Skip to content

Cotação Correios: como calcular frete com desconto para seus clientes?

Se você empreende vendendo pela internet, muito provavelmente você já quis saber como calcular frete com desconto para os seus clientes. 

Quem tem e-commerce sabe que muitas vezes a cotação Correios para a entrega acaba ficando muito cara em comparação ao valor do pedido, o que pode fazer com que o cliente desista da compra. 

Segundo o levantamento da Ecommerce Trends 2023, 79% dos consumidores têm o frete como um dos principais fatores decisivos na hora de finalizar ou não uma compra online.

Por isso, oferecer um frete mais em conta para seus clientes é muito importante para fechar vendas e crescer cada vez mais o seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos neste post algumas dicas de como você pode fazer isso de forma simples e ainda garantir desconto em todos os seus envios de encomendas.

Vem com a gente!

Nesta leitura você irá encontrar:

Como funciona o envio pelos Correios?

Antes de aprender como calcular frete para o seu e-commerce, é importante entender como funciona o envio pelos Correios e o que é considerado no cálculo.

Para definir o valor do frete de uma encomenda, os Correios levam vários fatores em consideração para fazer a cotação, como:

  • O peso da encomenda;
  • As dimensões e o formato da embalagem (comprimento, largura e altura);
  • Qual a modalidade de envio escolhida;
  • A distância entre o remetente e o destinatário, ou seja, o endereço de origem e destino da encomenda;
  • Qual o valor declarado da encomenda (opcional, para encomendas com seguro);
  • Outros serviços opcionais como aviso de recebimento ou entrega exclusiva para o remetente.

Cada um desses itens pode fazer o valor final variar. Por isso, é muito importante estar com essas informações certinhas quando for calcular o envio de alguma encomenda.

👉Leia também: Embalagens para e-commerce: como escolher a ideal para economizar no frete

Quais as modalidades de envio dos Correios?

Existem várias modalidades que você pode escolher quando for enviar uma encomenda pelos Correios. 

Cada um tem suas vantagens e, escolhendo o tipo que mais se adequa ao produto que você está enviando, é possível conseguir um valor mais em conta.

Para as cotações de lojas virtuais, existem 3 modalidades principais:

  • PAC (Prático, Acessível e Confiável): é a modalidade de envio econômica dos Correios, e com um prazo de entrega de até 10 dias úteis. Ela é indicada para as encomendas em que não há urgência na entrega.
  • Sedex (Serviço de Encomenda Expressa): é uma modalidade de envio mais rápida que o PAC, com prazo de entrega de até 5 dias na versão convencional. É indicada para encomendas que precisam de entrega rápida. Também é possível escolher versões ainda mais rápidas como o Sedex 10 ou Sedex Hoje.
  • Mini envios: também chamada de PAC Mini, é a modalidade mais econômica dos Correios, que permite envios de até 300g. Indicada para quem vende  Com ela é possível enviar encomendas de até 300g e dimensões máximas de 4 cm de altura x 16 cm de largura x 24 cm de comprimento.

Além dessas, também existem a carta comercial e a carta registrada, para encomendas de até 500g e 2kg, respectivamente. 

Quanto custa enviar uma encomenda pelos Correios?

O preço do frete dos Correios é calculado levando em consideração o tipo de envio escolhido, as dimensões e peso do pacote e a distância que será percorrida.

Assim, cada encomenda pode ter um valor único e é necessário fazer o cálculo de preços e prazos para saber o preço correto. 

Serviços opcionais no envio de encomendas pelos Correios

Sabemos que para quem está começando a empreender, cada venda é muito importante para o negócio. Assim, em alguns casos, talvez seja preciso oferecer serviços opcionais no seu envio que garantem uma entrega mais segura.

Conheça abaixo alguns dos serviços opcionais oferecidos pelos Correios:

Aviso de Recebimento (AR)

Com o serviço de aviso de recebimento dos Correios, é possível enviar documentos importantes, cartas registradas e encomendas com valor declarado, com mais segurança e tranquilidade. 

Quando o carteiro entrega a encomenda, o destinatário assina o Aviso de Recebimento, comprovando que a entrega foi realizada. Esse documento é então devolvido a quem enviou. Assim, você pode comprovar que a entrega foi realizada e quem a recebeu.

Entrega a mão própria

Com esse serviço, os Correios garantem a entrega da encomenda diretamente nas mãos do destinatário. Você pode indicar até 03 pessoas para receber a encomenda. Assim, ela só será entregue para uma de suas indicações. 

Esse envio é ideal para encomendas que não podem ser deixadas em portarias e recepções.

Declaração de valor - Seguro

O seguro oferecido pelos Correios garante a indenização do valor declarado em caso de extravio, perda ou dano da encomenda. É uma forma de garantir a tranquilidade e segurança tanto sua como pessoa empreendedora quanto de seus clientes.

Lembre-se sempre de escolher a opção mais adequada para cada tipo de envio, considerando o valor declarado, prazo de entrega e características da encomenda.

Como fazer a cotação Correios para minha encomenda?

Agora que você já sabe como funciona o envio pelos Correios, vamos imaginar o cenário: você combinou sua venda para um cliente de outra cidade e agora precisa fazer a cotação Correios para calcular o frete e poder montar a proposta final de valores para fechar negócio com o cliente.

Felizmente, fazer essa cotação é bem simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Pese a encomenda: é importante pesar a encomenda para saber o peso exato e poder escolher o tipo de serviço mais adequado para seu envio.
  2. Meça as dimensões da encomenda: meça o comprimento, largura e altura da encomenda. Se a encomenda tiver formato irregular, será considerada a maior medida.
  3. Acesse uma calculadora de frete: nela, basta informar os dados da encomenda que você já separou: endereço de origem (o seu), peso e dimensões do pacote e endereço de destino (o do seu cliente);
  4. Confira o valor do frete: com as informações que você preencheu na calculadora, o seu frete será calculado e você poderá conferir os tipos de envios disponíveis e o valor para cada um.

Como calcular frete com desconto?

Você fez a cotação Correios, mas o valor do frete ficou muito alto? Calma, que a gente tem a solução para esse problema.

Para enviar sua encomenda com desconto pelos Correios, você pode contar com um aplicativo que calcula e emite etiquetas dos Correios com desconto: o app SuperFrete.

Com o app SuperFrete, além de calcular e acompanhar o rastreio das encomendas em tempo real, você pode emitir etiquetas de frete com até 80% de desconto no valor do PAC, mini envio ou do Sedex, o que facilita muito as suas vendas.

Calculando frete mais barato com o app SuperFrete

Usar o aplicativo SuperFrete para calcular e emitir etiquetas de frete dos Correios com desconto é muito simples. Você só precisa:

  • Baixar o app SuperFrete na sua loja de aplicativos. Ele está disponível tanto na Google Play para android quanto na App Store para IOS; 

Baixar grátis

  • No aplicativo, você irá preencher os campos com as informações que já vimos acima para calcular o valor do frete: dados da encomenda, como peso e dimensões, e dados de endereço de origem e de destino. 
  • Selecionar os serviços opcionais, caso sejam necessários na sua encomenda;
  • Depois de preenchidos os dados, é só clicar em “calcular frete” que você poderá visualizar o valor para envio padrão via PAC, Sedex ou Mini Envios, e também o valor com desconto para emissão da sua etiqueta de frete. 

Além de calcular com facilidade o frete da sua encomenda pelo aplicativo, você também pode aproveitar para emitir a etiqueta com 80% de desconto. Para saber mais, confira o post sobre como enviar encomendas pelos Correios com desconto.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui. 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.