Saiba como vender no Pinterest e alcançar mais clientes para sua loja virtual
Se você está em busca de novos canais para alcançar clientes para a sua loja virtual, é importante que você entenda como vender no Pinterest.
A rede social voltada para o compartilhamento de imagens vem ganhando a preferência das pessoas nos últimos anos e aumentando sua base de usuários.
Além disso, o Pinterest tem investido em recursos específicos que o tornam mais propício para vendas online.
Para saber mais sobre os benefícios de vender no Pinterest e como criar a sua conta de empresa, confira o artigo!
O que você vai ver por aqui:
- O que é Pinterest?
- Por que vender no Pinterest?
- Como vender no Pinterest em 3 passos
- 7 dicas para vender mais no Pinterest
- Encante seus clientes do Pinterest com a entrega de encomendas
O que é Pinterest?
O Pinterest é uma rede social que permite aos usuários criar, descobrir e salvar ideias em forma de imagens. As pessoas usam para encontrar inspiração em áreas como moda, bem-estar, receitas, decoração e diy (faça você mesmo).
Os usuários podem criar “painéis” onde organizam seus “pins” (como são chamadas as publicações da rede social) de acordo com temas e interesses.
Por isso, o Pinterest é uma ótima plataforma para quem busca ideias criativas e desenvolve projetos. Mas não apenas isso: é também uma ferramenta poderosa de vendas para marcas e empresas.
Por que vender no Pinterest?
Quando falamos em vender nas redes sociais, é natural pensarmos em Facebook e Instagram. Além de contarem com milhões de usuários no Brasil, ambas oferecem ferramentas específicas para venda de produtos.
Mas se você está procurando entender como vender no Pinterest, saiba que ele vem se tornando cada vez mais atrativo nos últimos anos. Segundo o DataReport, a plataforma alcançou 37,1 milhões de usuários no país no início de 2024.
Além disso, a rede social vem desenvolvendo funcionalidades voltadas para empresas, que podem criar uma conta Business e ter acesso a recursos extras como análise de dados, anúncios e formatos de pins exclusivos.
Através dos recursos comerciais integrados à plataforma, já é possível o usuário ver informações como preços, salvar produtos em listas de compras ou clicar para comprar na hora.
Assim, considerando as características da plataforma e o comportamento de seus usuários, podemos destacar alguns benefícios de vender no Pinterest:
Audiência engajada
Os usuários do Pinterest estão geralmente em busca de ideias, o que significa que estão mais receptivos a descobrir novas marcas e produtos.
Tráfego qualificado
Como muitos usuários clicam em pins para ver mais detalhes sobre a imagem, o Pinterest pode direcionar para o seu site de vendas um tráfego qualificado, ou seja, pessoas realmente interessadas no seu produto.
Construção de marca
Ao compartilhar conteúdo valioso e inspirador, as empresas podem fortalecer sua identidade de marca e construir um relacionamento duradouro com os consumidores.
👉 Acompanhe a SuperFrete no Pinterest
Relevância de conteúdo
Diferente de outras redes sociais, o Pinterest não exige publicações constantes para manter um perfil relevante. Isso porque ele não funciona apenas com base em algoritmos de interesse, mas também como um mecanismo de busca visual.
Logo, otimizar pins com palavras-chave estratégicas pode aumentar a visibilidade dos produtos e permitir que eles apareçam como resultados de buscas por muito tempo.
Como vender no Pinterest em 3 passos
Para começar a vender no Pinterest, é muito simples! Basta seguir essas 3 etapas:
1- Crie uma conta business
O primeiro passo é criar uma conta business na plataforma, ela é gratuita.
É importante salientar que não é obrigatório ter um perfil de empresa para vender no Pinterest. Com uma conta pessoal já é possível criar pins com links direcionando para o seu site.
Mas apenas com a conta business você terá acesso aos recursos extras como vendas direto na plataforma, mensuração de resultados e anúncios.
Se você já tiver um perfil da sua loja virtual com uma conta pessoal, pode transformá-la em uma conta de empresa.
2- Crie pastas de sugestões
Depois de criar sua conta, você já pode começar a criar pastas de sugestões para salvar seus pins.
Basta clicar em “+”, selecionar “Álbum” e seguir os passos indicados.
Procure organizar o seu conteúdo de forma clara e aproveite para otimizar os nomes das pastas com palavras-chave relevantes (vamos falar delas mais adiante).
3- Crie pins de produtos
Em seguida, crie seus pins de produtos. É nessa etapa que você vai adicionar imagens, texto e links.
Dentro da pasta de sugestões criada, clique em “+” para adicionar seus primeiros pins.
O título do pin pode ter até 100 caracteres e o texto de descrição dos produtos pode ter até 500 caracteres (sendo que os primeiros 50-60 têm mais chances de aparecer no feed dos usuários).
7 dicas para vender mais no Pinterest
Como vimos, é muito fácil criar uma conta para vender no Pinterest e a rede social não exige publicações frequentes. Mas, para garantir qualidade ao perfil da empresa, você pode seguir algumas dicas:
1- Fique atento à qualidade das imagens
Por ser uma rede social voltada para o compartilhamento de referências visuais, é fundamental que você fique atento à qualidade das imagens.
