Skip to content

Confira 5 ideias para vender no Dia dos Namorados e prepare sua loja [2024]

Datas comemorativas são uma parte muito importante no planejamento de quem tem e-commerce para ajudar a movimentar as vendas. Pensar com antecedência em ideias para vender no Dia dos Namorados pode garantir uma campanha de sucesso e ajudar muito no faturamento da sua loja.

Em 2022, segundo o relatório disponibilizado pela All in, a data foi responsável por um faturamento de mais de  R$6,5 bilhões no varejo.

E, se você está lendo esse conteúdo agora, é porque sabe que essa é uma ótima oportunidade para melhorar o faturamento da sua loja.

Então, para ajudar você a criar uma campanha de sucesso e vender mais, separamos algumas ideias para vender no Dia dos Namorados e dicas valiosas de como preparar a sua loja virtual para essa data.

Qual a data certa do Dia dos Namorados 2024?

No Brasil, o Dia dos Namorados 2024 é comemorado em 12 de junho e, neste ano, cai em uma quarta-feira. É importante não confundir com o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, a data equivalente nos Estados Unidos, celebrada em 14 de fevereiro.

Preparativos para vender no Dia dos Namorados em 2024

Para se planejar para o Dia dos Namorados e garantir um bom aproveitamento dessa data para as suas vendas, é preciso começar a se planejar com antecedência, definindo produtos, promoções e estratégias que você pode adotar na sua loja.

💡 Veja os erros que todo lojista deve evitar ao vender online

 

Analise as suas vendas

Se você já tem a sua loja há mais tempo, analisar como foram as suas vendas em anos anteriores para essa data pode ser uma ótima maneira de potencializar os seus resultados.

Assim, você entende o que seus clientes mais procuram e tem uma estimativa de quantidades de produto para produzir ou encomendar com seus fornecedores.

Além, é claro, de saber em quais produtos e promoções investir, evitando ficar com mercadorias paradas no estoque. 

Considere parcerias com outras lojas e fornecedores

Para personalizar ainda mais suas ações para essa data, é possível considerar parcerias com outras lojas e fornecedores.

Você pode tanto encontrar lojas para criar combos em parceria e aumentar o alcance de público, como encontrar fornecedores para produzir cartões, embalagens e peças personalizadas para compor seu catálogo sazonal e melhorar a experiência do seu cliente.

Fazendo isso com antecedência, você consegue negociar melhor os valores e garantir uma margem de lucro maior para preparar promoções e se destacar.

Planeje a logística de envios

Contar com uma logística eficiente e segura é fundamental para vender mais no Dia dos Namorados pela internet. 

Afinal, você não quer que o presente que compraram na sua loja chegue após o dia 12 de junho, certo?

Além disso, planejar a logística dos seus envios também pode ajudar você a diminuir o custo de frete, quem sabe até oferecendo um dia de frete de grátis na sua campanha e, assim, aumentar significativamente as suas vendas nesse período.

Para garantir um valor de frete barato e calcular os preços e prazos dos Correios, você pode contar com o aplicativo SuperFrete.

Nele, além de calcular o frete com muito mais facilidade, você ainda garante até 80% de desconto na emissão de etiquetas de frete em todos os seus envios e muito mais segurança com as notificações em tempo real do rastreamento de todas as encomendas enviadas.

O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Basta clicar no botão abaixo para fazer o download no seu celular:

Baixar grátis

Prepare seu atendimento

Em datas comerciais, como o Dia dos Namorados, é normal que aconteçam picos de busca por atendimento, o que pode acabar sobrecarregando o atendimento da sua loja se você não tiver se planejado.

Por isso, mapeie as principais dúvidas que seus clientes possam ter sobre seus produtos e já deixe guias de respostas prontas. 

Assim, você agiliza o atendimento nesses momentos e garante uma jornada de compra melhor.

O que mais vende no Dia dos Namorados?

Na hora de montar a sua estratégia de campanha de Dia dos Namorados, saber o que os clientes mais procuram para comprar nessa data comemorativa pode ajudar a otimizar os seus resultados.

Segundo uma pesquisa de intenção de compra da CNDL, em 2022, os produtos mais buscados para presentear no Dia dos Namorados foram:

  • Roupas (37,4%)
  • Perfumes e cosméticos (34,2%)
  • Calçados (22,9%)
  • Jantar (19,1%)
  • Chocolates (18,6%)
  • Flores (16,3%)
  • Acessórios (15,5%)
  • Jóias e semijóias (14,1%)
  • Bebidas como vinho e espumantes (12,6%)
  • Eletrônicos (10,4%)
  • Livros (9,4%)

Sabendo essas preferências, é possível fazer promoções ou até mesmo criar kits personalizados que terão muito mais saída por estarem alinhados com as buscas dos consumidores.

