Skip to content

7 tendências das redes sociais em 2024 para bombar sua loja virtual

As redes sociais desempenham um papel fundamental nas vendas online e estar atualizado com as últimas tendências pode ser a diferença entre uma campanha de marketing bem-sucedida ou um esforço que não alcança os resultados esperados.

Fazer o planejamento de conteúdo com estratégia para utilizar canais como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube pode ser um grande impulsionador do seu e-commerce e estar por dentro das principais tendências para redes sociais em 2024 é fundamental.

Neste conteúdo, você irá entender um pouco mais sobre como as tendências das redes sociais influenciam não só no engajamento mas também nas vendas do seu negócio e conhecer sete tendências que podem revolucionar a maneira como você promove sua loja virtual.

Navegue por este conteúdo:

O que são tendências para redes sociais?

Antes de mergulharmos nas tendências para redes sociais em 2024, é importante entender o conceito por trás delas para não haver confusões.

Apesar de similares, a tendência que vamos falar aqui não é a mesma coisa que as Trends de redes sociais.

Quando falamos de trends, estamos falando de um conteúdo que ganha um grande destaque e viraliza nas redes sociais, algo que está na moda, como, por exemplo, uma dancinha específica no TikTok.

Já as tendências para redes sociais referem-se a padrões emergentes, comportamentos de usuários, ou tecnologias que ganham destaque em plataformas de mídia social.

Essas tendências moldam a maneira como as pessoas interagem online, influenciando diretamente a forma como as marcas se envolvem com seu público-alvo.

Como as tendências para redes sociais podem ajudar minhas vendas?

Ficar por dentro das tendências para redes sociais pode ser uma ótima forma de potencializar o crescimento de sua loja virtual.

Ao alavancar essas tendências em sua estratégia de marketing, você pode aumentar o alcance da sua marca, engajar os clientes de maneira mais eficaz e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Assim, ao aproveitar as últimas novidades e adotar abordagens inovadoras na sua estratégia de conteúdo e posicionamento digital, você mantém sua marca relevante e competitiva mesmo em um mercado em constante mudança.

Lembre-se: não basta estar entre os nichos que mais vendem na internet. É preciso desenvolver estratégias para que seus produtos sejam vistos.

💡 Leia também: 11 estratégias de precificação de produto

7 tendências para redes sociais em 2024 para ficar de olho

Para ajudar você a tirar o melhor resultado dos canais da sua loja virtual, separamos as sete principais tendências para redes sociais em 2024, confere só:

1. Uso de inteligência artificial (IA) para conteúdo e análises

Desde o surgimento do ChatGPT no final de 2022, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais importante no marketing digital.

Em 2024, a tendência é que as marcas utilizem a IA não apenas para otimizar a produção de conteúdo personalizado e envolvente, mas também para analisar dados e insights do usuário de maneira mais eficiente e automatizar processos de atendimento.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Statista, o número de usuários de IA ultrapassou 250 milhões em 2023 e a previsão para 2024 é que esse número cresça para 314 milhões.

Com algoritmos sofisticados de IA, as empresas podem segmentar melhor seu público-alvo e oferecer experiências mais relevantes aos clientes nas redes sociais.

A dica de ouro aqui é saber dosar. Utilize a IA para otimizar a produção, mas sem deixar de lado a revisão, planejamento e conteúdos pensados para o seu público.

2. Vídeos curtos

A ascensão dos vídeos curtos e que entregam a informação rapidamente continua a ser uma tendência dominante em 2024.

Plataformas como TikTok e Reels do Instagram têm ganhado popularidade, oferecendo às marcas uma maneira rápida e envolvente de se conectar com seu público.

Os vídeos curtos são ideais para capturar a atenção dos espectadores em um mundo onde o tempo e a atenção são recursos preciosos, além de serem um dos formatos favoritos para compartilhamento, potencializando muito o alcance.

3. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Já ouviu falar em UGC? A sigla que em inglês significa “User Generated Content” diz respeito ao conteúdo gerado pelo usuário e é uma estratégia poderosa para construir confiança e engajamento com os clientes.

Em 2024, a tendência é que as marcas influenciem cada vez mais seus seguidores a compartilharem suas próprias experiências e opiniões, criando uma comunidade em torno de seus produtos e serviços.

Além disso, é possível contratar profissionais especializados em criar esse tipo de conteúdo, para que a marca publique em sua própria rede social. Dessa forma, é possível demonstrar uma experiência real sobre o produto para conectar muito mais o público.

É possível contratar os UGC Creators por meio de plataformas especializadas em marketing de influência.

4. Marketing de influência

Além do conteúdo gerado por usuários, outra grande aposta para 2024 é o marketing de influência que vem com ainda mais força, tornando os influenciados aliados valiosos da sua marca.

Colaborar com influenciadores pode ajudar as marcas a alcançar novos públicos, aumentar a credibilidade e gerar conversões. Afinal, em meio ao turbilhão de conteúdos sendo criados todos os dias, os consumidores confiam cada vez mais nas recomendações de pessoas que admiram e seguem.

