Mãe empreendedora: como conciliar maternidade, vendas online e bem-estar

Ser mãe já exige tudo. Ser mãe e empreendedora exige ainda mais. Administrar o próprio e-commerce já é um desafio, o que torna ser mãe empreendedora um verdadeiro teste de resistência diário.
Ou seria resiliência? A verdade é que não há fórmula mágica: cada mulher tem sua própria história e vive a maternidade e trabalho de uma forma única.
Entre a culpa, o cansaço e a vontade de desistir, muitas mulheres seguem firmes. Não porque a rotina seja leve, mas por saberem o quanto vale a pena lutar por um sonho.
Neste conteúdo, você vai conhecer duas mães empreendedoras que não abriram mão de criar seus filhos de perto nem de fazer suas vendas online crescerem.
Vai encontrar orientações de uma psicóloga sobre como manter o emocional minimamente em pé diante dos desafios diários.
E também irá descobrir uma parceria de negócio que ajuda a ganhar tempo para administrar o seu e-commerce, sem descuidar de si mesma e de quem importa na sua vida.
Quer saber o que você pode ter em comum com essas mulheres? Então, aceite o convite de embarcar nessa Super-História que tem coragem, rede de apoio e uma plataforma feita para facilitar a vida de quem empreende e cuida.
O que você vai ver por aqui:
- Empreendedorismo feminino: conquistas e desigualdades
- Desafios da maternidade: quando empreender é uma necessidade
- Mãe empreendedora: entre pedidos dos clientes (e dos filhos)
- Como conciliar trabalho e cuidado com os filhos?
- Rede de apoio e reorganização ajudam a enfrentar os desafios da maternidade
- É preciso cuidar da saúde mental materna
- EXTRA: rede de apoio inclui parceiros de negócio
Empreendedorismo feminino: conquistas e desigualdades
No Brasil, existem 10,3 milhões de mulheres empreendedoras — o maior número já registrado até o momento, segundo o Sebrae. A marca, divulgada pela pesquisa Empreendedorismo Feminino, representa um crescimento de 42% na quantidade de donas de empresas entre 2012 e 2024.
Apesar do avanço, o estudo mostra que a desigualdade de gênero ainda pesa. Embora as mulheres sejam maioria entre a população brasileira em idade ativa (51,7%), elas ocupam apenas 34,1% da gestão dos negócios. Já os homens, que representam 48,3% da população economicamente ativa, estão no comando de 65,9% dessas iniciativas no país.
Mas por trás desses números, há uma realidade que muitas vezes não aparece nas estatísticas: a de mulheres que empreendem enquanto criam filhos, conciliam rotinas domésticas e lidam com múltiplas jornadas para manter vivo o sonho de empreender.
Desafios da maternidade: quando empreender é uma necessidade
É neste contexto de desafios que histórias como a de Joseane Oliveira, 38, mãe de dois meninos e dona do Ateliê Arte em Crochê, se destacam.
Ela é a prova de como a maternidade e o empreendedorismo se entrelaçam de maneiras imprevisíveis, muitas vezes exigindo adaptações e, ao mesmo tempo, revelando novas oportunidades.
Quando o primeiro filho nasceu, Joseane trabalhava como escrivã em um cartório na cidade onde mora, Tapurah, no Mato Grosso. Porém, quando o segundo bebê chegou, ela viu que seria inviável continuar no emprego e optou por dedicar-se integralmente ao pequeno Josué, diagnosticado dentro do espectro autista.
Na época, Joseane tinha sua atenção voltada 100% para o filho mais novo e começou a fazer crochê como uma terapia. Decidida a encontrar uma forma de ter um tempo para si mesma, ela usou uma parcela do seguro-desemprego e comprou um estoque de barbante.
Os primeiros tapetes de crochê foram enviados para a família no Maranhão. As encomendas eram de primas, vizinhas dos parentes. Logo, os pedidos aumentaram e mostraram o potencial das produções de Joseane como um negócio próprio.
Mãe empreendedora: entre pedidos dos clientes (e dos filhos)
Ao abrir seu ateliê e transformar o crochê em um negócio, Joseane teve que enfrentar novos desafios que não estavam nos planos. A principal dificuldade: como conciliar a maternidade com o empreendedorismo, especialmente sendo mãe de um filho com necessidades especiais.
Organização e disciplina: a chave para equilibrar tudo
Com a rotina cheia, ela precisou criar um sistema próprio de organização. Como mãe atípica, ela conta que as escolhas que faz para administrar seu tempo e negócios são diferentes de outras mães. Trabalhando sob demanda, ela não tem estoque de produtos prontos; cada peça é feita por encomenda, o que exige disciplina e planejamento.
Para organizar seu dia, Joseane utiliza "bater ponto": alarmes que a lembram dos horários, como se fosse um expediente de trabalho.
Sua jornada começa cedo, com a ida do filho Josué à escola, seguida por momentos de produção e pausas para cuidar da rotina do filho. Ela também leva Josué para a Apae à tarde, garantindo que ele tenha o suporte que precisa.
