Skip to content

Remetente e Destinatário: como preencher cada um na etiqueta Correios

Ainda tem dúvidas na hora de preencher as informações de remetente e destinatário da etiqueta Correios das caixas e envelopes das encomendas do seu e-commerce?

Quem costuma fazer muitos envios pelos Correios, sabe que é crucial preencher corretamente as informações da etiqueta, especialmente as informações de endereço do remetente e do destinatário. 

Esses dados são essenciais para garantir o sucesso da entrega da encomenda

Nesta leitura, você irá entender o que são o remetente e destinatário na etiqueta Correios, como preencher corretamente cada um e, ainda, conhecer um aplicativo que, além de facilitar a emissão de etiquetas de envio, também garante até 80% de desconto no valor do frete. 

Vem com a gente! 

O que você irá encontrar neste post: 

O que é a etiqueta Correios?

A etiqueta Correios é o documento que identifica uma encomenda e permite seu rastreio durante todo o processo de envio, desde a postagem até a entrega.

Ela contém informações importantes sobre o remetente, o destinatário e os detalhes do pacote a ser enviado.

Quem é o remetente e destinatário nos envios dos Correios?

Remetente e destinatário são as informações de endereço para que os Correios possam fazer o envio de uma encomenda. 

O remetente é quem manda a encomenda, enquanto que o destinatário é quem a recebe.

Saber como preencher essas informações corretamente na hora de enviar uma encomenda é muito importante para garantir que ela chegue com sucesso no endereço final ou, em casos em que a entrega não possa ser realizada, que a encomenda possa ser devolvida ao remetente.

Quem é o remetente?

O remetente é quem envia a encomenda. Ou seja, no envio de mercadorias do seu e-commerce, você, lojista, é o remetente.

O remetente é a pessoa responsável por calcular frete Correios e fazer a emissão da etiqueta de envio, além, é claro, de embalar corretamente a encomenda e despachar em uma agência dos Correios.

Quem é o destinatário?

O destinatário é quem recebe a encomenda. Ou seja, a pessoa que comprou o produto e irá recebê-lo em casa.

Assim, o destinatário é a pessoa responsável por receber e conferir a mercadoria, garantindo que tudo esteja em conformidade com o que foi combinado.

É muito importante que o destinatário esteja disponível no endereço informado para receber a encomenda no momento da entrega. 

Para isso, ele pode acompanhar o rastreamento em tempo real da encomenda por meio do código de rastreio. 

Como preencher dados de remetente e destinatário?

Agora que você já sabe quem é o destinatário e remetente nos envios dos Correios, vamos entender como preencher corretamente os dados de cada um na etiqueta de envio. 

Na hora de preencher, o mais importante é que as informações estejam corretas e completas. 

Além disso, também é necessário evitar abreviações e erros ortográficos e verificar se as informações estão atualizadas.

Afinal, as informações que você fornecer na hora do preenchimento serão as utilizadas pela transportadora para fazer a entrega da encomenda.

O que colocar no remetente?

Para preencher as informações de remetente na etiqueta de envio dos Correios, é necessário informar:

  • Nome completo ou razão social do remetente;
  • Endereço completo;
  • CEP correto.

Essas informações são muito importantes para que os Correios possam identificar e localizar o remetente caso seja necessário, como em casos de entrega não realizada que necessitam ser devolvidas ao remetente.

O que colocar no destinatário?

Para preencher as informações do destinatário na etiqueta de envio dos Correios, os dados são bem similares aos do remetente, sendo necessário informar: 

  • Nome completo ou razão social do destinatário.
  • Endereço completo.
  • CEP correto do local de entrega.

É por meio dessas informações que os Correios farão o envio da encomenda até a casa do seu cliente. 

O que é CEP no envio dos Correios?

 

O CEP, ou Código de Endereçamento Postal, é um conjunto de números utilizado pelos Correios para identificar e organizar as localidades de entrega durante o envio de correspondências e encomendas.

