Skip to content

Ateliê Maiana Rodrigues: crochês que vendem para o mundo inteiro

O ateliê da Maiana Rodrigues é um grande case de sucesso do empreendedorismo feminino. Os crochês feitos em casa para gerar renda extra durante a pandemia hoje já são vendidos para fora do país e a empreendedora, que já tem mais de 300 mil seguidores no perfil do seu negócio, conta como concilia empreendedorismo e maternidade.

Durante a pandemia mundial de 2020, por conta do distanciamento e dos impactos financeiros da época, vender online foi uma solução importante tanto para quem já tinha negócios físicos, quanto para quem precisava encontrar alguma forma de fazer uma renda extra.

atelie-maiana-rodrigues

E foi nesse cenário que o Ateliê da Maiana Rodrigues começou a existir. Com a ajuda de vídeos e tutoriais do YouTube, a baiana aprendeu a fazer crochê em casa e, mesmo sem tanto conhecimento sobre como vender pelo Instagram, decidiu arriscar e colocar à venda nas plataformas de mídias online suas primeiras peças de crochê.

As criações exclusivas e os jogos americanos e de mesa posta da Maiana começaram a fazer sucesso desde o início e, assim, a aposta em vender as peças de crochê online foi se tornando um negócio cada vez mais lucrativo.

O ateliê que começou de uma necessidade cresceu tanto que, hoje, pouco mais de três anos depois, já conta com:

Como nasceu o Ateliê Maiana Rodrigues?

A responsável pelo ateliê, Maiana, conta que empreender sempre foi um grande desejo, mas que foi a necessidade de conseguir uma renda durante o período em que estava desempregada, durante a pandemia, que a fez decidir começar a vender suas peças de crochê pelo Instagram.

Tudo começou com o desejo de comprar um jogo americano para a mesa posta da Páscoa, mas que, com a situação financeira apertada, a única saída era aprender a fazer ela mesma o conjunto. 

E assim foi. Com ajuda de vídeos e tutoriais gratuitos disponíveis no YouTube, Maiana deu seus primeiros pontos e fez seu próprio jogo americano.

Apesar de ter pouco conhecimento sobre empreender ou como divulgar produtos, ela decidiu transformar esse novo aprendizado em uma forma de renda extra, produzindo peças de crochê e jogos americanos para vender também.

Maiana conta que sempre foi muito curiosa e determinada, e que isso foi fundamental para que seu negócio chegasse onde está hoje.

O feedback positivo e o interesse crescente em suas peças exclusivas solidificaram a decisão de Maiana de transformar sua paixão em um negócio lucrativo, e, poucos meses após iniciar as vendas no Instagram, a crocheteira criou seu primeiro curso para ajudar outras mulheres a trilharem esse caminho.

Desde então, vem compartilhando seus conhecimentos em palestras, cursos e nas suas redes sociais.

💡 Leia também

Conciliando empreendedorismo e maternidade

Começar a empreender e conciliar as demandas do negócio com a vida pessoal é sempre um desafio, ainda mais para quem é microempreendedor e, como no caso da Maiana, também é mãe.

Equilibrar uma jornada dupla, cuidando da casa, dos filhos e das demandas do negócio, criando as peças, fazendo a divulgação, cuidando das vendas e do envio das mercadorias não é uma tarefa simples.

Por isso, no Dia das Mães, convidamos a Maiana, mãe de dois filhos, para compartilhar um pouco da sua Super-História como mulher e mãe empreendedora, para inspirar outras tantas mulheres que também se identificam com esses dois mundos.

Para Maiana, o equilíbrio entre empreendedorismo e maternidade exigiu uma dose extra de habilidade e resiliência, além de escolhas importantes, como contar com os parceiros certos para seu negócio.

 

“Muitas mães empreendedoras vão concordar comigo que às vezes parece que a gente não vai dar conta. E é exatamente por isso que é importante escolher bons parceiros, que facilitem e agilizem as rotinas do dia a dia de quem empreende”, conta Maiana.

 

Desde o início do seu negócio, Maiana conta com o apoio da SuperFrete no envio dos seus produtos. A plataforma, que foi indicação de outra artesã, facilita a rotina dos envios, com a agilidade de gerar as etiquetas de frete pelo celular ou computador sem precisar sair de casa, além de permitir um frete muito mais barato para seus clientes.

Assim, Maiana tem mais tempo para se dedicar a criar novas peças, estratégias e conteúdos de valor, que não só impulsionam o seu negócio, como também inspiram milhares de outras mulheres que também têm o crochê e o artesanato como fonte de renda.

👉 Conheça também mais essa Super-História:

Ateliê Loren Crochê: da superação ao dobro do faturamento

Agilidade e economia no envio de encomendas

Assim como a Maiana, você também pode contar com uma plataforma completa de logística que facilita o cálculo, emissão e rastreio de encomendas e ainda oferece até 80% de desconto em todos os fretes, para todo o Brasil.

Assim, você tem a gestão completa dos seus envios em um só lugar, com frete barato para seus clientes e atendimento personalizado pronto para ajudar você e o seu negócio.

Para aproveitar de todos esses benefícios como a Maiana já faz, basta baixar gratuitamente o aplicativo SuperFrete no seu celular pela Google Play ou App Store pelo botão abaixo:

 

E se você possui site para a sua loja virtual, também é possível colocar a SuperFrete diretamente no seu site por meio das integrações disponíveis com plataformas de e-commerce e marketplaces:

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.