“Entender que o Josué é minha prioridade, mas meu trabalho também, foi o maior desafio. Existe esse botão de ‘liga e desliga’ entre mãe e empreendedora”, diz Joseane.
Como conciliar trabalho e cuidado com os filhos?
A conciliação entre o cuidado com os filhos e as demandas do trabalho é desafiadora para qualquer mãe. E no caso de uma empreendedora, esse desafio se intensifica.
Como muitas mães que também trabalham, Joseane precisou aprender a gerenciar cada minuto do seu dia, para não deixar o trabalho nem a maternidade em segundo plano.
E nesse processo, ela não está sozinha. Niere Tavares, também mãe empreendedora, compartilha dessa realidade, que se torna ainda mais difícil quando é preciso dividir o tempo entre clientes e filhos.
Niere vende laços e acessórios infantis desde 2022, quando decidiu ajudar a irmã com o negócio dela de furo de orelha de bebês. As faixinhas de cabelo que eram dadas como brinde, passaram a ser confeccionadas por Niere que também oferecia para as amigas.
Diante da demissão do emprego, e da oportunidade junto à irmã, Niere criou o Amor em Laços, Instagram que usa para expor e vender suas criações.
Entretanto, o tempo de Niere também é dedicado ao filho de 1 ano, que ainda demanda bastante atenção da mãe empreendedora.
“Minha rotina gira em torno do meu filho, quando tem muita encomenda eu viro a noite para fazer”, conta Niere.
Por conta da dificuldade em conciliar o trabalho com os cuidados com o pequeno, Niere recorre à sua rede de apoio formada pelos pais. Segundo ela, quando o cansaço se torna muito forte, pede ajuda.
Mesmo com o auxílio de familiares, a empreendedora sentiu que precisava equilibrar um pouco mais a balança “negócio próprio x maternidade”.
A alternativa foi contar com um serviço externo para ampliar as horas em que poderia se concentrar na produção dos laços e atendimento às vendas.
"Coloquei ele (filho) em uma creche para me organizar melhor, porém, ainda estamos nos adaptando”, complementa Niere.
Rede de apoio e reorganização ajudam a enfrentar os desafios da maternidade
A psicóloga clínica e organizacional, Valentina Silveira Souto, confirma que a maternidade transforma profundamente a identidade da mulher, que vive esse momento de formas distintas. Não é clichê dizer que cada mulher vive esse período de forma única, porque realmente é.
Conforme a psicóloga, é essencial que as mães nessa fase se reconectem com quem elas são além de mães.
Este foi o caso de Joseane, que começou a fazer tapeçaria como uma atividade terapêutica e de Niere, que pediu ajuda de sua rede de apoio.
"É indispensável que essas mães encontrem formas de se reconectar com quem são além da maternidade: retomando hobbies, momentos de autocuidado e espaços de conversa onde se sinta acolhida e compreendida", sugere a psicóloga.
É preciso cuidar da saúde mental materna
Tanto na história de Joseane, quanto na de Niere, vimos exemplos de desafios e de tentativas de reestruturar a rotina, de resgatar as mulheres por trás dos negócios e da maternidade.
As redes de apoio exercem papel fundamental nesse processo. Entretanto, nem todas as mulheres têm acesso a esse tipo de suporte na família ou entre amigos.
Vale acrescentar, entretanto, que essas são alternativas importantes, mas não as únicas para encontrar a força necessária para cuidar de tudo e ressignificar a busca por “dar conta de tudo” que tanto assombra as mães que trabalham.
Muito se fala em jornada dupla (e até tripla) de mães que atuam também profissionalmente. E como se não bastasse essa pressão, ainda tem todo o peso social, financeiro e até sentimentos de culpa e de autocobrança.
Se você se identifica com essa realidade e também tem a sensação de não estar atendendo às expectativas, saiba que a resposta para muitas dúvidas pode estar dentro de você, ou seja, precisa ser acessada através do autocuidado e do autoconhecimento.
Ao tentar entender e identificar o que funciona ou não, o que pode ser feito de outra forma, que tipo de ajuda pedir, abre-se um caminho para reduzir sobrecargas e equilibrar maternidade e carreira.
“Esse equilíbrio não significa eliminar os desafios, mas torná-los mais leves de carregar. Quando a mulher se coloca como prioridade em alguns momentos, ela fortalece a relação consigo mesma e com quem está ao seu redor, melhora suas relações e se torna mais inteira para viver cada fase com mais saúde, presença e amor”, aconselha a profissional.
Autocuidado sem culpa: um ato de coragem e amor-próprio
A psicóloga Valentina compartilha algumas dicas para que mães empreendedoras entendam por que respeitar seus limites fortalece sua saúde mental e ajuda a cuidar melhor de si e do seu negócio. Confira:
- Reconhecer que autocuidado não é egoísmo, é amor-próprio;
- Respeitar os próprios limites preserva a saúde mental e emocional;
- Buscar ajuda profissional quando a culpa for intensa ou frequente;
- Contar com a rede de apoio ajuda a garantir tempo para si mesma;
- Se olhar com mais carinho fortalece autoestima e autocompaixão;
- Ressignificar o autocuidado como base para relações mais saudáveis.
