Skip to content

Peso e medidas: houve diferença no valor do frete na postagem. E agora?

Você foi despachar uma encomenda e o preço final da sua etiqueta de postagem foi diferente do valor informado no cálculo do frete. E agora?

Primeiro você deve ter se perguntado se isso era realmente possível e, provavelmente, achou que havia algum tipo de engano. Na verdade, isso é um processo mais comum e simples do que você imagina.

Na postagem da sua encomenda, a agência realiza a medição do pacote e confere se as dimensões e o peso informados na etiqueta de envio SuperFrete estão corretos.

Esse é um procedimento padrão que serve para garantir que você irá pagar exatamente o preço real do seu frete. Nem mais nem menos.

Continue essa leitura e vamos explicar detalhadamente como isso funciona, como é gerado crédito ou débito em sua conta e o que fazer em cada uma dessas situações. Vem com a gente!

O que você vai ver por aqui:

Peso e medidas: diferença no valor das etiquetas de postagem

Basicamente, quando você informa as dimensões de peso e medidas da sua encomenda no cálculo de frete e compra uma etiqueta diretamente pela plataforma SuperFrete, essas informações são conferidas pela transportadora no momento da postagem.

Na hora de fazer essa conferência, é possível que exista alguma diferença entre as medidas informadas na hora do cálculo e as medidas reais do pacote na encomenda, o que pode gerar uma divergência no valor da etiqueta gerada.

 

🎯 Talvez você se interesse também:

Como a conferência das medidas ocorre na prática?

No momento da postagem, o atendente da agência dos Correios, ou da transportadora escolhida, confere se as medidas e peso do pacote são iguais às informadas pelo cliente na compra da etiqueta de envio.

Este é um procedimento padrão que assegura que os usuários vão pagar o valor correto do frete para aquele objeto. Ou seja, se por acaso, você informou medidas maiores do que item embalado realmente mediu, você pode pagar menos por esse frete.

O contrário também acontece, então, quando é identificado na postagem que as medidas do pacote são maiores do que o indicado na etiqueta, será gerado um débito.

O que acontece quando há diferença nos valores informados e a medição na postagem?

Quando há divergência nas informações, ou seja, o pacote tem alguma das dimensões (altura, largura ou comprimento) ou peso maior ou menor do que digitado no cálculo da etiqueta, automaticamente é gerado um crédito ou débito na sua conta SuperFrete.

Como falamos anteriormente, esse processo é uma segurança de que você irá pagar o preço justo pelo envio da sua encomenda e, caso tenha informado uma medição menor do que a real do pacote, por exemplo, irá pagar menos nesse frete.

Existem duas situações em que sua postagem pode ser enquadrada quando é identificada uma divergência na medição e pesagem do objeto. Confira:

Crédito: valor menor na postagem do pacote

Ocorre quando as medidas e/ou peso do pacote conferidas na postagem na transportadora são menores do que o informado na emissão da etiqueta de frete.

Neste caso, você recebe o valor da diferença automaticamente em forma de crédito na sua carteira SuperFrete e pode usar o valor extra no pagamento de novos fretes.

Débito: valor maior na postagem do pacote

Quando a conferência na postagem da encomenda identifica que as medidas ou o peso é maior do que os dados digitados na emissão da etiqueta, é gerado um débito a ser pago posteriormente.

E não se preocupe, não é necessário pagar nenhum valor adicional direto na transportadora para liberar a postagem da encomenda.

Todos os pagamentos de etiquetas geradas em nosso sistema são gerenciados diretamente na sua conta SuperFrete.

Isso significa que o valor excedente será debitado na sua carteira na plataforma e você poderá usar os mesmos meios de pagamento que já usa para emitir suas etiquetas para quitar essa cobrança: com cartão de crédito, saldo em carteira ou através de recarga por PIX.

Se você quiser entender melhor como funciona o cálculo de frete e como funciona o cálculo de cubagem, por exemplo, empregado na precificação dos envios, recomendamos que leia também:

Como calcular a taxa de entrega da sua loja virtual?

Posso despachar minha encomenda com diferença no valor?

Sim! Como a cobrança é feita no app, qualquer diferença no valor, para mais ou para menos, é resolvida com direto com a SuperFrete.

Então, não há com o que se preocupar caso sua postagem tenha um valor maior do que o calculado anteriormente na etiqueta emitida. Sua encomenda seguirá o fluxo postal convencional, será aceita e despachada normalmente na agência parceira, desde que outras informações, como o CEP, estejam devidamente preenchidas.

Como conferir se tenho crédito ou débito em fretes?

Todas as informações de pagamentos, créditos ou débitos podem ser conferidas na sua conta SuperFrete.  Você pode consultar essas informações de duas formas.