Mas, claro, se sua loja vende papelaria, não é preciso buscar roupas só para contemplar a data e acabar ficando com estoque parado depois.

Conhecer o que mais vende é apenas uma forma de entender como tornar mais atrativos os itens que já fazem parte do seu catálogo de produtos.

👉Calendário do E-commerce 2024: venda mais em datas comemorativas

Campanha de Dia dos Namorados 2024: como montar para sua loja

Você pode aproveitar ainda mais as oportunidades de vendas sazonais criando uma campanha de Dia dos Namorados para sua loja.

Na hora de fazer o planejamento da sua campanha, é importante pensar com estratégia em ações tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar aqueles que você já tem, selecionando produtos e promoções ideais para essa ocasião especial.

Durante a campanha, você pode adaptar a sua comunicação ao clima romântico da data, utilizando elementos e uma linguagem especial nas suas redes sociais e canais de comunicação da sua loja, aproveitando o significado de amor e carinho que o próprio Dia dos Namorados carrega consigo para divulgar seus produtos.

Além disso, é essencial compreender o seu público e apresentar ideias criativas de presentes para surpreender os casais apaixonados.

Uma excelente opção de estratégia, por exemplo, é criar kits de produtos temáticos, o que aumentará o valor médio das compras e proporcionará uma margem maior de lucro para trabalhar com promoções exclusivas e se destacar da concorrência.

5 ideias para vender no Dia dos Namorados

Agora que você já sabe como se planejar para essa data comemorativa e conhece as principais buscas dos consumidores, vem conferir algumas ideias para vender no Dia dos Namorados que separamos para você:

1. Kits especiais

Os kits de presentes são uma opção encantadora para quem deseja oferecer uma variedade de produtos em uma única compra, o que aumenta a margem de lucro e permite trabalhar com descontos e promoções. 

Esses kits podem incluir uma combinação de itens que já fazem parte do seu catálogo, criando conjuntos especiais para a data. 

Você também pode considerar a inclusão de produtos de lojas parceiras, ampliando não apenas a variedade de produtos oferecidos, mas também alcançando um público maior com essa oferta exclusiva.

Por exemplo, se você vende acessórios, que tal criar kits românticos com conjuntos de brincos e colares, e adicionar um toque especial com um produto de beleza, como um hidratante ou uma maquiagem de uma loja parceira?

💡Saiba mais: Como aumentar o ticket médio com cross-sell

2. Roupas e acessórios

Como vimos acima, roupas, acessórios e calçados são os presentes mais buscados para o Dia dos Namorados.

Se sua loja já trabalha com vestuário, fazer uma coleção ou uma seleção especial de peças para o Dias dos Namorados, até brincando com roupas combinando para casais, pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas nesse período.

💡Saiba mais: Como encontrar os melhores fornecedores de roupas para loja virtual?

3. Caixa de surpresa romântica

Se você trabalha com produtos personalizados, é possível criar uma opção de caixa surpresa romântica para oferecer nesta data, proporcionando momentos de diversão e conexão emocional.

Essa caixa pode conter várias surpresas e experiências personalizáveis, como cartões para serem preenchidos, pequenos presentes, jogos para casais e até mesmo vouchers personalizados como vale cinema, vale jantar, etc.

Aqui também vale seguir as dicas para os kits especiais e investir em parcerias que enriqueçam ainda mais a experiência de quem vai receber o presente.

💡Saiba mais: Como escolher embalagens para ecommerce?

4. Presentes personalizados com fotos

Ainda na ideia de produtos personalizados, é possível oferecer uma grande variedade de opções de presentes com fotos do casal. 

Você pode oferecer desde quebra-cabeças, meias, peças de roupas, almofadas, canecas e até mesmo layouts especiais de álbuns para que os casais possam guardar seus momentos especiais juntos.

5. Ofereça momentos especiais

A intenção de compra para jantares subiu mais de 8% de 2021 para 2022, segundo pesquisa disponibilizada pela CNDL, mostrando o interesse em criar experiências e momento a dois dos consumidores.

Assim, é possível oferecer presentes que foquem em proporcionar isso, como por exemplo kits de taças e vinhos para que o casal possa curtir junto essa data tão especial.

Dica extra: 

Ah, e não se esqueça: ao montar os kits de presentes, capriche na embalagem!

Personalize-a para a ocasião, criando uma experiência memorável para quem receber esse presente especial

Vale até mesmo criar um modelo de cartão personalizado da sua loja, com espaço para que o companheiro possa escrever uma mensagem especial que vai compor o presente.

Com essas dicas, você pode aproveitar muito melhor as oportunidades de venda dessa data comemorativa tão importante para o comércio e criar experiências incríveis para seus clientes.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui.

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.