Skip to content

8 formas de pagamento para loja virtual

Para ter sucesso no e-commerce é preciso oferecer quais meios de pagamento? Falando nisso, você sabe quais os tipos de pagamento mais usados nas vendas online?

Se você procura a resposta para essas e outras dúvidas, chegou ao lugar certo! Neste artigo vamos apresentar um resumão sobre os meios de pagamento mais buscados pelos clientes e dicas valiosas sobre o que considerar para escolher o serviço que te ajudará a oferecer formas de pagamento online no seu e-commerce.

Vamos começar?

O que você irá encontrar por aqui:

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as formas que os consumidores pagam pela compra de um produto ou serviço. Cartões de crédito e de débito, pix e boleto bancário estão entre as formas de pagamento mais comuns, principalmente, no e-commerce.

Some a esta lista outras formas de recebimento digital como nas carteiras digitais e as alternativas para lojistas oferecidas por plataformas de pagamento.

Não podemos deixar de fora deste conjunto os métodos de recebimento incluídos em redes sociais como o WhatsApp Pay.

Além disso, as tendências no mercado financeiro também abrem oportunidades de uso ainda maiores para o pix, que também pode ser parcelado, a geração de link de pagamento e o QR Code, conforme vamos detalhar neste conteúdo.

Quais os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?

O pix é o meio de pagamento preferido no Brasil e em pouco tempo conseguiu desbancar a forma de pagamento mais utilizada até então, o cartão de crédito.

Com a popularidade do pix, o modo de transferência instantâneo é o meio usado por 64% dos clientes.  Com 59% na preferência, o cartão de crédito passou para a segunda posição no ranking de meios de pagamento prediletos dos consumidores, seguido pelo cartão de débito, com 42%.

A mudança no hábito de consumo foi apontada em uma pesquisa feita pela Opinion Box, que traz no Infográfico Meios de Pagamento um raio X de como os brasileiros preferem pagar suas compras.

Confira a distribuição dos meios de pagamento digitais conforme a preferência do público:

Pix - 80%

Cartão de crédito - 69%

Cartão de débito - 65%

Boleto bancário - 54%

Carteiras digitais (PicPay, Mercado Pago, Pagseguro, Paypal, Apple Pay, Samsung Pay, por exemplo) - 48%

QR Code - 41%

Transferência bancária (TED, DOC) - 36%

8 formas de pagamento mais utilizadas para e-commerce

Os clientes possuem suas próprias preferências na hora de pagar pelas compras online. Mas para quem vende pela internet, oferecer várias opções de meios de pagamento é uma recomendação para garantir a conclusão das vendas.

Já pensou perder um consumidor por que a pessoa não encontrou o meio de pagamento que gostaria de usar para fechar o pedido? Isso não pode acontecer, não é mesmo?

Confira a lista que preparamos com os detalhes de cada meio de pagamento e prepare-se para qualificar a experiência de compra em seu e-commerce.

  1. Pix
  2. Cartão de crédito
  3. Cartão de débito
  4. Boleto Bancário
  5. Carteira digital
  6. Facebook e WhatsApp Pay
  7. QR Code
  8. Link de Pagamento

1 - Pagamentos por Pix

Criado em 2020 pelo Banco Central, o Pix é um sistema de transferência instantânea de pagamentos que podem ser realizados em até dez segundos.

Com grande adesão em todo o país, o pix é usado tanto em transações pessoais quanto comerciais. Para utilizá-lo, o usuário precisa criar uma chave-pix em uma instituição bancária e compartilhar com quem irá fazer a transferência de dinheiro.

Entre as principais vantagens do pix estão a facilidade para efetuar transferências financeiras grátis e em tempo real, diferentemente das operações via TED ou DOC (transferências de uma conta bancária para outra e que possuem taxas de uso do serviço).

Para oferecê-lo no e-commerce, basta criar uma chave-pix  em sua conta digital e compartilhar com os clientes para receber pagamentos.

É importante ter atenção, entretanto, para a diferença no uso do Pix cadastrado para Pessoa Física (CPF) e para Pessoa Jurídica (CNPJ). O uso das chaves para transferências por Pessoas Físicas é gratuito, enquanto que para Pessoas Jurídicas pode haver cobrança de taxas.

