Skip to content

Minha encomenda está atrasada, o que fazer?

Quando uma encomenda não chega no prazo esperado, tanto o cliente quanto o vendedor podem enfrentar frustrações e dúvidas sobre como proceder.

Porém, contratempos podem acontecer e é preciso saber como encontrar soluções para esses desafios.

Neste conteúdo, vamos explicar quais os procedimentos dos Correios quando as encomendas atrasam por algum motivo, como obter informações e ajuda.

Além disso, você irá conferir dicas extras para minimizar os efeitos negativos de quando o pedido chega ao consumidor após o prazo focando na manutenção de uma experiência positiva nas vendas online.

O que você vai ver por aqui:

Quando uma entrega é considerada atrasada?

Conforme os Correios, uma encomenda é considerada atrasada quando a primeira tentativa de entrega do pacote ou disponibilização do objeto para retirada acontece após o prazo informado.

Pode parecer óbvio, mas é bastante comum confundir a estimativa de chegada do pacote com o fim do prazo de entrega. Portanto, o atraso passa a contar somente após o fim do prazo estabelecido.

Ou seja, no dia seguinte ao dia marcado para a chegada do pacote no endereço do destinatário.

Encomenda atrasada Correios: e agora?

O primeiro passo quando ocorre o atraso em uma encomenda enviada pelos Correios é a abertura de um período de buscas. Este processo é feito automaticamente pela transportadora e aparecerá com uma atualização no rastreamento do objeto.

É possível aguardar esse trâmite ser realizado e monitorá-lo pelo rastreio da remessa se a entrega vai ser efetuada ou não. Ou você pode fazer uma reclamação no site dos Correios.

Como abrir reclamação nos Correios para encomendas com atraso

Se uma encomenda dos Correios atrasar não é preciso ir até uma agência, você pode registrar uma reclamação online. Confira como:

Acesse o site Meu Correios

Faça o login no site Meus Correios se você já tiver criado sua conta ou faça o seu cadastro para acessar o serviço.

meus-correios


Acesse a área de Registro de Manifestações

Agora acesse a página Fale Conosco  e clique selecione a opção de Reclamação “Entrega Domiciliar”.

reclamacao-correios

 

Importante: para usar esse serviço será preciso logar com seu usuário e senha criados no site Meus Correios na tela seguinte, como mostramos no passo anterior.

Registre sua reclamação

Preencha as informações necessárias para registrar sua reclamação. Na próxima tela, selecione a alternativa "Ausência de Entrega Regular" e, depois, "Atrasos na distribuição".  Após, indique se você é um cliente com ou sem contrato.

Descreva o incidente no campo "Mensagem ou observação", incluindo o código de rastreamento do envio, o tipo de serviço contratado e o período de atraso.

encomenda-atrasada-correios

Para concluir esta etapa, clique no botão "Enviar".

Na próxima tela, preencha com seus dados e relate o ocorrido no campo “Mensagem ou observação”, conforme a imagem abaixo:

registro-reclamacao


Monitore sua reclamação

Após registrar sua reclamação, você pode verificar o andamento do processo pelo menu "Acompanhar Manifestação". Basta inserir o código de rastreio do objeto ou da solicitação, além do CPF, CNPJ ou número de contrato do remetente.

O prazo máximo para resposta é de cinco dias úteis, a contar da data de registro da reclamação.

Caso o Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) constate que houve entrega após o prazo estipulado, a reclamação será registrada para análise e resposta posterior.

Tenho direito à indenização por encomenda atrasada dos Correios?

Conforme os Correios, se houver atraso na entrega devido a falha da transportadora, será aplicado um reembolso parcial dos valores pagos pelo envio da remessa, com exceção dos serviços e produtos adicionais.

💡Saiba mais: Tipos de indenizações - Correios

Como funciona o atendimento de fretes gerados na SuperFrete?

Os fretes gerados na plataforma SuperFrete seguem as diretrizes das transportadoras. No caso de encomenda atrasada dos Correios, o processo é o mesmo: no dia seguinte ao prazo máximo estabelecido para a entrega, é aberto automaticamente um Pedido de Informação (PI).

A abertura do PI gera um número de protocolo que permite o acompanhamento pela  SuperFrete, mas você também pode monitorar as atualizações diretamente pelo rastreio do pacote.

A primeira resposta dos Correios a esse período de buscas pode levar até 5 dias úteis e é atualizada no rastreamento, por isso é importante continuar monitorando o rastreio do objeto.

Caso o PI não tenha sido aberto automaticamente, ou você precise de ajuda, entre em contato com o atendimento SuperFrete diretamente no chat da sua conta SuperFrete na aba “Ajuda”.

O que posso fazer quando a encomenda atrasa?

A abertura do Pedido de Informações (PI) deve acontecer de forma automática também nos envios dos Correios gerados na plataforma SuperFrete. Mas caso isso não ocorra, ou você queira ter mais autonomia para verificar se o PI já foi aberto, siga esse passo a passo:

Acesse o site dos Correios

Lembra o passo a passo geral que apresentamos no tópico mais acima “Como abrir reclamação nos Correios para encomendas com atraso”. Como cliente SuperFrete também é possível usar essa seção dos Correios, mas com o diferencial de poder utilizar o CNPJ da SuperFrete para realizar suas consultas com autonomia no sistema da transportadora.

