8 dicas de vendas para trabalhar com vendas na internet
Contar com dicas de vendas para guiar a estratégia é muito importante para quem está começando a atuar com vendas online.
Adotar uma estratégia de e-commerce é uma solução para muitos micro e pequenos empreendedores conseguirem aumentar seu faturamento e crescer sua empresa.
Criando uma loja online é possível atingir um público muito maior, o que potencializa muito as chances de vendas dos seus produtos.
Mas a gente sabe que vender pela internet pode ser um grande desafio. Saber onde e para quem vender, como anunciar seus produtos, como atrair clientes e como fazer o envio das encomendas para outras cidades são dúvidas muito comuns que podem assustar quem empreende na internet.
Pensando em ajudar você a responder todas as suas dúvidas e preparar o seu negócio para o sucesso, separamos 8 dicas que vão ajudar a aumentar as suas vendas online.
Neste post você irá aprender sobre:
- Quais as vantagens de trabalhar com vendas na internet?
- Como trabalhar com vendas pela internet?
- 8 dicas de venda para aumentar o faturamento da sua loja online
- Envie encomendas com desconto pela SuperFrete
Quais as vantagens de trabalhar com vendas na internet?
Muitos micro e pequenos empreendedores estão cada vez mais começando a trabalhar com vendas online. Isso acontece porque atuar com vendas na internet, seja de forma exclusiva ou complementar para uma loja física, oferece muitos benefícios e possibilidades para quem empreende.
Atingir um público muito maior
Com a internet, você pode vender para pessoas em qualquer lugar do país, o que aumenta muito o potencial de vendas dos seus produtos.
Loja sempre aberta
Outra vantagem muito legal e que influencia muito nos seus resultados é que a sua loja na internet funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por mais que você não esteja online o tempo inteiro para fazer o atendimento, seus anúncios estarão. Ou seja, você tem uma vitrine aberta e iluminada em tempo integral para que o seu público possa encontrar seus produtos.
Mais flexibilidade
Trabalhar com vendas online também pode ser mais conveniente e flexível para quem atua exclusivamente com vendas pela internet. Isso porque você pode gerenciar seu negócio de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.
Assim, você tem mais liberdade para conciliar seu trabalho com outras atividades, como cuidar dos filhos ou estudar.
Como trabalhar com vendas na internet?
Se você está buscando aumentar o faturamento do seu negócio, trabalhar com vendas online pode ser a solução ideal para você.
Para começar a vender pela internet você pode tanto criar uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce, como apenas criar uma página em uma rede social e começar a divulgar os seus produtos.
O segredo principal para ter sucesso com vendas pela internet é manter uma presença online sólida e um bom relacionamento com os seus clientes.
8 dicas de venda para aumentar o faturamento da sua loja online
Agora que você já conhece as principais vantagens de trabalhar com vendas online e como isso pode ajudar a crescer o seu negócio, vem conferir 8 dicas de venda que vão ajudar a destacar a sua loja e seus produtos na internet.
01. Conheça bem o seu produto e o seu público-alvo
Antes de começar a vender online, é muito importante que você conheça muito bem o seu produto e o seu público-alvo.
Entenda quais as características, benefícios e diferenciais que seu produto oferece, quem são as pessoas que se interessam por ele e o que elas buscam ao adquirir o seu produto.
Além disso, procure conhecer características do seu público como: idade, gênero, hábitos e outros interesses que tenham. Assim, você pode direcionar sua comunicação e seus conteúdos para conversar melhor com o público que consome seu produto.
Conhecendo bem o seu produto e o seu público-alvo, fica muito mais fácil criar a sua estratégia de vendas de forma eficiente, o que aumenta as chances de sucesso nas vendas online.
02. Crie uma estratégia de vendas
Para criar uma estratégia de vendas eficiente é necessário entender o comportamento do seu consumidor, suas necessidades e desejos. Ou seja, o que vimos no tópico anterior: conhecer bem seu público e seu produto.
Tendo essas informações, você poderá escolher os canais de venda mais adequados para atingir o seu público e saber como se comunicar com eles.
Isso também vai ajudar você a entender como definir o seu portfólio de produtos e como manter um relacionamento com seus clientes, seja atraindo eles para a sua loja, seja negociando uma venda.
E, claro, as promoções também são uma parte importante da estratégia de vendas. Elas ajudam a atrair novos clientes, fidelizar os atuais e aumentar o ticket médio das suas vendas.
Mapear datas importantes do seu nicho de atuação e ações que você pode fazer com antecedência garante que você trabalhe com promoções sem comprometer seu lucro.
🎯Ferramenta gratuita: Guia de Estratégias de Vendas Online
03. Analise a concorrência para se destacar
Depois de definir a sua estratégia, é importante analisar a concorrência e ficar de olho no que ela está fazendo. Assim, você mantém sua estratégia e negócio atualizados. E isso não tem nada a ver com copiar o que seu concorrente está fazendo, ok?
Ao fazer essa análise de concorrência você poderá descobrir novas tendências do mercado e necessidades do seu público-alvo, ajudando na sua criatividade. Com essa análise, também é possível identificar pontos fracos do seu próprio negócio que você vai trabalhar.