Ainda assim, a regulamentação do seu e-commerce como uma empresa com CNPJ traz uma série de vantagens, incluindo carga tributária reduzida.

Os benefícios de se cadastrar como um Microempreendedor Individual (MEI) contribuem também para a credibilidade da sua loja virtual.

💡Saiba mais: Como abrir um MEI gratuitamente

2 - Pagamentos por Cartão de crédito

O cartão de crédito pode ter caído para o segundo lugar na lista de meios de pagamentos digitais mais utilizados, mas ainda mantém a alta adesão entre os consumidores, principalmente aqueles que preferem parcelar as compras.

A versatilidade do cartão beneficia e oferece segurança a ambos os lados. Pelo dos consumidores, quebra a objeção do pagamento ser um obstáculo para a compra.

A possibilidade da compra a prazo permite maior comodidade aos clientes que podem pagar suas compras em um tempo maior e de acordo com sua realidade financeira.

Essa facilidade no pagamento contribui para o aumento das vendas. Outra vantagem para os lojistas no uso cartão (crédito ou débito), é combater a inadimplência. Isso é possível porque até mesmo nas transações parceladas, o e-commerce recebe a quantia total na conclusão da compra.

Entretanto, uma pequena desvantagem desse meio de pagamento  para o empreendedor é que as compras no crédito podem acarretar na cobrança de taxas pelas empresas operadoras dos cartões de crédito ou dos serviços de pagamento contratados para funcionar em seu e-commerce (vamos falar sobre isso mais adiante) .

3 - Pagamentos por Cartão de débito

Pessoas que gostam de pagar suas compras à vista estão entre as que veem como uma alternativa interessante o uso do cartão de débito. Afinal, esta é uma das opções capazes de digitalizar o dinheiro e fazer pagamentos online.

O público que utiliza dinheiro em estabelecimentos físicos, ou não quer pagar depois pela mercadoria, encontra no cartão de débito uma forma de efetuar suas compras digitais descontando o valor diretamente do saldo em conta e evitando surpresas na fatura do cartão de crédito.

4 - Pagamentos por Boleto bancário

O boleto foi por muito tempo a alternativa para que pessoas desbancarizadas pudessem fazer compras gerando um documento com código de barras para pagamento em dinheiro em agências lotéricas, por exemplo.

O mercado financeiro abriu oportunidades para essa fatia de público e diversas instituições financeiras, como os bancos digitais, permitiram que a população conseguisse criar contas bancárias.

Mas ainda assim, o boleto bancário mantém seu lugar garantido entre os meios de pagamento mais tradicionais. Inclusive, é bastante comum ver o pagamento via boleto ser incentivado com descontos exclusivos na escolha desse método à vista.

Por outro lado, a desvantagem em comparação a outros meios é que o pagamento por boleto leva mais dias para ser concluído por não ser debitado instantaneamente.

5 - Pagamentos por Carteira digital

Como o próprio nome já diz, a carteira digital, ou carteira virtual, é um sistema que permite transações financeiras como compras, vendas e transferências de valores e ativos digitais 100% pela internet.

Esse nicho é fortalecido com as soluções disponíveis em serviços como PicPay, Paypal, Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, que oferecem softwares para computadores ou celulares que permitem o funcionamento das carteiras digitais.

Para muitas pessoas, a carteira virtual caracteriza uma opção mais prática e ágil para evitar preencher, ou compartilhar, os dados de cartões de crédito para efetuar uma compra online.

Por isso, o uso de carteiras digitais é uma das fortes tendências no e-commerce, sendo o método de pagamento prioritário para 48% dos consumidores, segundo a Opinion Box.

6 - Pagamentos por Facebook e WhatsApp Pay

Uma forma de pagamento interessante para quem empreende é o Meta Pay, responsável pelo funcionamento do Facebook Pay e que permite conectar e gerenciar pagamentos dentro das plataformas do grupo como Facebook, Messenger e Instagram.

Ainda entre as redes sociais da Meta, é possível receber pagamentos diretamente no WhatsApp Business, através do WhatsApp Pay. A ferramenta também funciona gratuita e integrada automaticamente para a finalização das compras sem sair do aplicativo.