Passo a passo inicial resumido:

  1. Acesse o Meus Correios e faça seu login;
  2. A seguir, acesse a página Fale Conosco;
  3. Selecione a opção “Clique se deseja acompanhar ou reativar uma manifestação”, localizada na seção “Acompanhar Manifestação” para verificar se o PI foi criado.

Como verificar se o PI já foi aberto:

🔎Na tela “Acompanhar Manifestação” digite o código de rastreio da encomenda no campo “Código do Objeto”.

🔎No campo “Documento de Identificação”, selecione “CNPJ” e após, insira o CNPJ da SuperFrete 25.233.813/0001-52 para obter as informações.

🔎Marque a caixa  “Não sou um robô” e depois clique em “Consultar”.

Mantenha o acompanhamento do rastreio:

Mesmo com a verificação do PI, não deixe de acompanhar o rastreio da encomenda para não perder as novas orientações que podem surgir com as atualizações no status da entrega.

Saiba mais: Como fazer o rastreio de encomendas pelo app SuperFrete

Conte com atendimento SuperFrete

Se você ainda tiver dúvidas sobre como tratar o atraso da sua encomenda, acesse a aba “Ajuda” na sua conta na plataforma. Nosso time de atendimento irá fornecer as informações que você precisa tanto no Chat quanto por e-mail.

Boas práticas para reduzir atritos em caso de atrasos

As compras online geram a expectativa por receber logo o pedido e quando a entrega atrasa pode causar frustração nos clientes.

Para ajudar também a minimizar os efeitos negativos desse tipo de experiência de compra, é importante tomar alguns cuidados adicionais. Veja:

Seja transparente

Se possível, evite que o cliente seja pego de surpresa pelo atraso na chegada do produto. Portanto, uma boa prática é informar o consumidor assim que você identificar o atraso.

Envie uma mensagem e tranquilize o consumidor de que seu e-commerce está a par da situação e de que as providências para solucionar a situação já foram tomadas.

💡Saiba mais: Como melhorar o atendimento ao cliente em 11 passos

Compartilhe as atualizações de rastreio

Esta dica é um complemento da recomendação anterior. O ideal é manter seu público informado sobre o rastreamento das encomendas sempre que uma atualização no status estiver disponível. Isso vale ainda mais em casos de atraso.

Lembre que a pessoa estará aflita para ter notícias sobre a compra, então assim que tiver novas informações, compartilhe.

💡Saiba mais: Rastreamento Correios: conheça as etapas do rastreio de encomendas

Tenha mensagens prontas para ser enviadas

Ter mensagens padronizadas e já prontas para uso ajuda a economizar tempo e agilizar os atendimentos mais recorrentes. Se você já tiver esse processo estruturado, verifique se contempla também respostas para o caso de atrasos no envio.

Caso ainda não tenha, vale pensar nas demandas mais frequentes e criar textos padrões para começar o atendimento. O WhatsApp, por exemplo, possui uma funcionalidade que permite configurar mensagens automáticas.

💡Saiba mais: Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business

Estruture o processo pós-venda em casos de atraso

Diante de uma experiência de atraso na chegada do pedido, invista em uma atenção especial para este cliente.

Uma estratégia para demonstrar que seu negócio se importa e que preza pela satisfação daquele cliente é oferecer um cupom de desconto em uma nova compra ou frete grátis no próximo pedido.

Assim, você mostra um  cuidado adicional e estimula a pessoa voltar a comprar no seu e-commerce.

💡Saiba mais: Como criar e oferecer cupons de desconto

Tenha frete barato e atendimento personalizado

Neste conteúdo vimos que apesar do atraso nas encomendas ser uma situação que ninguém deseja, imprevistos acontecem e saber como agir e buscar soluções pode tornar esse desafio mais fácil de ser resolvido.

Se você procurou por este tipo de conteúdo é sinal que se importa em oferecer uma boa experiência de compra e é comprometido com seu cliente.

Então, vamos trazer mais uma dica extra que pode ajudar a fazer toda a diferença no envio das suas encomendas: conte com uma plataforma completa de gestão de fretes.

Com a SuperFrete você pode calcular frete em segundos, emitir etiquetas com até 80% de desconto 24h, rastreio em tempo real e atendimento personalizado pronto para ajudar no que você precisar!

Tudo isso sem mensalidades, quantidade mínima de envios mensais e com a comodidade de gerenciar suas entregas em um aplicativo exclusivo para celular ou em poucos cliques em seu computador.

Testar SuperFrete Baixar app SuperFrete

 

Se você já possui uma loja virtual própriaconheça ainda as integrações disponíveis para mostrar a simulação dos preços e prazos direto para seus clientes.

Frete barato, rápido e fácil de usar é com a SuperFrete.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.