É preciso estar atento também em como veicular os conteúdos produzidos em parceria com influenciadores para atingir o público certo. Segundo a pesquisa realizada pela Influence Marketing Hub, atualmente 56% das marcas preferem o TikTok para conduzir campanhas de marketing com influenciadores.

5. Redes sociais como mecanismo de busca (SEO)

Você já ouviu falar em SEO? Esse é o termo utilizado para se referir a otimização para mecanismos de buscas, muito comumente aplicado em sites e e-commerces, que facilita com que o conteúdo ou produto seja encontrado por meio de uma pesquisa no Google, por exemplo.

E, assim como os sites, as redes sociais estão se tornando cada vez mais um destino para descoberta de conteúdo, encontrando seu espaço em meio aos mecanismos de busca tradicionais.

Segundo um levantamento feito pela Capterra, 37% da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) já utilizam as redes sociais com mais frequência que os mecanismos de busca tradicionais para encontrar marcas e produtos.

👉 A evolução do TikTok como mecanismo de busca

Em 2024, é essencial que as marcas otimizem seu conteúdo para serem encontradas nas plataformas de mídia social, aproveitando técnicas de SEO adaptadas para esses ambientes e alcancem cada vez mais públicos de forma orgânica.

6. Comércio social

O comércio social. também conhecido como Social Commerce, é a integração das lojas virtuais com as redes sociais, permitindo que os consumidores comprem produtos diretamente das plataformas sociais. Essa tendência vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e deve se fortalecer ainda mais em 2024.

Atualmente 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras, segundo a pesquisa de Social Commerce da Opinion Box. Ainda, segundo o relatório Tomorrow’s Commerce 2024 da agência VML, mais de 90% dos consumidores do mercado Chinês já fizeram compras por meio de redes sociais, cenário que vem se desenhando para outros países como EUA e Brasil também.

Por meio do comércio social é possível alcançar novos públicos e potencializar muito as vendas da sua loja, aproveitando as ferramentas nativas das próprias redes sociais como o Instagram Shopping e o Facebook Marketplace.

7. Escuta social

A escuta social (social listening), ou seja, o monitoramento dos comentários e do sentimento do público nas redes sociais, é fundamental para uma estratégia de marketing eficaz.

Entender como o público se relaciona com a sua marca, seus produtos e o seu nicho de atuação num geral pode ajudar você a criar conteúdos mais assertivos e melhorar a comunicação com seu público-alvo.

Em 2024, as marcas estão investindo em ferramentas de escuta social avançadas, como a Buzzmonitor, para entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, permitindo uma resposta rápida e personalizada.

 

Como aplicar essas tendências nas redes sociais da minha loja?

Agora que você já conhece as principais tendências para redes sociais em 2024, é hora de colocar o conhecimento em prática e impulsionar as vendas da sua loja virtual!

Você pode criar um calendário editorial onde irá concentrar o planejamento dos seus conteúdos, considerando as tendências que vimos.

Intercale conteúdos no formato de vídeos curtos, conteúdos gerados por usuários, planeje ações com influenciadores nas suas campanhas de marketing e interaja com o público, respondendo os comentários e monitorando o que as pessoas estão falando da sua marca e do seu nicho.

Utilize o SuperCronograma de Postagens para facilitar o planejamento

Contar com uma ferramenta como uma planilha de postagens desenvolvida especialmente para ser o calendário e cronograma editorial das redes sociais de uma loja virtual pode facilitar muito o seu planejamento.

A SuperFrete disponibilizou gratuitamente o SuperCronograma de Postagens, que pode ser utilizado para planejar os conteúdos do Instagram, TikTok, Facebook e qualquer outra rede social que faça parte dos canais de conteúdo e comunicação da sua marca.

O SuperCronograma é uma planilha que conta com o cronograma de postagens para rede social, planejador mensal, principais datas comemorativas de 2024 e ideias de conteúdo para sua loja virtual.

Baixe grátis e torne o seu planejamento de conteúdo mais simples:

 

Melhore suas vendas com um frete barato

Além de usar as tendências a seu favor para aumentar as vendas, é preciso facilitar toda a jornada de compra, tirando do caminho possíveis atritos que façam o consumidor desistir.

O frete caro é o principal desafio para quem vende online, sendo responsável por cerca de 70% do abandono de carrinho. Assim, oferecer opções de frete mais acessíveis não só pode impulsionar suas vendas, como também otimizar o desempenho de suas estratégias de marketing.

Nesse contexto, a SuperFrete se destaca como uma plataforma de integração logística, conectando lojistas às melhores ofertas das transportadoras, sem mensalidades ou burocracias.

Com a SuperFrete, você economiza até 80% em todos os envios da sua loja virtual, podendo ainda adquirir bônus com indicações de amigos e ao participar do nosso vantajoso programa de afiliados.

É possível utilizar a SuperFrete  integrada ao site da sua loja virtual, seja ele site próprio ou plataforma de e-commerce. Com a gente você consegue ter a gestão logística completa do seu negócio em um único lugar.

 

Ou diretamente no seu celular, por meio do aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.