Além de pertencerem ao mesmo grupo, Facebook e WhatsApp Pay se destacam também como meios de pagamentos para quem que vende produtos pela internet nas redes sociais e que ainda não possui uma loja virtual.

💡Saiba mais: 11 dicas para vender pelo WhatsApp

7 - Pagamentos por QR Code

O QR Code (Quick Response Code), ou Código de Resposta Rápida, em Português,  é o tipo de código mais moderno e que pode ser usado ao escanear uma imagem pela câmera do celular.

Como o QR Code armazena informações, após “lido” pela câmera do celular, o código é convertido e serve para o compartilhamento de informações, entre elas, um atalho para pagamentos.

Neste caso, ele direciona a pessoa para o aplicativo financeiro que ela usa para fazer o pagamento da compra via Pix ou transferência de saldo da carteira digital.

Ao contrário dos códigos de barra tradicionais, como nos boletos bancários que formam uma linha horizontal, o QR Code, ou Código QR , tem o formato 2D ou bidirecional.

Ou seja, mostra um “código quadrado com formas dentro” que é identificado facilmente pelas lentes dos dispositivos móveis.

8 - Recebimentos via Link de pagamento

Uma das modalidades mais versáteis para receber pelas mercadorias vendidas no e-commerce é compartilhar um link de pagamento com os clientes.

Seu uso permite gerar pagamentos através de diversos meios, como por exemplo: boleto, cartão de crédito/débito ou QR code/pix, por exemplo. Ou seja, a escolha mais conveniente para lojista e cliente.

Essa alternativa se destaca por reduzir o processo de compra, levando o cliente direto para a etapa de fechamento do pedido.

A facilidade é outro benefício do link de pagamento, que pode ser enviado para o cliente por e-mail, chat, WhatsApp ou outras redes sociais, como o Instagram.

💡Saiba mais: Estratégias para vender pelo Instagram

Como escolher meios de pagamento para e-commerce

Agora que você já viu quais os tipos de formas de pagamento os clientes podem procurar para concluir as compras em seu e-commerce, é preciso saber o que considerar para escolher qual plataforma contratar.

Separamos algumas dicas para guiar sua busca e para auxiliar na sua decisão. Continue essa leitura!

O que não pode ficar de fora antes de escolher o meio de pagamento ideal:

  1. Entenda como as taxas são cobradas
  2. Pesquise sobre a reputação dos meios de pagamento
  3. Teste as tecnologias e conheça o funcionamento na prática
  4. Verifique os recursos de segurança oferecidos
  5. Informe-se sobre os prazos de pagamento

Entenda como as taxas são cobradas

Este é um ponto de atenção de grande importância, pois os meios de pagamento são serviços que cobram taxas pelas transações realizadas em suas plataformas.

Por isso, antes de contratar uma empresa do ramo, é fundamental conhecer como funciona a cobrança e quais tarifas/valores você irá pagar nas vendas do seu e-commerce.

O que conferir:

🟢Se as taxas são variáveis: as tarifas terão valores diferentes conforme a forma de pagamento usada pelo seu público (boleto bancário, cartões de crédito e débito, por exemplo);

🟢Se a cobrança é fixa/proporcional a cada venda: (R$ 0,48 e/ou 1,99% por transação, por exemplo).

Pesquise sobre a reputação dos meios de pagamento

Verifique a reputação dos serviços em fóruns online como grupos de e-commerce no Facebook e sites de suporte, como o Reclame Aqui, por exemplo. Procure por provas sociais de clientes satisfeitos com o serviço ou descontentes.

Esse levantamento irá ajudar a identificar o grau de confiança da empresa antes da contratação. O objetivo é reduzir as chances de arrependimentos no futuro por não ter verificado se havia uma quantidade acentuada de clientes insatisfeitos.

Se esta pesquisa ainda não render as informações que você precisa para decidir o melhor meio de pagamento, contate as centrais de atendimento dos serviços que são de seu interesse.

Envie e-mail ou ligue para tirar as principais dúvidas. Essa é uma ótima dica  também para testar a agilidade, receptividade e o grau de atenção que o atendimento de cada empresa oferece.

