Skip to content

Rastreamento Correios: como acompanhar cada etapa do rastreio

Quer rastrear uma encomenda e saber quando ela chegará na sua casa ou na casa do cliente? Então nesse post você irá aprender tudo sobre rastreamento Correios.

O rastreio dos Correios é uma ferramenta que ajuda a acompanhar em tempo real o status e a localização de cada uma das suas encomendas postadas. 

Assim, é possível saber onde a encomenda está, prever o prazo de entrega e até solucionar possíveis problemas que possam acontecer durante a entrega.

Se você vende pela internet, provavelmente precisa enviar com frequência seus produtos para clientes de outras cidades e até mesmo de outros estados.

Esperar que a encomenda chegue pode gerar ansiedade tanto no seu cliente, que quer receber logo o produto, quanto em você, como empreendedor, que quer ter certeza que a mercadoria chegou em segurança.

Para facilitar a comunicação e driblar essa ansiedade até que a encomenda chegue ao destinatário, é possível compartilhar o código de rastreio da encomenda postada para que o cliente acompanhe em tempo real seu status e saiba a previsão de entrega.

Nesse processo de rastreio Correios, é muito comum que surjam algumas dúvidas sobre as etapas pelas quais a encomenda passa nos Correios e, também, sobre o que fazer no caso de encontrar algum problema no rastreamento.

Por isso, nesta leitura, você irá conhecer cada uma das etapas de envio de uma encomenda pelos Correios, como fazer o rastreio para acompanhar em tempo real e, ainda, conhecer um aplicativo que vai facilitar o rastreio de encomendas de forma simples e rápida.

Calculadora de frete com desconto

Preencha os campos abaixo e calcule seu frete pela SuperFrete com até 80% OFF

 

Navegue por este artigo:

Rastreamento Correios: consulte o seu objeto grátis

Para rastrear seu objeto postado nos Correios e saber o prazo de entrega e atualizações de status da encomenda, basta ter em mãos o código de rastreio do pacote e acessar a ferramenta de rastreio da SuperFrete

Na ferramenta, basta clicar no ícone "+" e cadastrar o código com um nome de fácil identificação. Se você estiver logado e estiver acompanhando o rastreio de uma encomenda postada pela plataforma SuperFrete, o código de rastreio já estará salvo automaticamente nesta tela.

rastreamento-correios-rastreie-objetos

O que é o rastreamento dos Correios?

Se você trabalha com vendas online e costuma utilizar os serviços dos Correios para enviar os produtos que vende, o rastreamento é uma ferramenta muito importante para você.

Por meio dele, é possível saber exatamente onde a encomenda que você enviou está em tempo real e quando ela será entregue.

O rastreamento dos Correios é uma maneira prática e segura de acompanhar a entrega das suas encomendas. 

Através do código de rastreamento fornecido pelos Correios, tanto você quanto seus clientes podem monitorar cada etapa do processo de envio, desde a postagem até a entrega, sem precisar sair de casa.

Assim, você melhora a relação com seus clientes, deixando eles mais seguros, já que podem acompanhar essas informações em tempo real e ficarem cientes de quando a encomenda de fato chegará até eles.

👉Correios: guia completo para enviar as encomendas do seu e-commerce

O que é o código de rastreio Correios?

O código de rastreio é um número único, fornecido pelos Correios, que permite acompanhar o status da sua encomenda durante todo o processo de envio e entrega.

Esse código é composto por 4 letras e 9 números, sendo 2 letras no início e 2 letras no final.

As letras no início do código de rastreio correspondem ao tipo de envio (PAC ou Sedex) e as no final correspondem ao país de origem do envio. 

No seu caso como empreendedor, por exemplo, os códigos de rastreios terão sempre as letras BR no final.

Como conseguir o código de rastreio?

Para conseguir o código de rastreio Correios, você precisa emitir a etiqueta de envio da sua encomenda.

Isso pode ser feito de duas formas:

No primeiro caso, o código já é gerado junto da sua etiqueta e você pode encontrá-lo imediatamente no próprio aplicativo SuperFrete ou no e-mail recebido.

Assim, você tem acesso ao código de rastreio antes mesmo de postar nos Correios e já pode compartilhar na hora com seu cliente.

Já no segundo caso, no momento da postagem, você receberá um comprovante de envio contendo o código de rastreio.

