Skip to content

8 dicas de vendas para trabalhar com vendas na internet

Contar com dicas de vendas para guiar a estratégia é muito importante para quem está começando a atuar com vendas online. 

Adotar uma estratégia de e-commerce é uma solução para muitos micro e pequenos empreendedores conseguirem aumentar seu faturamento e crescer sua empresa. 

Criando uma loja online é possível atingir um público muito maior, o que potencializa muito as chances de vendas dos seus produtos.

Mas a gente sabe que vender pela internet pode ser um grande desafio. Saber onde e para quem vender, como anunciar seus produtos, como atrair clientes e como fazer o envio das encomendas para outras cidades são dúvidas muito comuns que podem assustar quem empreende na internet.

Pensando em ajudar você a responder todas as suas dúvidas e preparar o seu negócio para o sucesso, separamos 8 dicas que vão ajudar a aumentar as suas vendas online.

Neste post você irá aprender sobre:

Quais as vantagens de trabalhar com vendas na internet?

Muitos micro e pequenos empreendedores estão cada vez mais começando a trabalhar com vendas online. Isso acontece porque atuar com vendas na internet, seja de forma exclusiva ou complementar para uma loja física, oferece muitos benefícios e possibilidades para quem empreende.

Atingir um público muito maior

Com a internet, você pode vender para pessoas em qualquer lugar do país, o que aumenta muito o potencial de vendas dos seus produtos.

Loja sempre aberta

Outra vantagem muito legal e que influencia muito nos seus resultados é que a sua loja na internet funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana

Por mais que você não esteja online o tempo inteiro para fazer o atendimento, seus anúncios estarão. Ou seja, você tem uma vitrine aberta e iluminada em tempo integral para que o seu público possa encontrar seus produtos.

Mais flexibilidade

Trabalhar com vendas online também pode ser mais conveniente e flexível para quem atua exclusivamente com vendas pela internet. Isso porque você pode gerenciar seu negócio de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet. 

Assim, você tem mais liberdade para conciliar seu trabalho com outras atividades, como cuidar dos filhos ou estudar.

Como trabalhar com vendas na internet?

Se você está buscando aumentar o faturamento do seu negócio, trabalhar com vendas na internet pode ser a solução ideal para você. 

Para começar a vender pela internet você pode tanto criar uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce, como apenas criar uma página em uma rede social e começar a divulgar os seus produtos. 

O segredo principal para ter sucesso com vendas pela internet é manter uma presença online sólida e um bom relacionamento com os seus clientes.

8 dicas de venda para aumentar o faturamento da sua loja online

Agora que você já conhece as principais vantagens de trabalhar com vendas online e como isso pode ajudar a crescer o seu negócio, vem conferir 8 dicas de venda que vão ajudar a destacar a sua loja e seus produtos na internet.

01. Conheça bem o seu produto e o seu público-alvo

Antes de começar a vender online, é muito importante que você conheça muito bem o seu produto e o seu público-alvo.

Entenda quais as características, benefícios e diferenciais que seu produto oferece, quem são as pessoas que se interessam por ele e o que elas buscam ao adquirir o seu produto.

Além disso, procure conhecer características do seu público como: idade, gênero, hábitos e outros interesses que tenham. Assim, você pode direcionar sua comunicação e seus conteúdos para conversar melhor com o público que consome seu produto.

Conhecendo bem o seu produto e o seu público-alvo, fica muito mais fácil criar a sua estratégia de vendas de forma eficiente, o que aumenta as chances de sucesso nas vendas online.

02. Crie uma estratégia de vendas

Para criar uma estratégia de vendas eficiente é necessário entender o comportamento do seu consumidor, suas necessidades e desejos. Ou seja, o que vimos no tópico anterior: conhecer bem seu público e seu produto.

Tendo essas informações, você poderá escolher os canais de venda mais adequados para atingir o seu público e saber como se comunicar com eles. 

Isso também vai ajudar você a entender como definir o seu portfólio de produtos e como manter um relacionamento com seus clientes, seja atraindo eles para a sua loja, seja negociando uma venda.

E, claro, as promoções também são uma parte importante da estratégia de vendas. Elas ajudam a atrair novos clientes, fidelizar os atuais e aumentar o valor médio das suas vendas. 

Mapear datas importantes do seu nicho de atuação e ações que você pode fazer com antecedência garante que você trabalhe com promoções sem comprometer seu lucro.

03. Analise a concorrência para se destacar

Depois de definir a sua estratégia, é importante analisar a concorrência e ficar de olho no que ela está fazendo. Assim, você mantém sua estratégia e negócio atualizados. E isso não tem nada a ver com copiar o que seu concorrente está fazendo, ok?

Ao fazer essa análise de concorrência você poderá descobrir novas tendências do mercado e necessidades do seu público-alvo, ajudando na sua criatividade. Com essa análise, também é possível identificar pontos fracos do seu próprio negócio que você vai trabalhar.

Além disso, é legal estar acompanhando outras marcas que trabalham com o mesmo público que você, mesmo que não com o mesmo produto. Assim, você entende um pouco mais sobre seus interesses e como se comunicar com seus clientes.

