Skip to content

Declaração de conteúdo Correios ou nota fiscal: qual é a certa para o seu envio?

Já imaginou não precisar mais preencher à mão cada declaração de conteúdo dos Correios ou se preocupar com o que precisa informar na sua nota fiscal para postar um pacote?

Se você vende online, sabe que organizar o envio das encomendas de forma rápida, legalizada e sem dor de cabeça é fundamental para manter a operação rodando bem. E isso passa diretamente pela escolha correta entre nota fiscal e declaração de conteúdo.

Uma dúvida que pode ser muito comum é: preciso enviar com nota fiscal ou posso enviar com declaração de conteúdo? E como gerar e preencher a declaração de conteúdo Correios de uma forma que agilize o meu envio?

Por isso, separamos dicas para você entender o que é declaração de conteúdo, para que ela serve, qual a diferença entre ela e a nota fiscal, como preencher corretamente cada uma delas e ainda te contar como fazer isso tudo com descontos de até 80% em todos os seus envios dos Correios.

O que você irá encontrar neste post:

O que é a declaração de conteúdo Correios?

A declaração de conteúdo Correios é um documento utilizado para informar o conteúdo de uma encomenda que será enviada por meio dos Correios.

Ela é uma espécie de formulário onde você descreve em detalhes o que está sendo enviado na sua encomenda. Essa declaração é anexada à embalagem do pacote e tem o objetivo de informar aos funcionários dos Correios e aos órgãos de fiscalização o que está sendo transportado.

Ela é exigida em algumas situações, principalmente quando o envio é feito sem fins comerciais, como por pessoas físicas ou microempreendedores individuais (MEIs) que não são obrigados a emitir nota fiscal em determinados casos.

Para que serve a declaração de conteúdo dos Correios?

Além de garantir mais segurança no envio e possibilitar a triagem correta da encomenda, a declaração de conteúdo também é aceita como substituta da nota fiscal em situações específicas:

  • Envio de produtos sem fins comerciais
  • Envio por pessoas físicas
  • Envio por MEI para pessoa física (sem obrigatoriedade de NF)

Se esse é o seu caso, a declaração substitui legalmente a nota fiscal — desde que esteja devidamente preenchida conforme as regras.

Além disso, ela também tem a finalidade de garantir a segurança e o tratamento adequado do pacote durante todo o processo de envio da encomenda.

Ao informar os detalhes da encomenda, os funcionários dos Correios podem identificar pacotes que possam conter itens perigosos ou restritos, evitando riscos e garantindo que a encomenda seja tratada de acordo com as regulamentações aplicáveis.

O que é e para que serve a nota fiscal no envio dos Correios?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento fiscal oficial que comprova a realização de uma venda. Emitida digitalmente e com validade jurídica, ela é obrigatória em transações comerciais entre empresas e também em vendas feitas por pessoas jurídicas para consumidores, em muitos casos.

Ela serve para:

  • Registrar a venda de forma legal e transparente
  • Garantir que os tributos (como ICMS) sejam recolhidos corretamente
  • Proteger os direitos do consumidor e do vendedor
  • Facilitar a logística e fiscalização dos Correios ou transportadoras

No envio de encomendas com fins comerciais, especialmente quando há cobrança ou transação formal, a nota fiscal deve ser emitida e anexada à embalagem, ou, no caso de envios via plataformas de frete como a SuperFrete, informada digitalmente por meio da chave de acesso com 44 dígitos.

Quais as diferenças entre nota fiscal (NF) e declaração de conteúdo Correios?

A declaração de conteúdo é utilizada para enviar pacotes pelos Correios que não tem fins comerciais.

Assim, ao enviar uma encomenda com uma declaração de conteúdo anexada, você informa que os itens enviados são isentos de ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

a nota fiscal é o documento utilizado para enviar pacotes que são de natureza comercial, informando os detalhes da venda.

Entenda a diferença entre os documentos de envio:

Documento Quando usar Obrigatoriedade
Nota Fiscal (NF-e) Envios com fins comerciais (vendas para outras empresas, por exemplo) Obrigatória
Declaração de Conteúdo Envios sem fins comerciais ou feitos por MEI para pessoa física Opcional/substitutiva

MEI precisa enviar nota fiscal com os produtos?