Além disso, é legal estar acompanhando outras marcas que trabalham com o mesmo público que você, mesmo que não com o mesmo produto. Assim, você entende um pouco mais sobre seus interesses e como se comunicar com seus clientes.
04. Invista em uma presença forte nas redes sociais
Para começar, escolha as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio e ao seu público alvo. Por exemplo, se você vende roupas femininas para jovens, o Instagram pode ser uma boa opção, já que é uma rede social muito utilizada por esse público.
Depois de escolher as redes sociais, é importante criar um perfil profissional, que transmita a imagem da sua marca de forma clara e objetiva.
As redes sociais são um ótimo canal para vender, mas também para criar relacionamento com seus clientes, fidelizando-os com a sua loja.
Por isso, se preocupe em produzir conteúdo que seja relevante para seu público, solucionando problemas ou se conectando com seus interesses.
Além disso, procure sempre interagir com o seu público. Responda os comentários e mensagens privadas, tire dúvidas e mostre-se disponível para ajudar.
Essa interação ajuda a criar um relacionamento de confiança com os seus seguidores e pode aumentar as chances de venda.
👉 Veja também: Como montar um cronograma de postagens para Instagram de loja virtual
05. Use a tecnologia a seu favor
Assim como escolher os canais certos para divulgar seus produtos, usar a tecnologia a seu favor é fundamental para vender online.
Com algumas ferramentas e aplicativos você consegue gerenciar melhor seu negócio, se relacionar com seus clientes e otimizar as suas vendas.
Existem muitos aplicativos de vendas para empreendedores que vão facilitar desde o controle de finanças da sua empresa, a logística, organização e até a comunicação e atração de novos clientes.
06. Utilize um CRM para melhorar o relacionamento com os clientes
Manter um relacionamento com seus clientes é fundamental para o sucesso das suas vendas, e, felizmente, ferramentas como um CRM ajudam muito nessa hora.
Poder contar com um CRM para e-commerce, como o da Edrone, ajuda você a entender seus clientes e mantê-los satisfeitos ao oferecer um excelente atendimento.
Além disso, com um CRM você tem acesso a relatórios e pode fazer a análise de dados das suas oportunidades de negócio e entender ainda mais sobre como criar estratégias para aumentar as suas vendas.
💡Saiba mais: Experiência do cliente: como melhorar e vender mais?
07. Ofereça um atendimento personalizado
Você definiu sua estratégia de vendas, anunciou no canal escolhido e conseguiu atrair alguns interessados nos seus produtos? Agora, entramos na parte em que você oferece um atendimento personalizado.
Quando você oferece um atendimento rápido e personalizado realmente disposto a ouvir as dúvidas e necessidades dos seus clientes, buscando orientar e ajudar, você aumenta muito as chances de vender e de fidelizar esses clientes.
Por isso, esteja sempre respondendo as interações e dúvidas que seus clientes possam estar comentando em seus canais, receba os feedbacks de forma analítica, entendendo como isso pode ajudar você a melhorar o seu processo de vendas.
E lembre-se: a venda não termina quando você envia o produto. Faça o acompanhamento desse atendimento, se mostrando disponível para qualquer dúvida que seu cliente possa ter.
💡Saiba mais: Como melhorar o atendimento ao cliente em 11 passos
08. Tenha uma logística eficiente
O frete das mercadorias é um fator decisivo para muitas pessoas que compram online, por isso, essa etapa do seu e-commerce precisa ser olhada com muita atenção.
Planejar a logística de envio dos seus produtos é fundamental para o sucesso do seu negócio. Fique de olho no prazo de entrega oferecido e escolha parceiros logísticos confiáveis.
Você pode contar com a tecnologia para a sua logística e usar uma plataforma para calcular frete na hora de informar o valor do frete e fazer o rastreio das suas encomendas, recebendo notificações a cada atualização de status.
Sabemos que para micro e pequenos empreendedores, fechar parceria com empresas de logística e transportadoras é um pouco mais difícil, mas existem opções no mercado como a SuperFrete, parceira das melhores transportadoras do Brasil, que ajuda você a fazer envios seguros e eficientes para garantir que seus produtos cheguem com qualidade para seus clientes.
Envie encomendas com desconto pela SuperFrete
Como vimos, oferecer uma logística eficiente e segura é muito importante para o sucesso das suas vendas online. E se for uma entrega eficiente, segura e com desconto fica muito melhor.
A SuperFrete é uma ferramenta que vai, além de facilitar o seu planejamento logístico no cálculo do frete e no rastreamento de encomendas, ajudar você a oferecer um frete muito mais barato para seus clientes, com até 80% de desconto no valor da etiqueta.
Para usar a SuperFrete e emitir etiquetas das principais transportadoras do mercado é muito simples. Basta você:
1. Acessar a plataforma SuperFrete pelo celular, computador ou direto da sua loja virtual;
2. Preencher as ações de envio (endereço de origem e de destino, dimensões e peso da encomenda);
3. Calcular o frete e escolher o tipo de envio que atende melhor sua encomenda;
4. Fazer um breve cadastro e emitir a etiqueta de frete com desconto;
Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.
Karoline Krahl
Karol Krahl é especialista em marketing com mais de 10 anos de experiência em estratégias de aquisição e produção de conteúdo.