04. Invista em uma presença forte nas redes sociais

Para começar, escolha as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio e ao seu público alvo. Por exemplo, se você vende roupas femininas para jovens, o Instagram pode ser uma boa opção, já que é uma rede social muito utilizada por esse público.

Depois de escolher as redes sociais, é importante criar um perfil profissional, que transmita a imagem da sua marca de forma clara e objetiva.

As redes sociais são um ótimo canal para vender, mas também para criar relacionamento com seus clientes, fidelizando-os com a sua loja. 

Por isso, se preocupe em produzir conteúdo que seja relevante para seu público, solucionando problemas ou se conectando com seus interesses.

Além disso, procure sempre interagir com o seu público. Responda os comentários e mensagens privadas, tire dúvidas e mostre-se disponível para ajudar. 

Essa interação ajuda a criar um relacionamento de confiança com os seus seguidores e pode aumentar as chances de venda.

05. Use a tecnologia a seu favor 

Assim como escolher os canais certos para divulgar seus produtos, usar a tecnologia a seu favor é fundamental para vender online. 

Com algumas ferramentas e aplicativos você consegue gerenciar melhor seu negócio, se relacionar com seus clientes e otimizar as suas vendas.

Existem muitos aplicativos de vendas para empreendedores que vão facilitar desde o controle de finanças da sua empresa, a logística, organização e até a comunicação e atração de novos clientes.

No nosso post sobre aplicativos de vendas: confira os 5 que todo empreendedor precisa conhecer, a gente apresenta alguns que vão ajudar muito o seu dia a dia vendendo na internet.

06. Utilize um CRM para melhorar o relacionamento com os clientes

Manter um relacionamento com seus clientes é fundamental para o sucesso das suas vendas, e, felizmente, ferramentas como um CRM ajudam muito nessa hora. 

Poder contar com um CRM para e-commerce, como o da Edrone, ajuda você a entender seus clientes e mantê-los satisfeitos ao oferecer um excelente atendimento.

Além disso, com um CRM você tem acesso a relatórios e pode fazer a análise de dados das suas oportunidades de negócio e entender ainda mais sobre como criar estratégias para aumentar as suas vendas.

07. Ofereça um atendimento personalizado

Você definiu sua estratégia de vendas, anunciou no canal escolhido e conseguiu atrair alguns interessados nos seus produtos? Agora, entramos na parte em que você oferece um atendimento personalizado.

Quando você oferece um atendimento rápido e personalizado realmente disposto a ouvir as dúvidas e necessidades dos seus clientes, buscando orientar e ajudar, você aumenta muito as chances de vender e de fidelizar esses clientes.

Por isso, esteja sempre respondendo as interações e dúvidas que seus clientes possam estar comentando em seus canais, receba os feedbacks de forma analítica, entendendo como isso pode ajudar você a melhorar o seu processo de vendas.

E lembre-se: a venda não termina quando você envia o produto. Faça o acompanhamento desse atendimento, se mostrando disponível para qualquer dúvida que seu cliente possa ter.

08. Tenha uma logística eficiente

O frete das mercadorias é um fator decisivo para muitas pessoas que compram online, por isso, essa etapa do seu e-commerce precisa ser olhada com muita atenção.

Planejar a logística de envio dos seus produtos é fundamental para o sucesso do seu negócio. Fique de olho no prazo de entrega oferecido e escolha parceiros logísticos confiáveis.

Você pode contar com a tecnologia para a sua logística e usar um aplicativo para calcular frete dos Correios na hora de informar o valor do frete e fazer o rastreio das suas encomendas, recebendo notificações a cada atualização de status.

Sabemos que para micro e pequenos empreendedores, fechar parceria com empresas de logística e transportadoras é um pouco mais difícil, mas existem opções no mercado como a SuperFrete, parceira oficial dos Correios, que ajuda você a fazer envios seguros e eficientes para garantir que seus produtos cheguem com qualidade para seus clientes.

Envie encomendas pelos Correios com desconto pelo app SuperFrete

Como vimos, oferecer uma logística eficiente e segura é muito importante para o sucesso das suas vendas online. E se for uma entrega eficiente, segura e com desconto fica muito melhor.

O aplicativo SuperFrete é uma ferramenta que vai, além de facilitar o seu planejamento logístico no cálculo do frete e no rastreamento de encomendas pelos Correios, ajudar você a oferecer um frete muito mais barato para seus clientes, com 80% de desconto no valor da etiqueta.

Para usar o app SuperFrete e emitir etiquetas dos Correios com desconto é muito simples. Basta você:

  • Baixar o app SuperFrete na sua loja de aplicativos;

    Botão para baixar grátis o app SuperFrete
  • Ações de envio: endereço de origem e de destino, dimensões e peso da encomenda;
  • Calcular o frete e escolher o tipo de envio que atende melhor sua encomenda (mini envio, PAC ou Sedex);
  • Fazer um breve cadastro e emitir a etiqueta de frete com desconto;

Se ficou com alguma dúvida sobre como fazer o envio de encomendas com desconto com o app SuperFrete, confira o vídeo com o passo a passo detalhado:


Ainda não conhece a SuperFrete?
Saiba mais sobre a gente aqui

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.