Essa sequência é composta por oito dígitos numéricos no Brasil e permite uma precisão na distribuição das mercadorias, agilizando o processo logístico e garantindo que as remessas cheguem ao destino correto de maneira eficiente. 

Como encontrar o CEP do meu endereço?

Para encontrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) do seu endereço, você pode seguir uma dessas opções: 

  1. Pesquisa Online: use um mecanismo de pesquisa como o Google ou um site especializado em CEP, como o dos Correios no Brasil, inserindo seu endereço completo. Você pode digitar seu endereço na barra de pesquisa para encontrar o CEP correspondente.

  2. Sites de Consulta de CEP: vários sites oferecem serviços de consulta de CEP. Você pode acessar sites como o do Busca CEP ou outros serviços de mapas online, onde é possível inserir seu endereço para encontrar o CEP correspondente.

Como preencher o endereço para enviar pelos Correios?

As informações de endereço, tanto do remetente quanto do destinatário, precisam estar completas para que a entrega possa ser feita com sucesso. 

Para isso, na hora de preencher é necessário que você informe: 

  • Indicador de Rua, Avenida ou Travessa + Nome da rua + Número do endereço.
  • Complemento de endereço, se houver. Ex: apartamento 201.
  • Nome do bairro. 
  • Cidade e UF do estado.
  • CEP correto. 

Se você não souber o CEP do endereço, é possível consultar pela ferramenta disponibilizada pelos próprios Correios, o Busca CEP.

Como gerar etiqueta de endereço dos Correios?

Agora que você já sabe todos os dados que você precisa fornecer para enviar uma encomenda pelos Correios, é hora de gerar a etiqueta de envio. 

A etiqueta pode ser gerada direto no balcão da agência, pela ferramenta de Endereçador dos Correios, ou por meio de um aplicativo, como o app SuperFrete.

Ao utilizar um app gerador de etiquetas Correios, como o SuperFrete, além de facilitar o processo de envio, você também garante até 80% de desconto no valor do seu frete. 

Isso é possível porque a SuperFrete é uma empresa parceira oficial dos Correios que facilita o cálculo, emissão de etiquetas com desconto e rastreio de encomendas em tempo real por meio de seu aplicativo.

Como simular frete dos Correios_

Para gerar a sua etiqueta de envio com as informações de destinatário e remetente, basta você:

  1. Baixar o app SuperFrete  gratuitamente no seu celular.

Baixar grátis

  1. Calcular o frete da encomenda, preenchendo as informações de remetente e destinatário, com os dados que você aprendeu acima.
  2. Após preencher todos os dados corretamente, é só clicar quem “Calcular frete com desconto”;
  3. Na próxima tela, você irá escolher a modalidade que mais se adequa a sua necessidade (PAC, Sedex ou Mini Envios), já com os descontos aplicados e clicar em “Emitir frete com desconto” para seguir para o pagamento.

E pronto! Após realizar o pagamento com desconto da etiqueta de envio, ela já estará preenchida e disponível para impressão, juntamente com a declaração de conteúdo Correios.

Onde colar a etiqueta de remetente e destinatário na encomenda?

Preencheu corretamente os dados de remetente e destinatário, emitiu a etiqueta, mas ainda está em dúvida de onde fixar no pacote da encomenda? 

É muito normal se preocupar com como colar corretamente tanto a etiqueta quanto a declaração de conteúdo no seu pacote. 

Afinal, esses documentos precisam ser preservados durante todo o trajeto para que os Correios possam fazer a entrega da encomenda com sucesso. 

A etiqueta precisa estar fixada na frente da encomenda, sempre cuidando para não cobrir o código de barras com nenhum tipo de material, incluindo a fita adesiva.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais sobre como colar a etiqueta e declaração de conteúdo dos Correios nos seus pacotes de encomendas. 

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.