Ah, não se esqueça: se você optou por ir diretamente aos Correios, é importante guardar este comprovante, pois ele é a única forma de acessar as informações de rastreamento da sua encomenda.

Perdi o código de rastreio, o que posso fazer?

Se por algum motivo você acabou perdendo o código de rastreio da encomenda que você fez diretamente na agência dos Correios antes de enviá-lo para seu cliente ou de cadastrar em algum aplicativo de rastreio, será necessário retornar até a agência.

Para solicitar uma segunda via nos Correios, você precisará informar alguns dados para o atendente, como:

  • Dia e horário da postagem;
  • Modalidade de envio (PAC, Sedex ou Mini Envio);
  • CEP do destinatário e remetente;
  • CPF do destinatário e remetente, caso tenham sido preenchidos na etiqueta.

Normalmente, com essas informações, o atendente já conseguirá fornecer a segunda via do seu comprovante de postagem.

Como rastrear encomendas pelo CPF ou CNPJ?

Além do rastreamento pelo código, também é possível rastrear uma encomenda dos Correios pelo CPF ou CNPJ do destinatário.

Mas, para que isso seja possível, é preciso que você tenha informado o CPF ou CNPJ na hora da emissão da encomenda, o que não é mais uma informação obrigatória para fazer envios pelos Correios.

Para realizar a consulta pelo CPF ou CNPJ, será preciso fazer um cadastro na página de rastreamento dos Correios.

Assim que o CPF ou CNPJ forem digitados no campo indicado e o captcha for resolvido, uma nova janela se abrirá pedindo login. Aí, basta clicar em “cadastrar” e preencher as informações solicitadas.

Após isso, será possível tanto acompanhar a encomenda que se está esperando, quanto verificar um histórico com todas as encomendas que já foram entregues para aquele destinatário.

Como rastrear encomendas dos Correios pelo CPF. Na imagem, um print da visão de login no site dos Correios

Se não for possível encontrar a encomenda pelo CPF ou CNPJ, basta continuar acompanhando pelo código de rastreio normalmente.

Rastreamento Correios: quais as etapas da encomenda?

O rastreamento dos Correios é dividido em algumas etapas principais, e cada uma delas corresponde a um status diferente na atualização sobre a entrega da encomenda.

Etapas do rastreamento Correios. Print da visão de rastreio de uma encomenda pelo site dos Correios

Conhecer essas etapas pode ajudar a entender melhor o processo de envio e entrega das encomendas que você despacha e melhorar o relacionamento com seus clientes, afinal, assim você conseguirá tirar as dúvidas deles mais facilmente.

Objeto postado

A primeira etapa do rastreamento dos Correios é a de "Objeto postado".

Esse status indica que a encomenda foi registrada no sistema dos Correios e que está aguardando para ser encaminhada ao destino.

Nessa etapa, também é possível encontrar o status “objeto postado após o horário limite da agência”, mas, não há com o que se preocupar.

Isso quer dizer apenas que a encomenda foi entregue na agência dos Correios após o horário comercial e seguirá para o fluxo de entrega normalmente no próximo dia útil.

Objeto em trânsito

Após o objeto ser postado, ele entra na etapa de "Objeto em trânsito".

Esse status indica que a encomenda já saiu da agência dos Correios e está em trânsito para o destino.

Nessa fase, é possível acompanhar todo o deslocamento da encomenda, através das informações de localização atualizadas periodicamente.

É importante lembrar que a duração dessa etapa pode variar bastante, dependendo da distância entre o remetente e o destinatário, do tipo de serviço escolhido e de possíveis problemas logísticos, como congestionamentos ou problemas com transporte aéreo.

Objeto saiu para entrega ao destinatário

Quando a encomenda dos Correios tem seu status atualizado para “objeto saiu para entrega ao destinatário” ou para “objeto saiu para rota de entrega”, significa que ela chegou na etapa de entrega de fato e que o pacote já saiu para a rota de entrega no endereço indicado.

O que significa que, em breve, a encomenda estará sendo entregue no endereço do destinatário.

Nessa etapa do rastreamento, é muito importante orientar seu cliente para que tenha alguém no endereço informado para fazer o recebimento da encomenda.

Objeto entregue ao destinatário

A última etapa do rastreamento dos Correios é a de "Objeto entregue ao destinatário".

Esse status indica que a encomenda já foi entregue ao destinatário final e que o processo de envio e a entrega foram concluídos com sucesso.

