Skip to content

Objeto não encontrado na base de dados dos Correios: o que fazer?

Você já passou pela situação de aguardar ansiosamente pela entrega de uma encomenda e, ao realizar o rastreamento Correios, se deparar com a mensagem "objeto não encontrado na base de dados dos Correios"?

Isso pode gerar preocupação e dúvidas sobre o status do pedido, principalmente se é um produto que você enviou para seu cliente, afinal, a credibilidade da sua loja está em jogo.

Mas, na maioria dos casos, não há com o que se preocupar, pois isso é algo comum de acontecer.

Neste artigo, você irá entender as possíveis causas desse problema, como orientar seu cliente sobre essa situação e ainda conhecer um aplicativo que facilita o cálculo, emissão de etiquetas de frete e rastreio de encomendas dos Correios.

Nesta leitura você irá encontrar:

O que significa objeto não encontrado na base de dados dos Correios?

Se você ou seu cliente estiverem fazendo o rastreamento de uma encomenda e, ao digitar o código de rastreio, receberem na tela a mensagem de erro “objeto não encontrado na base de dados dos Correios”, significa que a encomenda ainda não está registrada no sistema dos Correios.

É normal que essa situação cause preocupação e dúvidas, mas na maioria das vezes a explicação é bem mais simples.

O status “objeto não encontrado na base de dados dos Correios” pode significar apenas que seu pedido ainda não foi lançado no sistema da estatal.

Print da tela de rastreamento dos Correios exibindo a mensagem "objeto não encontrado na base de dados dos Correios"

Uma possibilidade para essa mensagem de erro aparecer no rastreamento é que a etiqueta de envio tenha sido gerada, mas a encomenda ainda não tenha sido postada em uma agência dos Correios.

Também é possível que uma etiqueta tenha sido gerada em um aplicativo de emissão de fretes, como o app SuperFrete, mas a encomenda não tenha sido postada dentro do prazo de 10 dias.

Nesse caso, para que o pacote possa ser despachado, será necessário gerar uma nova etiqueta que terá um novo código de rastreio.

Mas, caso a encomenda já tenha sido postada, é normal que haja um atraso até que as informações estejam disponíveis no sistema de rastreamento dos Correios. Isso porque, após a postagem do pacote, podem levar até 72h úteis para que o sistema seja atualizado.

O que fazer quando o objeto não é encontrado na base de dados dos Correios?

Como vimos, na maioria dos casos basta ter paciência e esperar um pouco até que o sistema de rastreio dos Correios seja atualizado. A expectativa é que esse status normalize em até 2 dias úteis. 

No entanto, se a encomenda já tiver sido postada e o período normal de atualização de 72 horas já tiver passado, mas a mensagem de objeto não encontrado ainda estiver aparecendo, pode ser necessário entrar em contato com os Correios para obter mais informações sobre o status da encomenda.

O mais importante nessa situação para quem vende online é saber explicar as possíveis causas e orientar seu cliente corretamente sobre como proceder, ajudando a tirar dúvidas e fidelizando o cliente com a sua loja, afinal, a venda não termina no momento que você faz a postagem da encomenda.

O que fazer quando o código de rastreio não funciona?

Em alguns casos, é possível que você se pergunte "e agora, o que fazer quando o código de rastreamento não funciona?"

Além da mensagem de “objeto não encontrado na base de dados dos Correios”, pode acontecer também de o código de rastreio não funcionar, e retornar uma mensagem de código de rastreamento inválido. Nesse caso, é possível que haja um erro no número digitado.

Para evitar esse problema, é importante verificar se o código de rastreio está correto antes de realizar o rastreamento. Confira se não há espaços ou caracteres a mais no número digitado.

Caso o problema persista mesmo com o código correto, é possível que haja algum problema no sistema de rastreamento dos Correios. Nesse caso, é importante entrar em contato com o atendimento ao cliente dos Correios para reportar o problema e obter mais informações sobre o status da encomenda.

Quanto tempo demora para o código de rastreamento funcionar?

Apesar de o código de rastreamento da encomenda ser gerado na hora da postagem, a sua atualização no sistema poderá demorar até 72 horas após a postagem. 

Como fazer o rastreio de objeto em encomendas dos Correios?

Para fazer o rastreamento de objeto no rastreamento de encomenda dos Correios, você pode tanto acessar o site dos Correios quanto utilizar um aplicativo de fretes, como o app SuperFrete.

Na ferramenta de rastreamento dos Correios, basta digitar o código de rastreio no campo indicado e preencher o campo de verificação. O site irá mostrar o status da encomenda, informando a data e o horário de cada atualização.

Se preferir utilizar o aplicativo SuperFrete, basta fazer o download gratuitamente no seu celular e, após instalar, na aba “Rastreio” clicar no símbolo de “+” no canto inferior da tela e cadastrar a encomenda digitando um nome e o código de rastreio.

Baixar grátis

Assim, o rastreio da encomenda ficará salvo no aplicativo, para que você possa consultar rapidamente sem precisar digitar o código de rastreio todas as vezes.

Além disso, o aplicativo também envia notificações das atualizações de status da sua encomenda. 

Confira no vídeo abaixo o passo a passo para rastrear encomendas dos Correios com o app SuperFrete:

Mas, em ambas as opções é importante lembrar que, como mencionado anteriormente, pode levar até 72 horas úteis para que as informações de rastreamento estejam disponíveis no sistema dos Correios após a postagem da encomenda.

SuperFrete: aplicativo para calcular e rastrear encomendas

Você já deve ter notado que o aplicativo SuperFrete é uma ótima solução para rastrear suas encomendas em tempo real. No entanto, as vantagens da SuperFrete não param por aí.

Além de fornecer um acompanhamento preciso das entregas e notificações em tempo real do status da sua encomenda, o app SuperFrete permite calcular facilmente o valor do frete e ainda emitir etiquetas com até 80% de desconto, possibilitando que você ofereça um frete muito mais barato para seus clientes.

Emitir frete com desconto

Ao usar o app SuperFrete na sua loja, você ganha praticidade, segurança e ainda pode expandir seu negócio para todo o Brasil oferecendo uma logística competitiva com o mercado.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.