Skip to content

AR Correios: Conheça o serviço adicional de aviso de recebimento

Se você vende pela internet e faz o envio das suas encomendas pelos Correios, provavelmente já ouviu falar do AR Correios, o serviço de aviso de recebimento.

Garantir que a entrega das encomendas para seus clientes seja feita de maneira segura e eficiente é uma preocupação comum para quem tem e-commerce.

Por isso, poder contar com serviços adicionais como seguro e aviso de recebimento podem fazer a diferença na experiência logística oferecida para quem compra de você.

Neste artigo, você vai entender o que é o AR Correios, como funciona esse serviço adicional e como contratá-lo, além de conferir uma dica especial para garantir até 80% de desconto no valor do frete de todos os seus envios pelos Correios.

Nesta leitura você irá encontrar:

O que é o AR Correios?

O Aviso de Recebimento Correios (AR) é um serviço adicional que oferece ao remetente, ou seja, a quem enviou, uma comprovação com validade jurídica de que a encomenda foi entregue ao destinatário.

Assim, ao optar por esse serviço, você oferece ainda mais segurança para seus clientes no processo de entrega das encomendas da sua loja.

Como funciona o aviso de recebimento Correios?

Quando você contrata o aviso de recebimento (AR Correios), você recebe, após a entrega, um comprovante de recebimento com a assinatura do destinatário ou de alguém autorizado por ele.

Ou seja, na hora de entregar a encomenda, o carteiro solicitará os dados de quem está recebendo, como documento e assinatura, para preencher em um documento extra o comprovante de recebimento.

Esse comprovante é enviado pelos Correios para você, confirmando que a entrega foi concluída com sucesso.

O AR pode ser contratado tanto na versão em que o comprovante físico da assinatura de quem recebeu o objeto é enviado de volta para o remetente, quanto na versão digital, com retorno da imagem com assinatura e dados do recebedor.

Assim, você e seu cliente têm mais segurança de que a encomenda será entregue corretamente para alguma pessoa autorizada a fazer o recebimento.

Quanto custa o AR Correios?

Por ser um serviço adicional, o aviso de recebimento dos Correios tem um valor extra que é cobrado quando você contrata esse serviço.

O valor é tabelado pelos Correios e, em 2023, o AR Correios custa R$7,40. Já para o AR com registro nacional o custo é de R$14,80.

Como emitir AR Correios?

O documento de aviso de recebimento é gerado junto com a etiqueta dos Correios. 

Você pode gerar a etiqueta de envio tanto pelo endereçador dos Correios, quanto por um aplicativo como o app SuperFrete.

Assim, no momento de preencher os dados de envio da sua encomenda, você seleciona o serviço adicional de AR, e os dados informados para a etiqueta serão utilizados também para o preenchimento do AR.

Como preencher o aviso de recebimento?

Quando você contrata o serviço adicional de Aviso de Recebimento (AR) por meio de um aplicativo de fretes, como o app SuperFrete, você não precisa se preocupar em preencher o documento.

Isso porque os dados que você já informou na hora de gerar a etiqueta serão automaticamente preenchidos no documento de AR, facilitando o processo de contratação do serviço adicional.

Depois, as informações de entrega serão preenchidas no documento pelo destinatário ou por um representante autorizado, que assinará o aviso de recebimento no momento da entrega, confirmando que a encomenda foi recebida.

Como colar o aviso de recebimento na encomenda?

Depois de imprimir o aviso de recebimento, é preciso fixá-lo corretamente na sua encomenda para garantir que o comprovante seja preenchido com sucesso na entrega.

O AR deve ser colado na face contrária da etiqueta de frete, ou seja, a etiqueta Correios deve ser colada de um lado do pacote e, do outro lado, você cola o AR.

Como colar AR Correios

Além disso, você deve colar apenas a parte que está antes da linha tracejada, com a indicação de “Cole aqui”. 

Isso é muito importante porque o AR será destacado da embalagem no momento da entrega.

Emita etiquetas dos Correios com desconto

Você sabia que é possível emitir etiquetas de frete dos Correios com até 80% de desconto?

Para quem vende pela internet, oferecer frete barato é muito importante na hora de conquistar um cliente.

E, felizmente, existe um app que além de facilitar todo o processo de envio e rastreio das encomendas, ainda oferece descontos de até 80% em todos os envios: o app SuperFrete.

Com ele você calcula o frete dos Correios, emite a etiqueta pelo próprio aplicativo e, depois, só despacha a encomenda nos Correios ou em um SuperPonto escolhido por você no app.

Além de todas essas vantagens, você e seu cliente ainda podem fazer o rastreio dos pacotes em tempo real, recebendo notificações no celular sempre que houver uma atualização no status de entrega.

Para começar a aproveitar esses benefícios e emitir etiqueta Correios com desconto, basta você:

  • Preencher as informações de envio e contratar os serviços adicionais, como o AR Correios, se desejar, e calcular o frete;
  • Depois, é só escolher a modalidade de envio que mais se enquadra com a sua necessidade e conferir o valor já com o desconto aplicado;
  • Aí, é só fazer rapidamente o seu cadastro, validando seu número de telefone e efetuar o pagamento da etiqueta com desconto, que pode ser feito via Pix ou cartão de crédito;

E pronto! A etiqueta já estará disponível tanto no aplicativo quanto no seu e-mail para impressão. Por fim, basta colar na sua encomenda para despachar em uma agência dos Correios ou em um SuperPonto escolhido por você.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.