Práticas simples para manter o equilíbrio emocional no dia a dia
Exercícios, pausas e hábitos leves: veja as sugestões da psicóloga para lidar com a rotina intensa de quem empreende e precisa conciliar a atenção com os filhos:
- Incluir exercícios físicos na rotina ajuda no bem-estar e alivia o estresse;
- Reservar momentos para atividades prazerosas, como ler, ouvir música ou assistir séries;
- Se conectar com si mesma fortalece o autocuidado e a energia emocional;
- Separar o pessoal do profissional contribui para manter a mente equilibrada;
- Permitir-se descansar e desligar sem culpa é essencial para a saúde mental;
- Aceitar que não é possível controlar tudo reduz a autocobrança;
- Valorizar as pequenas pausas no dia a dia ajuda a evitar o esgotamento;
- Fazer o melhor possível sem ultrapassar os próprios limites é um ato de amor-próprio.
EXTRA: rede de apoio inclui parceiros de negócio
E falando em apoio, ele pode vir de vários lugares, inclusive no momento de entregar os seus pedidos.
Lembra quando falamos que os primeiros tapetes de Joseane foram enviados para a família do Maranhão? Felizmente, esse processo foi o mais fácil entre os desafios enfrentados por ela.
Ela conheceu uma plataforma prática de usar e que oferecia frete barato mesmo de um estado para outro.
Essa informação veio de uma referência em artesanato que ela segue e que já apareceu aqui nas Super-Histórias, a Loren Crochê, que usa a SuperFrete e recomenda para empreendedores de todos os nichos.
“A SuperFrete é um aplicativo muito intuitivo, muito tranquilo de usar. É como usar o aplicativo do seu banco. E todo mundo hoje em dia usa um app de banco”, enfatiza Joseane.
👉 Veja também: Ateliê Loren Crochê: da superação ao dobro do faturamento
O caso de Niere foi semelhante, ela conheceu a SuperFrete através de uma consumidora que recomendou usar a plataforma para enviar o pedido mais barato.
“Conheci a SuperFrete através de uma cliente, ela me apresentou para que eu pudesse enviar o pedido para ela de Brasília para São Paulo. E daí não parei mais de usar”, comemora Niere.
SuperFrete na rotina de quem empreende e cuida:
Para as mães, o tempo não é apenas um recurso limitado, mas também um símbolo de carinho e dedicação aos filhos.
Conciliar essa agenda apertada com os desafios do empreendedorismo pode ser uma tarefa difícil, mas a SuperFrete é uma parceria poderosa que simplifica a rotina de envios, proporcionando mais tempo para o que realmente importa: sua família.
Simplifique a gestão de envios no seu celular, computador ou site
Com a SuperFrete, você pode calcular os custos e prazos de entrega diretamente do seu celular.
E a plataforma vai além, permitindo simular preços, gerar etiquetas e compartilhar detalhes com seus clientes via WhatsApp. Tudo na palma da sua mão!
O que você pode fazer com a SuperFrete:
✅ Se destacar dos concorrentes com frete barato.
✅ Calcular entregas com as principais transportadoras do país.
✅ Emitir etiquetas de postagem com até 80% de desconto.
✅ Rastrear encomendas de forma prática e enviar o código de rastreio para os clientes.
✅ Contar com um time de atendimento pronto para tirar dúvidas e prestar suporte no que você precisar.
✅ Simplificar a gestão de envios com tudo em um só lugar.
Tudo isso está disponível tanto no aplicativo para dispositivos móveis quanto na versão para computador. Ou seja, você pode escolher como e onde usar, de acordo com a sua rotina e preferências!
Além disso, se você já tem uma loja online, pode integrar a SuperFrete diretamente ao seu site e automatizar ainda mais os seus envios.
SuperFrete e empreendedorismo feminino: uma parceria de sucesso!
Se você chegou até aqui, é porque acredita que é possível empreender sem abrir mão de si mesma. É por entender que cuidar do seu negócio também passa por cuidar do seu tempo, da sua saúde mental e de tudo aquilo que importa na sua rotina.
E nessa caminhada, a SuperFrete pode ser a parceria que faltava para descomplicar o envio das suas encomendas e deixar seu dia a dia mais leve. Uma plataforma pensada para facilitar a vida de quem empreende e cuida, com tudo o que você precisa em um só lugar:
✅ Gratuita, sem mensalidades e sem exigência de envios mínimos;
✅ Prática e intuitiva, agiliza as tarefas do dia a dia;
✅ Qualifica seu serviço com frete barato, rastreio e atendimento eficiente;
✅ Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde e como você quiser.
Com a SuperFrete, você ganha tempo, reduz preocupações e tem mais liberdade para focar no que realmente vai trazer sucesso para sua vida e negócio.
Conheça a SuperFrete e comece a usar hoje mesmo para enviar suas encomendas!
Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.

Andressa Barbosa
Integrante da equipe de Marketing da SuperFrete, Andressa Barbosa é jornalista e produz conteúdo para ajudar e inspirar quem empreende online.