1. Carteira SuperFrete

  1. Acesse sua conta SuperFrete;
  2. Clique em “Perfil”, a seguir selecione “Carteira”;
  3. Confira o saldo em sua carteira e se há créditos ou débitos apresentados juntamente com o seu saldo na plataforma.

2. Seção de Etiquetas

  1. Acesse sua conta SuperFrete;
  2. Clique na aba “Etiquetas”;
  3. Selecione a etiqueta que recebeu a reprecificação e abra para visualizar os detalhes;
  4. Se a etiqueta estiver com um débito, basta pagar o valor da diferença informado como você já faz na emissão das suas etiquetas normalmente.

Como reduzir a incidência de divergência nas medições?

Quando se trata de postagem de encomendas é sempre bom evitar divergências no peso e medidas dos Correios, e em outras transportadoras, para ter um despacho de pedidos mais eficiente.

Aqui estão algumas medidas preventivas que você pode tomar para minimizar erros comuns no seu processo de medição e pesagem dos pedidos embalados para o transporte:

Padronize os processos de embalagem

Estabeleça procedimentos claros e consistentes para embalar os seus pedidos. Isso inclui o uso de embalagens adequadas para diferentes tipos de produtos e o emprego de técnicas de empacotamento que garantam a segurança do item durante o transporte.

💡Leia também:

Como escolher embalagens para e-commerce?

Utilize equipamentos de medição confiáveis

Invista em balanças e fitas métricas de qualidade e calibradas. Certifique-se de que esses equipamentos estejam em boas condições de funcionamento e sejam adequados para medir com precisão os pesos e dimensões das embalagens.

Verifique as medidas antes da etiquetagem

Antes de gerar as etiquetas de frete, verifique cuidadosamente as medidas e o peso das embalagens. Se for preciso, revise novamente as informações fornecidas no sistema antes de emitir as etiquetas.

Ao se certificar de que as informações inseridas estejam corretas aumentam as suas chances de evitar divergências no momento da postagem.

💡Leia também:

Como aumentar seu limite de envio simultâneo de etiquetas Correios

Tenha um controle de qualidade de pesos e medidas

Percebeu que as diferenças nos valores informados na emissão do frete e no despacho da encomenda na transportadoras se tornaram mais frequentes? Isso pode indicar a necessidade de revisar o processo de medição e pesagem dos seus pacotes.

Alguns questionamentos podem ajudar a tornar seu processo de emissão de etiquetas e despacho de encomendas mais fluido e eficiente. Veja:

  • Você usou balanças diferentes para pesar as encomendas? Será que uma delas pode estar com algum defeito?
  • Existe a possibilidade de ter havido confusão e o as dimensões informadas na emissão são de uma embalagem e no despacho ter sido usado outra?
  • Você trocou de fornecedor de embalagens recentemente e os pacotes utilizados antes e agora podem ter tamanhos ou peso distintos?

Mapeie dimensões para consulta frequente

Mantenha registros detalhados das medições e pesagens de cada envio. Isso não só facilita a identificação de possíveis erros, mas também ajuda a rastrear e resolver discrepâncias caso ocorram durante o processo de postagem.

Em vendas recorrentes, por exemplo, tenha em mãos as medidas e peso do produto já embalado em uma planilha para consultar sempre que precisar.

💡Leia também:

Destinos Recentes: o recurso que vai ajudar sua venda recorrente

Ainda tenho dúvidas. Como peço ajuda?

Em caso de divergências nas medições ou qualquer outra necessidade, na SuperFrete você conta com um atendimento especializado sempre pronto para ajudar a resolver rapidamente qualquer problema que surja.

Solicitar o atendimento SuperFrete é fácil e pode ser feito de duas formas. Ambas são encontradas acessando a aba “Ajuda” na plataforma:

Após abrir o menu “Ajuda”, clique em “E-mail” ou “Chat” para falar com nosso time de especialistas que terão o maior prazer em ajudar você da forma que você preferir. Simples, né?

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Frete barato na palma da mão ou direto na sua loja

Neste artigo, você viu que as divergências no preço das etiquetas emitidas e o valor apresentado no despacho da encomenda após a conferência do peso e medidas dos Correios são comuns e fáceis de serem resolvidas.

Porém, se você chegou até aqui e ainda não conhece o app SuperFrete, saiba que a plataforma oferece fretes até 80% de desconto, sem cobranças de mensalidades ou quantidade mínima de envios.

Baixe agora mesmo o app e faça a gestão de todas suas entregas na palma da sua mão:

 

Já se o seu objetivo é simplificar o processo de envio e oferecer no seu site, explore as integrações disponíveis e descubra como é fácil ter o controle completo dos seus envios diretamente na sua loja virtual e com fretes mais baratos do país:

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.