Skip to content

Como escolher embalagens para ecommerce?

Quem vende pela internet sabe que enviar os produtos com segurança é um fator muito importante para o sucesso do negócio. Por isso, a hora de escolher embalagens para ecommerce deve ser um momento de atenção para o lojista.

Escolher a embalagem para Correios adequada para o produto influencia na segurança da entrega, na experiência do cliente e pode até mesmo impactar diretamente no custo do frete.

Nesta leitura, você irá entender um pouco mais sobre como escolher embalagens para o seu e-commerce, o que levar em consideração, como colar a etiqueta na embalagem e, ainda, conferir como fazer o envio de encomendas com desconto pelos Correios.

O que você irá encontrar neste artigo:

Qual as melhor embalagem para Correios?

A melhor opção é sempre a que melhor proteger e proporcionar uma boa experiência para o seu produto.

Por isso, ao escolher uma embalagem para Correios para enviar suas encomendas, é importante considerar a segurança, proteção do conteúdo, e o tamanho adequado.

Além disso, o formato da sua embalagem também é muito importante. Isso porque embalagens em tamanhos e formatos não convencionais podem gerar uma taxa extra no valor do frete.

Esses formatos não convencionais são conhecidos como não mecanizáveis, que precisam de manuseio especial. Eles incluem embalagens cilíndricas, em formas de esferas, cones, cilindros, etc.

As melhores opções de embalagem para enviar as encomendas do seu e-commerce são: 

  • Caixa de papelão;
  • Envelope kraft;
  • Envelope plástico ou de segurança.

Caixa de papelão

caixa-de-papelao

As caixas de papelão são uma escolha popular para o envio de produtos pelos Correios. Elas são versáteis, resistentes e oferecem boa proteção para diferentes tipos de produtos.

Se você optar por uma embalagem de caixa de papelão, é fundamental escolher o tamanho adequado da caixa para que o produto fique bem acomodado, evitando danos durante o transporte.

Além disso, embalagens do tamanho correto também podem deixar o frete mais barato, já que as dimensões do pacote são consideradas no cálculo do frete.

Envelope kraft

envelope-kraft

Os envelopes kraft são ideais para o envio de documentos, revistas, livros e pequenos produtos, como acessórios e cards colecionáveis.

Em geral, os envelopes já vêm com uma fita colante para facilitar na hora de embalar a sua mercadoria. 

Eles também podem ter uma camada adicional de plástico-bolha para proteger o envio de produtos mais frágeis.

Além disso, os envelopes kraft também são leves, o que pode ajudar a reduzir os custos de frete.

Envelopes plásticos de segurança

envelope-de-seguranca

Esses tipos de envelopes são muito práticos e funcionam para uma grande variedade de produtos, assim como os envelopes kraft. Porém, os envelopes plásticos de segurança são mais resistentes.

Em geral, também possuem uma camada de plástico-bolha interna, aumentando ainda mais a segurança para o transporte das mercadorias.

Eles são comumente usados para o envio de roupas, acessórios, produtos eletrônicos e outros itens que não precisam de uma proteção tão rígida quanto uma caixa de papelão.

Dicas para escolher a embalagem ideal para seu e-commerce

Além de escolher o formato mais adequado de embalagem para seus produtos, outros pontos merecem uma atenção especial como demanda e experiência do cliente ao receber a encomenda em casa.

Conheça o seu produto

Conhecer as especificidades dos produtos que você vende é muito importante para escolher a embalagem correta, que garanta mais segurança na entrega.

Entender as características de tamanho, peso e formato, além da fragilidade de todos os seus produtos do seu catálogo permitirá que você escolha as melhores embalagens.

Também é importante saber a quantidade média de produtos que você vende, e como essas vendas são feitas. 

Por exemplo, se o mais comum é vender apenas um produto por transação ou se são vendidos produtos de tamanhos diferentes na mesma compra.

Assim, você consegue planejar melhor as quantidades na hora de comprar embalagens.

Conheça o seu público

Conhecer o seu público-alvo, quem recebe a encomenda em casa, é muito importante na hora de escolher a embalagem, afinal, você quer conquistar e encantar esse cliente.

Por isso, entender o que ele espera de uma compra online e quais as experiências que o mercado oferece para ele pode ser de grande ajuda na hora de embalar o produto.

Por exemplo: se seu produto tem como premissa sustentabilidade, seu público-alvo pode se incomodar com embalagens com muito plástico desnecessário.

Personalize

Personalizar a embalagem em que seus produtos serão entregues pode ajudar muito no fortalecimento da sua marca e na experiência do cliente.

O unboxing experience é a “experiência de tirar algo da caixa” e vem sendo muito utilizado por marcas para ajudar na fidelização de clientes.

Para essa experiência, você pode tanto optar por embalagens personalizadas, quanto por uma embalagem interna, onde você possa personalizar mais sem comprometer a segurança do produto. 

Vale investir em adesivos, perfumes e até em bilhetes exclusivos para seu cliente.

Onde comprar embalagens para ecommerce?

Existem diversas opções para comprar embalagens para o seu e-commerce. Você pode encontrá-las em lojas físicas especializadas em embalagens próximo a você, lojas de papelaria ou até mesmo realizar compras online.

Ao procurar por fornecedores de embalagens, faça uma análise de quais tipos de embalagem você mais utiliza para otimizar a sua compra e conseguir melhores ofertas.

Além disso, verifique a qualidade dos produtos, os tamanhos disponíveis e se há opções personalizadas, caso queira investir em embalagens mais atrativas.

Dicas de lojas de caixas personalizas para e-commerce

É possível comprar online embalagens por meio de marketplaces como o Elo7 ou em lojas especializadas de papelaria e embalagens, como a Embala Web e a Embalagem Fácil. 

Onde colar a etiqueta e declaração de conteúdo Correios na embalagem?

A embalagem de envio, além de proteger o produto que você está enviando para seu cliente, também tem papel fundamental na logística de entrega, afinal, é nela que a etiqueta e a declaração de conteúdo Correios serão coladas.

Esses documentos garantem a segurança e a eficiência no transporte das mercadorias pelos Correios. Por isso, devem ser colados de forma visível na embalagem.

O melhor local para fixar a etiqueta Correios e a declaração de conteúdo é no canto superior da embalagem, cuidando para não cobrir o código de barras com nenhum tipo de material, incluindo a fita adesiva.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais sobre como fixar esses documentos na sua embalagem:

Como enviar encomendas com desconto pelos Correios

Agora que você já sabe como escolher e embalar as encomendas da sua loja proporcionando segurança e uma boa experiência de compra, que tal conquistar ainda mais vendas oferecendo um frete barato?

Você pode contar com o aplicativo SuperFrete para calcular frete dos Correios, rastrear encomendas em tempo real e ainda garantir até 80% de desconto no valor da etiqueta de envio. 

Para emitir fretes com desconto pelo app é muito simples, basta você: 

  1. Baixar o aplicativo SuperFrete gratuitamente no seu celular;

    Baixar grátis
  2. Preencher as informações de remetente, destinatário e do pacote e calcular o frete;
  3. Escolher a modalidade de envio que mais se adequa a sua necessidade e clicar em “Emitir frete com desconto”;
  4. E pronto! Agora é só fazer o pagamento da etiqueta já com o desconto e despachar o pacote em uma agência dos Correios.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.