É possível publicar pins em formato de foto ou vídeo, seguindo as especificações abaixo.
Pin padrão:
- Imagens em formato .JPG, .PNG e .WEBP;
- Tamanho máximo de 20 MB;
- Proporção recomendada de 1000 x 1500 pixels.
Pin em vídeo:
- Arquivos em formato .mp4, .m4v, .mov;
- Tamanho máximo de 200 MB;
- Duração entre 4 segundos (mínima) e 5 minutos (máxima);
- Proporção recomendada de 1:1 (para vídeos quadrados) ou 2:3 e 9:16 (para vídeos verticais).
2- Não compartilhe apenas produtos
Para vender no Pinterest, o recomendado é que você não compartilhe apenas imagens de produtos da sua loja virtual. Lembre-se que a rede social é fonte de inspiração para os usuários.
Por isso, procure compartilhar imagens que demonstrem o uso do seu produto no dia a dia, os benefícios que ele pode trazer e detalhes que o tornam especial.
Crie os seus pins com o objetivo de despertar o desejo do usuário e não apenas de vender, a venda será uma consequência.
3- Crie painéis temáticos
Ao criar as pastas de sugestões no seu perfil, procure criar painéis temáticos que se relacionem com o interesse do seu público.
Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, para vender no Pinterest pode criar pastas para novas coleções (“Tendências Verão 2025”) ou promoções especiais (“Presentes Dia das Mães”).
4- Use palavras-chave
Para que suas pastas e seus pins se mantenham relevantes e apareçam como resultados de busca dos usuários, lembre-se de otimizar os nomes, títulos e descrições com o uso de palavras-chave e técnicas de SEO para e-commerce.
5- Ofereça cupons de desconto
Para incentivar novas compras, você pode oferecer cupons de desconto para os usuários do Pinterest.
Pode ser uma estratégia válida especialmente para as suas primeiras publicações na plataforma ou para datas comemorativas.
Mas considerando que os pins não tem data de validade, é interessante estabelecer um prazo para o desconto. Assim você não corre o risco de bagunçar o planejamento financeiro da sua loja virtual.
6- Use o pin de produtos do Pinterest
Uma forma de simplificar o processo de como vender no Pinterest é usando os pins de produto. Eles são uma ferramenta exclusiva para as contas de empresa, que permite que você vincule automaticamente os itens que aparecem na foto com produtos da sua loja virtual.
Para isso, basta clicar no botão “Pinterest” no canto superior esquerdo da tela e depois acessar a seção “Catálogos e grupos de produtos” no menu “Gerir a empresa”.
Na sequência, você precisa fornecer uma fonte de dados para o Pinterest de onde a plataforma irá coletar as informações para criar o seu catálogo de produtos.
Essa fonte pode ser a URL (endereço da página) do seu site de vendas, uma planilha salva no seu computador ou uma API de compras (caso você tenha conhecimentos técnicos avançados).
Mas se você tiver a sua loja virtual na Shopify, é possível vincular os sistemas para vender no Pinterest com alguns passos simples.
Com o pin de produtos é possível mostrar informações como preço, número de itens em estoque e criar um link levando para a página de compra no seu site.
7- Permita o pin de produtos na sua loja virtual
Outra opção é permitir o pin de produtos na sua loja virtual. Esse é outro recurso da conta Business, ele possibilita que os usuários que estão navegando pelo seu site salvem o produto entre suas inspirações para ver depois.
Dessa forma, mesmo que ainda não estejam prontos para realizar a compra, vão permanecer em contato com o seu produto, lembrando dele sempre que acessarem seus pins salvos.
Encante seus clientes do Pinterest com a entrega de encomendas
Se você está procurando entender como vender no Pinterest, já deve ter percebido que a busca por encantamento faz parte do perfil do usuário da plataforma.
Por isso, ao alcançar novos clientes através da rede social, é fundamental que você esteja atento a cada passo da sua jornada, para oferecer a melhor experiência.
E quando falamos em encantamento e fidelização de clientes, a entrega da encomenda é uma etapa muito importante.
Oferecer os melhores preços de frete e alternativas de prazos de entrega é um grande diferencial competitivo. Outro recurso que torna a experiência de compra mais positiva, é a possibilidade de acompanhar o trajeto do pedido, através do rastreamento de encomendas.
E você pode oferecer tudo isso para os seus clientes, sem burocracia ou complicações. Basta contar com a SuperFrete!
Com a nossa plataforma, você pode calcular seus envios e emitir suas etiquetas de frete com descontos de até 80%. E pode fazer isso da forma que preferir: pelo aplicativo para celular, pelo computador ou diretamente na sua loja virtual.
Além disso, todos os envios emitidos através da SuperFrete contam com código de rastreio, para que tanto você quanto o seu cliente possam monitorar a mercadoria até a chegada ao destino.
Seja para as suas vendas no Pinterest ou por qualquer outro meio, torne a entrega de encomendas o ponto mais forte do seu negócio:
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.
Gabriela Voigt
Gabriela Voigt é jornalista especializada em produção de conteúdo para e-commerce, integrante da equipe SuperFrete.