Como usar o Google Shopping para vender mais no e-commerce
Se você tem um e-commerce e quer aumentar a visibilidade dos seus produtos para vender mais, o Google Shopping pode ser uma excelente estratégia.
Essa plataforma permite que os seus itens apareçam nos resultados de pesquisa do Google de maneira mais atrativa, com imagens, preços, descrições, avaliações e até mesmo destaques para promoções.
Neste guia completo, você aprenderá tudo o que precisa para colocar seus produtos no Google Shopping, desde a configuração inicial até estratégias avançadas para maximizar seus resultados, por meio da listagem gratuita ou anúncios do Google Ads.
Navegue por este conteúdo:
- O que é o Google Shopping?
- Como funciona o Google Shopping?
- Quais são as vantagens do Google Shopping para as vendas?
- Como fazer meus produtos aparecerem no Google Shopping?
- Como anunciar no Google Shopping
- Dicas para sua estratégia no Google Shopping
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é um recurso de pesquisa do Google que permite que lojas virtuais exibam seus produtos diretamente nos resultados de pesquisa.
Diferente de um marketplace como Mercado Livre ou Shopee, ele funciona como um comparador de preços e vitrine digital. Isso significa que, quando um usuário busca um produto no Google, ele pode visualizar diversas opções disponíveis para compra, com imagens, preços, avaliações e o nome da loja.
Para os vendedores, é uma ótima forma de aumentar a visibilidade de seus produtos, já que o Google Shopping pode ser utilizado tanto de forma gratuita quanto através de campanhas pagas via Google Ads.
Como funciona o Google Shopping?
Na prática, o Google Shopping exibe produtos relevantes para os usuários com base na pesquisa que eles realizam.
Os produtos podem ser exibidos na aba Shopping, na pesquisa normal, na pesquisa de imagens do Google e também no Youtube.
O sistema utiliza um feed de produtos fornecido pelos lojistas que possuem site ou em alguns casos pelos marketplaces para mostrar informações como:
- Nome do produto
- Imagem
- Preço
- Avaliações
- Nome da loja
- Disponibilidade
- Marcação de promoções
Os produtos para esse resultado de pesquisa podem aparecer de duas formas:
1. Listagem gratuita: sem custo para o lojista, disponível na aba "Shopping" e em algumas pesquisas no Google.
Pesquisa por “Tênis” diretamente na aba de pesquisa “Shopping” do Google.
2. Anúncios pagos (Google Ads): produtos promovidos aparecem em destaque nas buscas, aumentando a visibilidade.
Pesquisa por “Embalagem Sedex”, com resultados patrocinados de Google Shopping no topo da página de pesquisa.
Quais são as vantagens do Google Shopping?
- Mais visibilidade: seu produto aparece em um formato visual e atrativo, podendo apresentar diversas fotos e aumentando o engajamento do cliente.
- Público mais qualificado: quem vê os anúncios já está interessado na compra, afinal, estava buscando pelo produto.
- Comparação direta com concorrentes: os potenciais clientes podem ver diversas opções de preços e lojas, incluindo a avaliação dos consumidores para o produto.
- Integração com o Google Ads: possibilidade de investir em anúncios de forma mais simples e rápida para maximizar o alcance das campanhas pagas.
Como fazer meus produtos aparecerem no Google Shopping?
Para que seus produtos apareçam no Google Shopping, é necessário cadastrar sua loja no Google Merchant Center.
Essa é uma plataforma do Google para Varejo que permite que os lojistas gerenciem as informações dos produtos que serão exibidos no Google Shopping e em outros serviços do Google.
A partir dela, você poderá configurar um feed de produtos, definir as informações que serão exibidas, como preços e disponibilidade, além de monitorar o desempenho das suas listagens.
Confere abaixo o passo a passo completo para começar a utilizar o Merchant Center:
Passo a Passo para criar uma conta no Google Merchant Center
- Acesse Google Merchant Center
- Faça login com sua conta do Google.
- Insira as informações da sua empresa, como nome, país e site.
- Verifique e reivindique a propriedade do seu site.
- Configure as informações de entrega e política de trocas e devoluções para seu e-commerce.
Pronto! Com sua conta configurada, o próximo passo é cadastrar os produtos da sua loja virtual no feed de produtos.
Configurando o feed de produtos no Merchant Center
O feed de produtos é essencial para que o Google entenda e exiba corretamente seus itens. É possível adicionar itens ao feed de produtos por três origens distintas: por meio de um arquivo, via planilhas do Google ou utilizando a API Content.
Criando um feed manualmente com o Google Planilhas
Se você deseja criar um feed do zero, pode usar uma planilha do Google Planilhas, utilizando um modelo disponibilizado pelo Google.
No Google Merchant Center, acesse Produtos > Criar Feed e escolha a opção de planilha. Adicione as colunas obrigatórias e preencha os dados corretamente nas linhas e colunas.
- Informações obrigatórias: ID ou SKU do produto, título, descrição, estoque, link do produto, link da imagem de destaque, preço, categoria do produto, identificação de GTIN/EAN, identificação MPN do fornecedor e nome da marca do seu produto.
- Informações opcionais: características mais relevantes do produto, especificações técnicas do produto, imagens adicionais, condição do produto (novo, usado, etc.), informações de cores, tamanho, materiais e dimensões do produto.
Uma vez cadastrada sua planilha no Merchant Center, você poderá atualizar o arquivo com os novos produtos sempre que necessário e a atualização com o sistema será feita de forma automática uma vez ao dia.
