Skip to content

PAC Correios: tudo que você precisa saber sobre essa modalidade

Ainda tem dúvidas na hora de fazer o envio das suas encomendas pela modalidade PAC Correios para seus clientes?

Um dos principais benefícios de trabalhar com e-commerce é contar com um alcance muito maior para seus produtos e poder vender para clientes de todas as regiões do país.

Nesse cenário, você pode precisar muitas vezes fazer o envio das encomendas do seu negócio pelos Correios, para enviar os produtos para os clientes de outras localidades.

Apesar de a modalidade PAC ser bastante conhecida, é comum que ainda existam algumas dúvidas sobre seu funcionamento, e sobre como calcular os preços e prazos para saber se ela atende as necessidades de entrega da sua encomenda.

Neste post, você vai entender melhor o que é e como funciona o PAC Correios, quanto custa, como acompanhar o rastreio da encomenda e, ainda, aprender a enviar frete PAC com desconto em todas as suas encomendas.

Vem com a gente!

Calculadora de frete com desconto

Preencha os campos abaixo e calcule seu frete pela SuperFrete com até 80% OFF

 

O que você irá encontrar neste artigo:

O que é o PAC Correios?

O PAC é a modalidade de envio econômica dos Correios, indicada para quem não tem pressa em receber a encomenda. Ou seja, uma modalidade não expressa.

A sigla, que vem de Prático, Acessível e Confiável, dá nome a modalidade que oferece preços mais em conta e um prazo de entrega um pouco maior em comparação com outras modalidades, como o Sedex.

O PAC Correios é uma ótima opção para empreendedores que vendem seus produtos através de e-commerce, pois permite atender pedidos de clientes em diferentes regiões de forma mais acessível e com segurança.

Qual a diferença entre PAC e Sedex?

Uma dúvida comum que pode surgir é qual a diferença entre a modalidade PAC e Sedex e a resposta é simples.

Enquanto o PAC é uma alternativa mais econômica com prazos de entrega mais estendidos, o Sedex é uma opção mais rápida e, consequentemente, mais cara.

Portanto, a escolha entre o PAC e o Sedex dependerá das necessidades e da urgência na entrega de cada encomenda.

Como funciona a modalidade PAC?

A modalidade de envio PAC Correios está disponível para todas as cidades do Brasil e as encomendas são entregues em cerca de 10 dias úteis após a postagem, podendo variar de acordo com a distância e região do país.

Para enviar uma encomenda por PAC, é preciso se enquadrar em algumas dimensões. Assim, é possível enviar encomendas com:

  • Medidas mínimas: 1 cm de altura x 10 cm de largura x 15 cm de comprimento;
  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento), sendo que a soma dos três lados não deve ultrapassar 200 cm;
  • Peso máximo: 30 kg ou 50 kg para empresas com contrato com os Correios;
  • Valor segurado máximo: R$3.000,00.

É possível contratar serviços adicionais, como mão própria e aviso de recebimento, para tornar a experiência de entrega do seu e-commerce ainda mais segura.

Para fazer o envio de encomendas por meio da modalidade PAC também é necessário fixar na embalagem a nota fiscal ou a declaração de conteúdo.

Qual o valor do PAC?

O preço de envio da sua encomenda pela modalidade PAC pode variar conforme a distância entre o endereço de envio e de destino.

Além disso, outros fatores também influenciam o valor, como as dimensões e o peso da encomenda que você está enviando.

Qual o prazo de entrega do PAC?

O prazo máximo de entrega da modalidade PAC é de 10 dias úteis após a postagem da encomenda. Porém, esse prazo pode variar conforme a distância entre o ponto de origem e de destino do pacote.

É muito comum querer passar uma data certa para seus clientes na hora de fechar a venda, por isso, a melhor forma de saber o prazo estimado para a sua encomenda é fazendo a simulação do frete Correios.

Você pode fazer isso tanto pelo próprio site dos Correios quanto utilizando uma calculadora de frete, com o app SuperFrete.

Quantas tentativas de entrega os Correios fazem para o PAC?

Apesar de ter o prazo máximo estipulado, pode acontecer de seu cliente ter algum imprevisto e não conseguir receber a encomenda na primeira tentativa de entrega dos Correios. 

Mas, não há com o que se preocupar.

As encomendas enviadas via PAC tem até 2 tentativas de entrega, ou seja, caso o destinatário não consiga receber na primeira tentativa, uma nova tentativa de entrega prevista para o próximo dia útil será feita.

Como calcular PAC com desconto?

Quer enviar as encomendas da sua loja com rapidez, segurança e economia? Então, o app SuperFrete é ideal para você.

Por meio dele, você pode calcular preços e prazos da modalidade de PAC, emitir o frete com até 80% de desconto e ainda fazer o rastreio da sua encomenda em tempo real.

sedex-preco

Para calcular e enviar uma encomenda via PAC com desconto, você só precisa:

  • Baixar o aplicativo SuperFrete no seu celular;

    Baixar grátis 
  • Preencher os dados de origem da sua encomenda: CEP do seu endereço, formato da embalagem, peso e dimensões do pacote;
  • Preencher os dados de destino, ou seja, o CEP do seu cliente;
  • Clicar em “Calcular frete com desconto”;

E pronto! Na tela que abrir, você irá encontrar as modalidades de envio disponíveis para sua encomenda, incluindo PAC, já com o valor com desconto para emissão pelo aplicativo.

PAC Mini: a modalidade mais econômica dos Correios

Além do PAC convencional, os Correios também contam com uma modalidade ainda mais econômica: o PAC Mini, também conhecido como Mini Envios.

O PAC Mini foi criado especialmente para atender às necessidades de quem precisa enviar pequenas encomendas, como quem vende camisetas, pequenos acessórios, livros, jóias, capinhas de celular, etc.

Essa modalidade é exclusiva para empresas parceiras, não estando disponível no balcão das agências dos Correios.

Mas, você pode ter acesso a ela e economizar no custo de logística da sua loja utilizando o aplicativo SuperFrete e seguindo o mesmo passo a passo que você viu acima, para calcular o frete do PAC convencional.

Ah, por ser exclusiva para pequenas encomendas, as dimensões e peso máximo para essa modalidade também são reduzidas.

Você pode conferir todos os critérios e como funciona o envio no nosso post: PAC Mini: conheça a modalidade de Mini Envios Correios.

PAC Rastreio: saiba como rastrear sua encomenda

Para garantir que a entrega seja feita com segurança, é possível fazer o PAC rastreio em tempo real, acompanhando as atualizações e o prazo de entrega da encomenda.

Se você tiver emitido o frete com o app SuperFrete, é só entrar na aba "Rastreio", clicar na sua etiqueta e acompanhar todo o processo de rastreio de encomendas.

Agora, se você não tiver emitido sua etiqueta com a SuperFrete, você ainda consegue usar o app para fazer o rastreio Correios em tempo real.

Para isso, basta entrar na aba “Rastreio”, clicar no símbolo de “+” no canto inferior direito da tela, cadastrar o código de rastreio e nomear o seu pedido.

Ah, seu cliente também pode acompanhar o rastreio por meio do app SuperFrete. Para isso, basta você compartilhar o código de rastreamento gerado com ele.

Pronto! Você e seu cliente já podem acompanhar seus pedidos e receber notificações das atualizações. Tudo para facilitar a sua vida e a do seu cliente.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.