💡 Saiba mais: continue seu aprendizado e turbine suas vendas para a Black Friday 2023. Participe da SuperFriday, evento gratuito focado em ajudar lojistas a aumentar os lucros na maior data comercial do ano.

👉Cadastre-se para acompanhar lives com especialistas e ganhe a SuperCalculadora de fretes grátis!

Que horas os Correios atualizam o rastreamento?

Uma dúvida que pode ser comum para seus clientes é qual o horário em que as informações de rastreio dos Correios são atualizadas. Mas, não há uma resposta exata para isso.

Como as informações são preenchidas manualmente no sistema pelos funcionários conforme as etapas da entrega avançam, não há um horário padronizado para que sejam feitas as atualizações.

Rastreamento Correios: quais problemas podem acontecer na entrega?

Durante o processo de entrega de uma encomenda pelos Correios, podem acontecer alguns problemas que  impeçam o ou atrasem a sua conclusão.

Caso haja algum problema na entrega da encomenda, o status do rastreio será atualizado e você e seu cliente poderão entender o que aconteceu, e qual a melhor forma de resolver.

Abaixo listamos alguns dos mais comuns:

Objeto não encontrado na base de dados dos Correios

Se você ou seu cliente inserirem o código de rastreio que foi fornecido para a encomenda no campo de busca e receberem o erro “objeto não encontrado na base de dados dos correios”, significa que a encomenda ainda não está registrada no sistema dos Correios.

Isso pode acontecer por alguns motivos, como a etiqueta ter sido gerada, mas a encomenda ainda não ter sido postada em alguma agência ou, simplesmente, um atraso na atualização das informações do sistema de rastreio, no caso do pacote já ter sido postado.

Após a postagem, podem levar até 72h úteis para que o sistema seja atualizado. 

Mas, se após esse período seu código de rastreio continuar aparecendo como inválido, é necessário entrar em contato com os Correios para verificar o que está acontecendo.

Carteiro não atendido

Quando esse status aparece no rastreamento significa que uma tentativa de entrega foi realizada, mas que não havia ninguém disponível para receber a encomenda no endereço de entrega.

Nesse caso, os Correios farão uma nova tentativa de entrega no endereço.

Porém, é importante lembrar que os Correios fazem apenas 2 tentativas de entrega para PAC e 3 tentativas para Sedex.

Por isso, é muito importante orientar seu cliente para que quando a encomenda tiver seu status atualizado para “objeto saiu para entrega ao destinatário”, tenha alguém disponível no endereço para fazer o recebimento.

Tentativa de entrega não efetuada

Quando o status é atualizado para “tentativa de entrega não efetuada” significa que o objeto saiu para a rota de entrega, mas que, por algum motivo, o carteiro não conseguiu entregá-la no mesmo dia.

Nesses casos, normalmente, uma nova tentativa de entrega será feita no próximo dia útil.

Endereço incorreto

Se o status do rastreio Correios for atualizado para “entrega não realizada - endereço incorreto” será necessário entrar em contato com os Correios.

Quando acontece de o endereço ser informado errado, o pacote volta para a base dos Correios para que seja enviado de volta ao remetente. Ou seja, não haverá uma nova tentativa de entrega.

Nesse caso, existe a possibilidade de buscar o pacote na agência para não perder a mercadoria. 

Mas, é preciso se informar com a agência dos Correios responsável sobre os horários e prazos que o pacote ficará disponível, para que a mercadoria não acabe sendo despachada de volta para o remetente.

Objeto devolvido aos Correios

Quando o status é atualizado para “objeto devolvido aos Correios” significa que a entrega não pôde ser concluída por algum motivo. 

Nesse caso, é necessário continuar acompanhando o rastreio e aguardar uma nova atualização.

Ou seja, não é necessário que o destinatário vá até a agência dos Correios, nem significa ainda que o pacote irá voltar para o remetente. É a próxima atualização, que virá após essa, que indicará se alguma ação será necessária para a entrega com sucesso da encomenda.

Em muitos casos, o objeto volta para os Correios por algum imprevisto na entrega, mas depois volta para a rota normalmente.

Objeto devolvido ao remetente

Caso a entrega não tenha obtido sucesso, seja por endereço incorreto ou por o carteiro não ter sido atendido em nenhuma das tentativas, e o destinatário não tenha buscado no tempo máximo, o pacote será devolvido para o remetente.

