? Então, veja as vantagens que listamos:
1. Alcance global
A Shopee possui uma presença significativa em vários países da Ásia e em outras regiões do mundo. Isso significa que os vendedores têm acesso imediato a uma base de clientes internacional, ampliando suas oportunidades de vendas e visibilidade globalmente.
2. Baixo custo de entrada
Comparado a abrir uma loja física ou mesmo a desenvolver uma loja online independente, começar a vender na Shopee é bastante acessível. A plataforma geralmente cobra taxas competitivas e oferece diferentes opções de planos para vendedores, permitindo que se ajustem conforme o crescimento do negócio.
3. Infraestrutura tecnológica
A Shopee investe pesadamente em sua infraestrutura tecnológica para garantir uma experiência de compra e venda fluida. Isso inclui desde um sistema robusto de gestão de pedidos até ferramentas avançadas de marketing digital, facilitando a gestão do negócio e otimizando o processo de vendas.
4. Facilidade de gestão
A estrutura intuitiva da Shopee facilita a gestão de estoque, precificação e comunicação com os clientes. Isso permite que os vendedores foquem mais em expandir seu catálogo de produtos e melhorar a experiência do cliente, em vez de se preocupar com aspectos técnicos da operação.
💡Veja também:
5. Ferramentas de marketing e promoção
A plataforma oferece diversas ferramentas para promover produtos, como campanhas de desconto, vouchers e promoções sazonais. Além disso, os vendedores podem aproveitar o tráfego orgânico gerado pela própria Shopee, que direciona usuários para os produtos de forma eficaz.
6. Suporte ao cliente
A Shopee prioriza a experiência do cliente, o que inclui um sistema de suporte eficiente para resolver questões relacionadas a pedidos, pagamentos ou devoluções.
Esse apoio é uma ajuda e tanto para construir confiança entre os consumidores e os vendedores, aumentando as chances de recompra e fidelização.
7. Análise de dados
A plataforma fornece acesso a dados detalhados e análises sobre o desempenho das vendas, comportamento dos consumidores e tendências de mercado.
Essas informações são valiosas para ajustar estratégias de negócio e tomar decisões informadas para o crescimento da operação.
Como vender na Shopee do Zero?
O primeiro passo para vender na Shopee do zero é criar o seu cadastro na plataforma. Na sequência, faça o registro da sua loja na Central do Vendedor, onde você irá preencher suas informações fiscais pessoais, as da sua loja e enviar os dados do seu negócio para verificação.
Após a equipe Shopee validar seus dados, você receberá a notificação no e-mail cadastrado sobre o status do seu registro e poderá usar sua área de vendas na plataforma para cadastrar seus produtos.
Como se tornar um vendedor na Shopee: crie sua conta
É possível criar sua conta na Shopee tanto no celular quanto em um computador. Você também pode contar com pelo menos, três formas de se registrar como vendedor no marketplace:
1. Efetuar seu cadastro pela primeira vez: se você nunca usou a Shopee antes e não tem uma conta nem como consumidor.
2. Transformar a conta ativa já existente: se você tem cadastro na Shopee como cliente, pode usar a mesma conta para abrir sua loja e se registrar como vendedor.
3. Criar um cadastro exclusivo para seu negócio: outra alternativa é criar um e-mail específico para seu e-commerce e criar sua conta como vendedor separada do seu perfil de consumidor na Shopee.
Confira o passo a passo em cada uma dessas alternativas:
Opção 1: ainda não sou cliente e não tenho nenhum cadastro
Acesse a página inicial da Shopee e clique em “Cadastrar” no canto superior direito do site.
Opção 2: já sou cliente e vou usar uma conta existente
Se você já é um usuário da plataforma, como consumidor, pode usar o mesmo cadastro para se registrar como vendedor, ou seja, aproveitar para entrar/logar com o mesmo e-mail e senha que já utiliza.
- Clique em “Vender na Shopee”
- Na tela seguinte, insira seu número de telefone e clique em “Próximo”, ou clique em um dos botões Google ou Facebook para fazer seu cadastro vinculado a uma conta existente em um desses serviços.
- Na sequência, você será direcionado para a tela de Cadastro de Vendedor, clique em “Começar Cadastro”.
Opção 3: criar uma conta com um novo e-mail para empresa
Se você preferir utilizar um e-mail profissional para não misturar com as informações do seu e-mail pessoal, o que é recomendável, mas ainda não havia pensado nessa possibilidade, crie um novo e-mail para ser o oficial do seu negócio.
