Vale a pena vender produtos importados? Com a SuperFrete, sim!
Vender produtos importados parece um bicho de sete cabeças para você? E se alguém disser que pode ser mais fácil do que você imagina?
Falando nisso, esse alguém tem nome, sobrenome, vende no Mercado Livre e ainda tem um canal no YouTube. Inclusive, pode até ser que você já tenha visto algum vídeo dele lá no gigante dos vídeos onde mais de 17 mil seguidores acompanham o trabalho de Rafa Mendes Importações.
Quer saber como Rafael Mendes deixou de ser motorista de caminhão para se tornar um vendedor virtual de sucesso? Vem com a gente em mais essa Super-História!
O que você vai ver por aqui:
- Nasce um vendedor de produtos importados
- Antes de tudo, muita pesquisa sobre importados
- De vendas locais a um negócio digital
- “Se eu consigo, você também consegue”
- Quando a parceria é boa, vale recomendar
- Com a SuperFrete, você também pode vender online
Nasce um vendedor de produtos importados
Diferentemente de outras trajetórias, o começo da jornada de Rafael não foi como o de muitos empreendedores, que sonham em ter um e-commerce desde sempre. Nem a importação de produtos.
A questão é que até a chegada da notícia da gravidez da esposa, a renda como motorista de caminhão era suficiente. Mas com o objetivo de cuidar da família em formação, Rafael se viu diante da necessidade de encontrar uma atividade profissional mais lucrativa.
Nessa época ele tinha algum conhecimento prévio de vendas? Importação de produtos? Como vender online? Nada. Só o forte interesse por eletrônicos. E aqui vai um spoiler: esse é um dos motivos da escolha do nicho que, mais tarde, viria a ser sua principal fonte de renda.
Antes de tudo, muita pesquisa sobre importados
Tudo começou a se “encaminhar” para o universo online após uma conversa sobre como importar produtos. A princípio, Rafael foi pesquisar sobre o tema para ajudar um colega. Foi quando ele descobriu que comprar itens importados e revender no Brasil era menos complicado do que parecia.
O que surgiu apenas como uma ajuda para um amigo, se revelou como a luz no fim do túnel que Rafael estava procurando. Então, após perceber que a vida atrás do volante não era mais o que ele queria, Rafael intensificou as pesquisas e se dedicou a aprender como a importação de produtos eletrônicos funcionava.
Como o objetivo não era uma fonte extra de renda, e sim, arriscar na abertura do próprio negócio, Rafael saiu do emprego e usou a rescisão para adquirir os primeiros itens.
“Saí do meu trabalho e entrei de cabeça. E isso mudou a minha vida”, conta.
Inicialmente, o plano era vender celulares. Mas como o custo era mais alto do que o capital que ele tinha disponível, o novo empreendedor percebeu que o ideal era investir em artigos de ticket médio menor como smartwatches, fones de ouvido e pulseiras para relógios inteligentes.
Isso aconteceu há 5 anos, quando o primeiro canal de vendas utilizado foi o Marketplace do Facebook que atraía consumidores dos arredores do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Devido à proximidade com Brusque, onde Rafael morava, ele próprio fazia as entregas.
De vendas locais a um negócio digital
Apesar do ritmo intenso de importar, atender o público e levar os itens pessoalmente aos clientes, as vendas iam bem. No entanto, quando Rafael, a esposa e o filho voltaram para o interior de São Paulo para ficar próximo de familiares, vender no Facebook não iria mais contar com a mesma adesão de público.
Foi aí que o segundo canal de vendas, também no modelo marketplace, entrou na jogada e Rafa Mendes começou a vender seus produtos no Mercado Livre. O resultado da expansão do negócio foi a loja Shop RM criada em um dos principais marketplaces do país, o que possibilitou ampliar o alcance das vendas para todo o Brasil.
E como já era de se esperar, junto com o aumento da visibilidade do seu catálogo online, a concorrência e a importância de ter um frete barato também se tornaram maiores.