👉 Confira a documentação completa do Google sobre informações disponíveis no Google Shopping
Criando um feed automático via API Content
Se seu e-commerce utiliza alguma plataforma de e-commerce como Shopify, WooCommerce ou Magento, você pode integrar diretamente com o Google Merchant Center.
Assim, seu feed de produtos será criado com base nos produtos e informações cadastradas na sua plataforma de e-commerce. Sempre que um novo produto for adicionado na sua plataforma, ele será automaticamente adicionado ao seu feed de produtos também.
👉 Confira a documentação oficial do Google sobre como fazer upload de produtos no Merchant Center
Como anunciar no Google Shopping?
O Google Shopping oferece duas formas principais de exibir seus produtos e aumentar a visibilidade da sua loja: através da listagem gratuita ou através de campanhas pagas via Google Ads. Confira abaixo como funciona cada uma das formas de anunciar:
Pela listagem gratuita
O Google Shopping permite que lojistas exibam seus produtos sem custo. Para isso, siga os passos:
- Configure seu feed de produtos no Google Merchant Center, conforme o passo a passo que vimos acima.
- No menu lateral, acesse Marketing > Listagens gratuitas e ative a opção para permitir a exibição dos seus produtos na listagem.
- Aguarde a análise do Google e a indexação dos produtos. Se sua solicitação for aprovada, aparecerá a mensagem “Seus produtos podem aparecer em listagens gratuitas no Google”
Pronto! Os produtos aprovados aparecerão na aba "Shopping" e, ocasionalmente, nos resultados gerais, imagens ou YouTube.
Pelo Google Ads
Se sua loja já está bem estruturada para receber maior visibilidade e investir em tráfego pago, é possível criar anúncios pagos no Google Shopping, conforme o passo a passo:
- Acesse o Google Ads.
- Clique em Criar nova campanha e escolha o tipo Shopping.
- Selecione sua conta do Google Merchant Center.
- Defina seu orçamento diário e estratégia de lances (manual ou automático).
- Configure segmentação para direcionar os anúncios para o público certo.
- Publique sua campanha e acompanhe os resultados.
Dicas para sua estratégia no Google Shopping
Além de cadastrar corretamente os produtos, para obter os melhores resultados no Google Shopping, é fundamental otimizar sua estratégia.
Algumas boas práticas podem fazer total diferença na visibilidade e no desempenho dos seus produtos, levando mais clientes para o seu site e aumentando as suas vendas.
Confira abaixo algumas SuperDicas para aumentar a visibilidade da sua loja no Google Shopping:
Conheça as categorias e taxonomia do Google Shopping
O Google Shopping organiza os produtos por categorias predefinidas, entendendo a intenção de busca dos usuários.
Escolher a categoria correta e mais relevante melhora a indexação e ajuda seus produtos a aparecerem para buscas corretas, aumentando assim a visibilidade dos seus produtos para os clientes que já estão mais próximos do momento de compra.
👉 Confira a documentação completa de categorias de produto do Google
Utilize imagens de boa qualidade
Outra dica muito importante é a otimização das imagens dos seus produtos. Afinal, elas são um dos principais fatores para conversão no Google Shopping.
Na imagem de destaque a dica é utilizar fotos de alta resolução, sem marcas d’água e com fundo branco sempre que possível.
Nas imagens adicionais, busque trazer a usabilidade do produto também. Por exemplo: para um anúncio de tênis, traga alguém calçando o produto.
💡Saiba mais: Como tirar fotos de roupas para vender: guia prático
Aplique estratégias de SEO
Otimizar seus produtos utilizando estratégias de SEO para e-commerce pode fazer toda a diferença. Algumas práticas recomendadas incluem:
- Usar palavras-chave estratégicas nos títulos e descrições.
- Incluir atributos relevantes como cor, tamanho e marca.
- Manter preços e disponibilidade sempre atualizados.
- Criar URLs amigáveis e claras para cada produto.
🎁 Guia de SEO para e-commerce grátis: seus produtos na primeira página do Google
Monitore métricas e ajuste sua estratégia
Além de adotar boas práticas e estratégias nos anúncios do Google Shopping, monitorar o desempenho dos seus produtos é essencial.
No Google Merchant Center ou no Google Ads, para campanhas pagas, é possível monitorar alguns indicadores principais como:
- Impressões: quantas vezes seus produtos foram exibidos.
- Cliques: quantas pessoas clicaram no anúncio.
- Taxa de conversão: quantas compras foram feitas após o clique.
Assim, você consegue entender qual a visibilidade que seus produtos estão tendo e também se as informações estão sendo atrativas para que os clientes cliquem no anúncio e finalizem a compra no seu site.
Aumente ainda mais suas vendas com frete barato
Aumentar a visibilidade dos seus produtos e garantir que eles sejam facilmente encontrados pelos seus potenciais clientes é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. No entanto, a jornada do cliente não termina ao chegar ao seu site: ele ainda precisa finalizar a compra.
Oferecer frete acessível para todo o Brasil pode ser a chave para converter visualizações em vendas, afinal, o frete é o principal fator decisivo na hora de finalizar uma compra online.
Com a SuperFrete, você oferece fretes até 80% mais baratos diretamente no checkout do seu site, através de integrações otimizadas para e-commerce.
Se você deseja não apenas otimizar seus envios, mas também aumentar sua competitividade no mercado, conte com a SuperFrete! Faça uma cotação agora mesmo e descubra como podemos facilitar sua logística e alavancar suas vendas!
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.

Karoline Krahl
Karol Krahl é empreendedora em um e-commerce de papelaria e especialista em marketing, com mais de 10 anos de experiência em estratégias de aquisição e produção de conteúdo.