Skip to content

Razão Social MEI: o que é, como definir e como alterar?

Se você está abrindo uma loja virtual ou buscando profissionalizar seu negócio online, uma das etapas mais importantes é abrir um MEI, e criar a Razão Social MEI e Nome Fantasia da sua empresa.

Realizar a abertura de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) oferece uma série de benefícios como carga tributária reduzida, emissão de notas fiscais, benefícios previdenciários, linhas de crédito especiais para investir no seu negócio, além, é claro, da formalização da sua loja.

Neste conteúdo você irá entender o que é a Razão Social, como escolher o Nome Fantasia para o seu e-commerce e o que fazer caso precise alterá-lo.

Navegue por este conteúdo:

O que é Razão Social?

A Razão Social é o nome jurídico de uma empresa, registrado no momento da formalização do seu negócio.

Basicamente, o nome que você vai usar em documentos, contratos e nas notas fiscais. Quando você abre um MEI (Microempreendedor Individual), por padrão do novo formato adotado em 2023, sua Razão Social será o seu nome completo e os primeiros 8 dígitos do seu CNPJ.

Por exemplo, se você se chama Maria dos Santos e vende produtos online, a sua razão social pode ser algo como “88.888.888 Maria dos Santos”. Esse nome vai aparecer em contratos e notas fiscais, mas calma: você ainda pode ter um nome mais criativo e cativante para o seu público, o famoso nome fantasia do seu negócio.

Quais as diferenças entre razão social e nome fantasia?

Se você já pensou que razão social e nome fantasia são a mesma coisa, saiba que essa é uma dúvida muito comum. Mas a diferença é simples e pode ajudar muito na construção da sua marca.

  • Razão social: nome oficial e jurídico da empresa, utilizado em documentos legais, contratos e obrigações fiscais.
  • Nome fantasia: nome pelo qual o público conhece a sua marca e que você vai usar no dia a dia, como nas redes sociais, site e materiais de marketing.

Por exemplo, enquanto a sua razão social para uma loja de artesanato pode ser “88.888.888 Maria dos Santos”, o nome fantasia pode ser algo muito mais legal, como “Detalhe Criativo”, que é como seus clientes vão identificar sua marca.

Ou seja, simplificando, a Razão Social é seu nome formal, enquanto o Nome Fantasia é como o apelido que você escolhe para o mundo te conhecer.

👉 Veja também: Nomes para loja virtual: como escolher o ideal + 120 ideias criativas

Quais são os tipos de razão social?

Agora que você já entendeu o que é a Razão Social MEI e qual a importância dela para o seu negócio, é recomendado conhecer todos os tipos, afinal, a Razão Social depende do tipo de empresa que você tem. Aqui estão os principais tipos:

  • MEI (Microempreendedor Individual): No caso do MEI, a Razão Social geralmente inclui o nome completo do titular seguido da descrição da atividade. Isso garante que sua empresa tenha uma identidade formal.
  • LTDA (Sociedade Limitada): para empresas com mais de um sócio, o nome inclui os nomes dos sócios e o termo "LTDA", indicando que a responsabilidade deles é limitada ao capital social da empresa.
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): para empresas sem sócios, o nome pode ser composto pelo nome do titular e deve incluir o termo “EIRELI” no final.

Se você está começando como MEI, não precisa se preocupar com essas outras opções por enquanto. Mas é sempre bom conhecer as alternativas para o futuro, para quando seu negócio crescer.

💡Saiba Mais: Entenda o limite de faturamento MEI e como declarar

Como definir o Nome Fantasia do meu negócio?

Definir o Nome Fantasia da sua loja virtual é um dos primeiros passos para criar a sua empresa, e, muitas vezes, acontece antes mesmo do momento de criar um CNPJ.

Esse é o nome que vai aparecer nas suas redes sociais, site e até mesmo nas embalagens dos seus produtos, ou seja, o seu cartão de visitas e o nome que seus clientes lembrarão.

  1. Seja criativo: o nome fantasia é sua oportunidade de destacar sua marca no mercado. Escolha algo que tenha a ver com o que você vende e que seja atraente para o seu público.
  2. Facilidade é essencial: opte por nomes fáceis de lembrar, pronunciar e escrever. Isso facilita a divulgação boca a boca e nas redes sociais.
  3. Pense no seu público: quem são seus clientes? Qual nome vai chamar a atenção deles? Um nome que ressoe com seus valores e gostos pode fazer toda a diferença.
  4. Verifique a disponibilidade de domínio: antes de se decidir, confira se o nome está disponível como domínio de site e nas redes sociais.

🎯 Ferramenta grátis: Gerador de nomes para empresas grátis

Posso alterar a Razão Social MEI?

Se durante a trajetória do seu negócio surgir a necessidade de fazer alguma mudança, seja um rebranding da sua marca ou a mudança de nicho de negócio, vendendo outros produtos pela internet, por exemplo, saiba que é possível alterar o nome do seu negócio sim.

Na modalidade de MEI, a Razão Social permanecerá a mesma, mas você pode alterar o Nome Fantasia e o processo é bastante simples.

  1. Primeiro, acesse o Portal do Empreendedor (MEI) e faça login no seu cadastro como microempreendedor individual.
  2. Após entrar na sua conta, procure pela opção “Alterar dados” em acesso rápido de serviços. Clique nele e, na área onde está o nome da sua empresa, insira o novo nome fantasia que você escolheu.
  3. Agora, é só confirmar a alteração e finalizar a sessão. Você vai receber um código de confirmação no seu celular cadastrado – basta inseri-lo para concluir o processo.

Pronto! Depois desses três passos super simples, você poderá verificar as mudanças no seu cartão de CNPJ e no próprio Portal do Empreendedor. Fácil, não é?

E se você precisar fazer outras mudanças, como alterar o endereço, telefone, capital social ou até mesmo os CNAEs da sua empresa, o caminho é o mesmo! Assim, você mantém seu negócio sempre atualizado e dentro das regras, garantindo mais segurança e profissionalismo.

Conte com parceiros para impulsionar suas vendas

Além de manter seu negócio legalizado e com um nome marcante, outros fatores também são muito importantes para o sucesso da sua loja virtual, como a escolha dos canais de vendas, da plataforma para e-commerce e dos parceiros que farão o seu negócio funcionar.

Uma das principais vantagens de vender online é poder vender para qualquer lugar do país e, para isso, contar com uma plataforma logística completa é fundamental para facilitar a gestão dos pedidos e oferecer uma entrega ágil, segura e barata.

A SuperFrete é a solução número 1 para os pequenos e médios empreendedores digitais, oferecendo uma ferramenta simples e intuitiva para calcular, rastrear e emitir fretes com até 80% de desconto com as principais transportadoras do Brasil.

E isso tudo onde você preferir: pelo aplicativo no seu celular, direto no navegador do seu computador ou direto no checkout da sua loja virtual por meio das integrações com as principais plataformas de e-commerce do mercado.

Conheça hoje mesmo a plataforma usada pelos empreendedores brasileiros que crescem 95% ao ano:

Testar SuperFrete Baixar app SuperFrete

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.