“Se eu consigo, você também consegue”
Essa frase de Rafael resume mais um ponto interessante na sua história empreendedora: ao mesmo tempo em que ele aprendia a ter sucesso na gestão de-commerce com a venda de produtos importados, o lojista também queria ajudar outras pessoas a trilhar o mesmo caminho.
A forma encontrada foi abrir o canal Rafa Mendes Importações no YouTube, onde ele faz os tradicionais reviews dos seus produtos e também mostra como pode ser mais fácil do que se pensa revender eletrônicos e acessórios importados.
“Eu queria que todo mundo visse que não era difícil como parecia e que também começasse a vender”, afirma.
O canal não apenas fortaleceu a marca, como também formou uma espécie de comunidade onde os seguidores trocam experiências pelos comentários nos vídeos.
Entre as oportunidades de negócio que eram compartilhadas, uma solução chamou a atenção de Rafael: como enviar pedidos com a plataforma de fretes certa reduzia custos e facilitava a operação de outros lojistas virtuais.
E foi assim que Rafael conheceu a SuperFrete, através de um dos seguidores do seu canal no YouTube. Desde então, usa e recomenda a plataforma de fretes preferida entre os brasileiros.
Quando a parceria é boa, vale recomendar
Logo que testou o serviço, Rafael relata que a economia era realmente maior do que os métodos de envios que usava antes. Com a redução no preço cobrado pelas entregas, começou a executar campanhas de frete grátis para aumentar as vendas.
E como se não bastasse facilitar toda a logística para e-commerce com descontos de até 80% nos fretes, o empreendedor se tornou um afiliado SuperFrete e passou a contar com bônus extras para baixar ainda mais o preço das entregas.
Desde então, viabilizar ofertas de entrega gratuita pode ser uma estratégia assertiva sem colocar sua margem de lucro em risco. Pelo contrário: a vantagem competitiva só contribuiu para crescer as vendas.
“Eu nem sabia da questão do afiliado, mas vi a informação no app e percebi que divulgando o cupom eu já tirava o custo dos envios”, comenta.
💡Saiba mais: Programa de afiliados: ganhe bônus com o SuperAfiliados
Assim, com as ferramentas certas e a parceria ideal, Rafael Mendes não só encontrou o caminho para o sucesso, como também compartilha essa jornada com outros vendedores em potencial, ajudando-os a alcançar seus próprios objetivos em vídeos como este. Veja:
Com a SuperFrete, você também pode vender online
Rafael Mendes começou do zero, sem experiência e hoje é um exemplo de que com os parceiros certos, muitas pessoas podem alcançar o sucesso no e-commerce.
Agora, é a sua vez! Com a SuperFrete, você tem o apoio para fazer do frete o aliado que vai transformar seu sonho de vender online em realidade.
Com a a nossa plataforma de fretes, você conta com uma infraestrutura completa para fazer toda a gestão de entregas em um só lugar:
✅ Cálculo de frete em segundos.
✅ Emissão de etiquetas com até 80% de desconto.
✅ Diversidade de opções de entrega.
✅ Emissão de etiquetas de postagem 24h por dia, 7 dias na semana no conforto da sua casa ou loja.
✅ Tecnologia totalmente online e gratuita, você paga somente pelos envios gerados na plataforma.
✅ Programa de Afiliados e Programa de Indicação para ampliar a redução no custo em logística.
✅ Integração com as principais plataformas de e-commerce, ERPs e marketplaces do mercado.
E mais: rastreio inteligente e suporte especializado. Tudo isso onde e como você quiser usar: no aplicativo para celular, no computador ou direto no seu site via integração.
Não deixe para depois, conheça a plataforma preferida no Brasil e veja seu negócio decolar:
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.
Andressa Barbosa
Integrante da equipe de Marketing da SuperFrete, Andressa Barbosa é jornalista e produz conteúdo para ajudar e inspirar quem empreende online.