Para resolver essa situação, será necessário que o empreendedor e o cliente entrem em acordo sobre a melhor solução: reenviar o produto, cancelar a entrega ou reembolsar.

Pedido extraviado

Em casos mais raros, pode ocorrer de a encomenda ser extraviada durante o processo de envio.

Isso significa que ela foi perdida ou desviada em algum ponto do trajeto e não será entregue ao destinatário.

Nesse caso, é necessário entrar em contato imediatamente com os Correios para verificar o que pode ter acontecido e tentar solucionar o problema.

Por padrão, os Correios poderão realizar uma investigação para tentar encontrar o pacote, um processo que poderá levar alguns dias ou até semanas.

SuperFrete: aplicativo de rastreio Correios

Já pensou em facilitar o processo de rastreio Correios das encomendas que você envia e melhorar o controle das suas vendas

Ou em oferecer uma solução mais simples para que seus clientes possam acompanhar seus pedidos em tempo real?

A SuperFrete é uma empresa parceira oficial dos Correios e, por meio de seu aplicativo, torna todo o processo do cálculo, emissão e rastreamento de encomendas muito mais simples e rápido.

Afinal, a gente sabe que ter que ficar entrando na página dos Correios diariamente para acompanhar o status das encomendas pode acabar consumindo bastante tempo e gerando ainda mais ansiedade.

Como rastrear encomendas pelo app SuperFrete

Se você tiver feito a emissão da etiqueta da sua encomenda pelo app SuperFrete e aproveitado para garantir desconto no seu frete, basta entrar na aba “Rastreio”, clicar na etiqueta correspondente e acompanhar todo o processo de rastreamento da encomenda.

Mas, se você tiver feito a emissão diretamente nos Correios, também é possível utilizar o aplicativo SuperFrete para monitorar o rastreamento dos seus envios e receber notificações no seu celular sempre que houver uma atualização de status. 

Para isso, siga os passos abaixo:

1. Baixe o aplicativo SuperFrete gratuitamente e preencha o seu cadastro;


2. Entre na aba “Rastreio”;


3. Clique no botão no canto inferior “+” e cadastre um nome para identificar a encomenda e o código de rastreio;

4.Prontinho! Você já conseguirá acompanhar todas as atualizações de rastreio da encomenda cadastrada.

Aplicativo para rastrear encomendas dos Correios. Na imagem print da tela para cadastrar novo código de rastreio no app SuperFrete

E, é claro, você pode cadastrar quantas encomendas quiser e tornar o controle de entrega dos seus produtos muito mais simples e rápido.

Ah, também vale orientar seus clientes para utilizarem o aplicativo de rastreio da SuperFrete, seguindo o mesmo passo a passo. 

Assim, eles também podem acompanhar as encomendas de forma muito mais simples e serem notificados quando o objeto sair para entrega, evitando problemas no recebimento.

Minha encomenda postada pela SuperFrete está atrasada. O que fazer?

Caso você tenha feito um envio dos Correios pelo aplicativo SuperFrete e sua encomenda esteja atrasada, saiba que o nosso SuperTime está pronto para ajudar você a resolver da melhor maneira. 

Basta entrar em contato com o nosso time de atendimento, pelo próprio aplicativo, selecionando "Ajuda" no menu inferior da tela, com as informações da sua conta SuperFrete e o código da rastreio da encomenda.

Calcule e emita fretes com descontos com a SuperFrete

Além de facilitar o rastreio das encomendas com notificações das atualizações de status para você e para seus clientes, o app SuperFrete também traz outras vantagens como o cálculo e emissão das etiquetas de frete dos Correios com até 80% de desconto.

Confira no vídeo abaixo como é fácil emitir fretes baratos para seus clientes com o app SuperFrete:

 

Uma ótima ajuda na vida de quem empreende, não é mesmo? Calcular o valor do frete em segundos e já fazer a emissão da etiqueta pelo próprio aplicativo e com um super desconto, economizando tempo e dinheiro.

Na hora de postar sua encomenda nos Correios, basta levar o pacote já com a etiqueta gerada pela SuperFrete e a declaração de conteúdo coladas na embalagem até a agência mais próxima e despachar, sem complicações. 

Ainda não conhece a SuperFrete?  Saiba mais sobre a gente aqui

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.