Com o novo e-mail da sua futura empresa em mãos, siga os passos que mostramos acima na opção 2 e crie sua conta na plataforma.
O que é preciso para abrir uma loja no Shopee: tutorial de cadastro
Depois de criar sua conta na plataforma, você será direcionado para a área de preenchimento de informações para seu cadastro como vendedor, o que possibilitará a criação da sua loja na Shopee. Veja os dados solicitados e como preencher os campos:
1. Escolha o tipo de loja
- Selecione se irá abrir a loja com o seu CPF ou CNPJ.
2. Forneça informações de identificação fiscal
- Preencha os campos com seu nome completo, nacionalidade, CPF e data de nascimento.
- Fotografe a frente e o verso do seu documento de identidade e suba na plataforma.
- Faça uma selfie do seu rosto e envie.
- Tire outra selfie, dessa vez, segurando seu documento de identidade ao lado do rosto (ambos devem ficar visíveis) e envie.
3. Forneça informações da loja
- Insira o nome da loja (o que será o nome da sua marca e será mostrado para todos consumidores).
- Informe os dados de contato do seu negócio: nome, telefone, CEP, endereço completo.
- Após ler a documentação com os Termos de Serviço e etc, clique na caixa “Eu li e concordo com”.
- Para finalizar essa etapa, clique em “Enviar”.
Pronto! Seu cadastro foi realizado e seus dados enviados para verificação. Agora é só aguardar o retorno da plataforma no seu e-mail. Verifique o e-mail com frequência para acompanhar a liberação do seu acesso à Central do Vendedor.
Com a conclusão dessa etapa, você já pode conferir o conteúdo do Centro de Educação do Vendedor, a área de treinamentos da Shopee com diversos vídeos, artigos e cursos gratuitos.
🎯 Ferramenta Gratuita: Gerador de nomes para empresas
Shopee é confiável?
Muitas pessoas podem ter receio de fornecer informações pessoais, números de documentos e enviar selfies na hora de fazer cadastros em plataformas online, o que é necessário para criar sua loja no marketplace. E nessa hora é comum se perguntar se a “Shopee é confiável”.
Esta é uma dúvida pertinente, mas você pode realizar seu cadastro como cliente ou como vendedor com a tranquilidade de saber que plataformas online como a Shopee, mesmo que de origens internacionais, têm sua operação regulamentada no Brasil pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sob os critérios de proteção da LGPD, seus dados devem ser mantidos seguros e o envio de selfies e fotos de documentos solicitados serve para ampliar o grau de segurança e prevenir fraudes.
Use sua loja na Shopee para expandir suas vendas
Um dos maiores benefícios de vender em marketplace é aproveitar a carona no tráfego orgânico dessas plataformas. Isso quer dizer que grandes empresas de e-commerce atraem um volume acentuado de visitantes apenas usando as pesquisas nos buscadores.
Mas e se além de chamar a atenção para os produtos em seu catálogo na Shopee, você também levar esse público para outros canais de venda? Comece direcionando esses clientes também para o Instagram e Facebook, por exemplo.
Pode parecer um passo pequeno, mas é uma estratégia eficiente para construir uma base fiel de clientes e que, futuramente, poderá comprar direto do seu site de vendas, o que irá ampliar sua atuação e escalar o seu negócio.
💡Saiba mais: Como vender no Facebook? [Guia Completo]
Amplie sua vendas com frete barato
A Shopee possui um meio de logística próprio, mas se você quiser escalar suas vendas, e oferecer seus produtos também nas redes sociais, ou criar seu próprio site, é preciso contar com uma plataforma completa de fretes que atenda em todos seus canais de vendas.
Com a SuperFrete, uma solução de logística que conecta quem vende online com as melhores condições de entrega com as transportadoras fica fácil.
A SuperFrete é uma plataforma completa que possibilita calcular frete com até 80% de desconto, emitir etiquetas de envio no conforto da sua casa 24h por dia, 7 dias por semana.
E praticidade e comodidade não param por aqui: tenha liberdade para gerar seus fretes e acompanhar o rastreamento dos pedidos em um aplicativo pelo celular, no seu computador ou direto no site da sua loja virtual com as integrações disponíveis.
Comece a empreender do jeito certo e com a melhor infraestrutura de gestão de frete barato do mercado. Conheça a SuperFrete hoje mesmo:
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.
Andressa Barbosa
Integrante da equipe de Marketing da SuperFrete, Andressa Barbosa é jornalista e produz conteúdo para ajudar e inspirar quem empreende online.