Faça testes para conhecer as soluções na prática

Muitas plataformas dos mais variados segmentos permitem que as pessoas usuárias testem o serviço antes de contratar um plano. Então, se for possível, faça o mesmo para encontrar o meio de pagamento que mais se adapta à realidade do seu negócio.

Entenda como funcionam os modelos de checkout (finalização do processo de pagamento) e verifique quais recursos são disponibilizados em cada plataforma online.

Listamos abaixo alguns exemplos de checkout para te ajudar nessa pesquisa. Veja:

🟢Checkout padrão: o consumidor é direcionado para fora da loja virtual, ou seja, o fechamento da compra acontece no site do intermediador de pagamentos contratado pelo lojista;

🟢Checkout transparente: permite que o cliente conclua o pagamento do pedido sem sair do site da loja virtual, simplificando a finalização da jornada de compra, reduzindo pontos de atrito e o abandono de carrinho;

🟢Checkout Lightbox: direciona o cliente através de uma janela pop-up para o fechamento da compra fora do e-commerce. Entretanto, essa janela sobreposta ao site do vendedor pode ser personalizada com a identidade visual da loja.

Teste também o funcionamento do atendimento ao cliente. Afinal, contar com um suporte de qualidade para te ajudar a solucionar eventuais problemas nas suas transações é importante.

Por isso, deve ser outro fator a ser incluído na decisão de qual meio de pagamento usar em seu e-commerce, ok?

Conheça os recursos de segurança oferecidos

Garantir a segurança nas compras em seu e-commerce é essencial para proteger o e-commerce e seu público em todas transações financeiras.

Por isso, certifique-se de checar os recursos antifraude e gestão de riscos de cada solução de pagamentos.

Com a evolução dos meios de pagamento online cresceu também a quantidade de ataques fraudulentos. Uma das tentativas direcionadas ao comércio online que se tornou comum é o golpe por chargeback, que é a solicitação de reembolso quando para há a intenção de impedir o pagamento do produto.

O cancelamento da compra e o reembolso do valor pago é um direito do consumidor e, originalmente, o chargeback foi criado com esse objetivo.

Dessa forma, há vários motivos que permitem a solicitação do reembolso. Um deles é a proteção do cliente que foi vítima de fraude/estelionato e não reconhece a cobrança na fatura do cartão.

A questão é que o reembolso por chargeback fraudulento pode prejudicar o seu e-commerce.

Para atuar nessa e outras frentes, alguns meios de pagamento já oferecem programas antifraude com pacotes inclusos no serviço que checam a veracidade das informações fornecidas pelo público.

Inclua entre os fatores de decisão para a escolha do meio de pagamento ou serviços que tenham uma segurança mais rigorosa. Descubra se a empresa tem ferramentas que auxiliem na contestação dos cancelamentos e reduzirem as chances de prejuízos por golpes online.

Analise os prazos de repasse de pagamento de cada meio

Outro fator para considerar na busca pela plataforma de pagamento online ideal para o seu negócio é o prazo do serviço para repassar o dinheiro para os lojistas.

Cada empresa opera com prazos próprios, então vale a pena fazer uma pesquisa para comparar a diferença nos prazos oferecidos para encontrar o pacote com melhor custo-benefício.

A solução completa para evitar o abandono de carrinho

Neste conteúdo você pode saber mais sobre os meios de pagamento que os clientes irão procurar para comprar em seu e-commerce e também dicas sobre como escolher a plataforma ideal para suas operações financeiras.

Você também viu que oferecer as formas de pagamento que os consumidores buscam e ter um checkout descomplicado contribui para evitar o abandono de carrinho.

Mas ainda resta um gargalo na conclusão da jornada de compra que pode te fazer perder vendas: o frete caro.

É aqui que trazemos mais uma dica importante: conte também com uma solução para oferecer fretes com até 80% de desconto usando o app SuperFrete.

Conheça a tecnologia que tem ajudado empreendedores a calcular frete barato dos Correios em segundos e gerar etiquetas de envio com o diferencial que vai ampliar suas vendas online.

Baixe o app SuperFrete!

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.