Skip to content

Código de rastreio dos Correios: o que é e como encontrar?

Se você vende produtos pela internet, muito provavelmente já recebeu ou ainda irá receber uma mensagem de algum cliente solicitando o código de rastreio para acompanhar o envio do produto que comprou de você.

Afinal, para quem vende online, é possível fechar vendas e enviar seus produtos para clientes de diversas cidades e estados do Brasil.

E, felizmente, para facilitar essa comunicação entre lojista e cliente até que a entrega seja concluída, os Correios disponibilizam um código de rastreamento.

Esse código de rastreio permite que tanto o seu cliente quanto você possam acompanhar, em tempo real, onde está a encomenda, todas as atualizações de status e qual o prazo de entrega.

Saber informar o código de rastreio ao seu cliente e orientar como fazer o acompanhamento da encomenda, além de passar mais segurança sobre seu negócio, também é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade na sua loja.

Neste artigo, você vai entender o que é o código de rastreio, onde conseguir, como fazer o rastreamento de encomendas online e, ainda, conhecer um aplicativo que, além de notificar as atualizações de status do rastreio, também garante até 80% de desconto em todos os seus fretes dos Correios.

O que é o código de rastreio Correios?

O código de rastreio, ou código de rastreamento, é um conjunto de números e letras único, fornecido pelos Correios em todas as encomendas, que permite rastrear e acompanhar o status do pacote durante todo o processo de envio e entrega.

Esse código de rastreio é composto por 9 números e 4 letras, sendo 2 letras no início e 2 letras ao final no código. 

Essas letras são códigos tabelados e servem para facilitar a identificação de cada objeto.

As letras ao início do código correspondem a informações do tipo de envio, se é PAC, Sedex, mala direta, etc. Já as letras ao final do código correspondem ao país de origem de envio da encomenda.

As encomendas que você enviar pelos Correios, normalmente terão um código parecido com esse: QD123456789BR

Como consultar código de rastreio?

Após emitir a etiqueta de envio da encomenda dos Correios, já é possível consultar o seu código de rastreio.

Existem duas maneiras de emitir a etiqueta: através de um aplicativo para calcular frete dos Correios, como o app SuperFrete, ou indo diretamente até uma agência dos Correios para enviar sua encomenda.

Ao utilizar uma calculadora de fretes, o código de rastreio é gerado junto com a etiqueta de envio, o que significa que você pode encontrá-lo imediatamente no próprio aplicativo ou no e-mail de confirmação recebido, como os que a SuperFrete envia.

Isso permite que você tenha acesso ao código de rastreamento antes mesmo de postar nos Correios e já possa compartilhá-lo com seu cliente.

Caso você escolha ir diretamente aos Correios para fazer o envio, o código de rastreio será gerado no momento da postagem e você receberá um comprovante de envio contendo o código.

É importante guardar este comprovante, além de compartilhar o código com seu cliente, pois a única forma de acessar as informações de rastreamento da sua encomenda é por meio dele.

Onde fica o código de rastreio?

Para encomendas enviadas no balcão dos Correios, é possível encontrar o código de rastreio do pacote no comprovante entregue pelo atendente.

Nesse comprovante, a informação contendo o  código de rastreio estará na sessão de “Descrição”, e estará destacada ao lado de “OBJETO”, com o código de 4 letras e 9 números a seguir.

Já para encomendas emitidas pelo aplicativo SuperFrete, o código de rastreio estará na parte superior da etiqueta, acima do código barras.

O código ficará disponível também na aba “etiquetas” do aplicativo, ao lado da informação de status e do PDF para download.

Print da tela do app SuperFrete mostrando o código de rastreio da encomenda

Perdi o código de rastreio, o que fazer?

Perder o código de rastreio pode ser uma situação estressante, mas não se preocupe, é possível recuperá-lo sem grandes dores de cabeça.

Se você perdeu o código de rastreamento da encomenda que você fez diretamente na agência dos Correios antes de enviá-lo para seu cliente ou de cadastrar em algum aplicativo de rastreamento, será necessário que você retorne até a agência dos Correios onde fez a postagem.

Para fazer a solicitação da segunda via do código de rastreio, você precisará informar alguns dados para o atendente, como a data e horário da postagem, a modalidade de envio (PAC, Sedex ou Mini Envios), o CEP do destinatário e remetente e, se houver, o CPF do destinatário e remetente que foram preenchidos na etiqueta.

Com essas informações, o atendente da agência dos Correios conseguirá fornecer a segunda via do seu comprovante de postagem com o código de rastreamento.

E não se preocupe, situações como essa podem acontecer, o importante é sempre buscar uma solução e estar disponível para ajudar seu cliente.

Mas, para evitar que isso aconteça, você pode cadastrar o código de rastreio de todas as suas encomendas em um aplicativo de rastreio, o que facilita o acompanhamento das entregas.

Como fazer o rastreamento de encomendas com o código de rastreio?

Fazer o rastreamento da sua encomenda é muito simples. Para isso, basta ter o código de rastreio em mãos e, depois, acessar o site dos Correios ou cadastrar o código em um aplicativo de rastreio.

Pelo site dos Correios:

Para rastrear uma encomenda pelo site dos Correios você precisará:

  1. Acessar a ferramenta de rastreamento dos Correios;
  2. Digitar o código de rastreio no campo de busca, preencher o campo de verificação captcha e clicar em “buscar”.
  3. Na tela que abrir, serão exibidas todas as informações referentes ao rastreamento da sua encomenda, como a data e hora de postagem, as localidades por onde a encomenda passou, a data de saída para entrega e a data de entrega.

Pelo aplicativo SuperFrete:

Para rastrear uma encomenda pelo app SuperFrete que teve sua etiqueta emitida pelo aplicativo, basta você ir na aba “Etiquetas” do menu e escolher a encomenda que quer acompanhar para ver todas as informações de rastreio.

Mas, se você quer apenas rastrear uma encomenda que foi enviada pelo balcão dos Correios, basta você:

  1. Baixar o app SuperFrete no seu celular. Ele está disponível tanto na Google Play para Android quanto na App Store para iOS;

    Baixar grátis
  2. Abrir o aplicativo, entrar na aba de “Rastreio” e clicar no símbolo de “+” no canto inferior direito da tela;
  3. Na caixa que abrir, digitar o código de rastreio da sua encomenda e nomear o pedido com um nome que seja de fácil identificação sobre a encomenda;

E pronto! Você já poderá acompanhar seus pedidos, receber notificações das atualizações de status da encomenda e, ainda, compartilhar o status com o seu cliente.

SuperFrete: Aplicativo para calcular frete dos Correios

Você já percebeu que com o aplicativo SuperFrete você pode emitir etiquetas e fazer o rastreio das suas encomendas e acompanhar as atualizações em tempo real. Mas as vantagens não param por aí.

Com o app, você consegue calcular facilmente o frete com desconto e oferecer um frete barato para seus clientes. 

Isso porque a SuperFrete é parceira dos Correios e, unindo a demanda de milhares de lojistas, consegue oferecer descontos de até 80% em todas as emissões no app.

Assim, você emite seus fretes com mais facilidade, segurança e ainda oferece um preço muito mais em conta para seus clientes, parando de perder vendas pelo preço do frete.

Ainda não conhece a SuperFrete?  Saiba mais sobre a gente aqui

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.