Essa é uma dúvida muito comum e, quando falamos de vendas para pessoa física, a resposta é não.

Se você é MEI e vende para consumidores finais (pessoa física), não precisa emitir nota fiscal, desde que sua cidade e seu estado não exijam algo diferente. Nesse caso, a declaração de conteúdo dá conta do recado.

Já em envios comerciais, como vendas para outras empresas (pessoa jurídica), a emissão da nota fiscal é obrigatória e deve acompanhar a encomenda.

Isso acontece porque a modalidade de empresa MEI busca desburocratizar esses processos para profissionais autônomos. Assim, ao pagar o imposto único da modalidade, o microempreendedor individual não recolhe ICMS.

🎁 E-book Grátis: Guia Completo de Legalização de Empresas

Como preencher corretamente cada documento de envio?

Tanto a declaração de conteúdo quanto a nota fiscal eletrônica (NF-e) exigem atenção no preenchimento para garantir que a sua encomenda seja aceita pelos Correios ou transportadora e enviada sem problemas.

A boa notícia é que, com a SuperFrete, uma plataforma completa para facilitar a gestão logística da sua loja, você pode preencher esses documentos de forma simples e automatizada, direto na plataforma, economizando tempo e evitando erros. Abaixo explicamos como funciona cada processo.

Como preencher a declaração de conteúdo dos Correios

Se você for utilizar a declaração de conteúdo, seja como pessoa física ou MEI enviando para consumidor final, siga as instruções abaixo.

Na SuperFrete, esse preenchimento é feito na etapa de emissão da etiqueta de frete:

  • Na seção "Conteúdo" da plataforma, preencha:
    • Descrição de cada item do pacote;
    • Valor unitário de cada item;
    • Quantidade de itens;

A plataforma calcula automaticamente o valor total da encomenda (por exemplo: 10 unidades de R$10,00 = R$100,00). A declaração gerada já vem no formato exigido pelos Correios, pronta para imprimir e colar na embalagem.

📌 Lembre-se: a declaração deve incluir os dados do remetente e destinatário, descrição detalhada dos itens, e a declaração de que o envio não tem fins comerciais.

💡Saiba mais: Remetente e Destinatário: como preencher cada um na etiqueta Correios

Como informar a Nota Fiscal na SuperFrete

Nos envios com fins comerciais, salvo exceções para MEIs descritas acima, você deve obrigatoriamente informar a chave de acesso da NF-e. Essa chave é uma sequência de 44 caracteres que consta no topo da nota fiscal eletrônica.

Na SuperFrete, isso é simples:

  • Após calcular o frete e escolher a modalidade de envio, clique na opção
    “Prefiro informar o número da nota fiscal”.
  • Um campo será exibido. Nele, você deve preencher a chave completa da NF-e (44 dígitos).
  • A chave será vinculada à sua etiqueta de envio.

⚠️ Importante: sem o preenchimento correto dessa chave, não será possível realizar a postagem do pacote nos Correios.

Onde colar a declaração de conteúdo ou nota fiscal na encomenda?

Depois de preencher corretamente todos os itens da sua declaração de conteúdo Correios, é preciso anexar o documento na embalagem da sua encomenda.

Como esse documento precisa ser preservado durante todo o processo de envio da encomenda, é recomendável que você o proteja com uma embalagem plástica, como um saco canguru, por exemplo.

Ela pode ser fixada dobrada, desde que as informações sobre o teor do documento e do produto estejam visíveis.

📽️ No vídeo abaixo, você pode conferir o passo a passo para colar corretamente a declaração de conteúdo na sua encomenda:

 

Comece a usar a SuperFrete e facilite o envio das suas encomendas

Agora que você já sabe a diferença entre declaração de conteúdo e nota fiscal, e como preencher cada uma corretamente, está pronto para simplificar de vez a rotina de envios da sua loja.

Com a SuperFrete, você não só automatiza esses processos como ainda:

✅ Gera etiquetas com até 80% de desconto no frete

✅ Preenche a declaração de conteúdo ou informa a nota fiscal direto na plataforma

✅ Acompanha seus envios com rastreamento em tempo real

✅ Integra com sua loja virtual e vende com mais eficiência

Tudo isso de forma gratuita, via web ou aplicativo.

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.