Skip to content

Impressora de etiquetas: confira as 5 melhores para seu e-commerce

Sabemos que para quem empreende tempo é dinheiro. Ainda mais quando se está começando a vender online e cada investimento precisa ser muito bem pensado. Neste sentido, aproveitamos para perguntar: quer profissionalizar a operação da sua loja virtual investindo em uma impressora de etiquetas?

Se a resposta foi sim, você chegou ao lugar certo. Reunimos o que você precisa entender antes de pesquisar os modelos disponíveis no mercado e o que considerar na hora da compra.

Nosso objetivo aqui também é te ajudar a compreender como encaixar o que faz sentido para a rotina do seu negócio e como fazer uma escolha que caiba no seu bolso. Vem com a gente!

Neste conteúdo você irá encontrar:

Qual impressora de etiquetas usar no e-commerce?

Antes de comprar o seu equipamento, saiba que uma loja virtual precisa de uma impressora de etiquetas, que é um modelo específico para tornar o despacho das encomendas mais ágil e equilibrar o seu orçamento futuramente.

Portanto, as impressoras tradicionais empregadas para uso pessoal ou em escritório não são as mais recomendadas.

Quem está começando a empreender online não pode usar a impressora que a família tem em casa? Pode, mas, é importante lembrar que essa opção não vai oferecer o melhor desempenho e nem o custo-benefício que o seu negócio requer.

Em outras palavras, você terá mais trabalho para manusear essas impressões e pode encarecer o valor de manutenção, gastando com as recargas de cartuchos. O desperdício de papel também é outro fator que mostra a importância de investir no equipamento correto.

Geralmente se utiliza papel A4 nas impressoras convencionais, a popular folha de ofício. Porém, as etiquetas de frete, por exemplo, ocupam pouco espaço em uma folha A4, então será necessário recortar ou dobrar o papel antes de colar no pacote.

Não parece um desperdício de tempo e dinheiro para você? Isso sem falar na questão ambiental, não é mesmo? Mas não se preocupe, vamos te contar tudo que você precisa antes de escolher a impressora certa para o seu e-commerce.

Quais os tipos de impressoras comerciais?

No mercado há uma infinidade de marcas e modelos de impressoras que vão desde as com jato de tinta, laser, tanque, fiscais, não fiscais e as térmicas.

Como as impressoras de etiquetas térmicas são as mais recomendadas para o comércio, falaremos mais nesse modelo. Vamos lá?

Impressora térmica: o que é e como funciona?

Muito utilizada no comércio, a impressora térmica para etiquetas é um equipamento que não precisa de tinta para funcionar, pois usa o calor para imprimir. Isso é possível com o uso de um papel sensível ao calor e que reage com a transferência térmica da impressora que “queima” o papel em pontos específicos e, assim, marca as informações.

Certamente, você já se deparou com alguma nota impressa neste sistema bastante utilizado por lojas, mercados, indústrias e até mesmo caixas eletrônicos.

Lembra daquela nota fiscal que você pegou na farmácia ou o bilhete de ingresso no cinema? Eles são exemplos de usos da impressora térmica.

Por que usar uma impressora térmica na minha loja virtual?

Não é à toa que muitos estabelecimentos comerciais utilizam a impressora térmica para gerar os mais variados tipos de documentos.

A velocidade de impressão é maior do que em outros modelos, o que proporciona agilidade no dia a dia de quem empreende, assim como o baixo custo de manutenção. Afinal, não é preciso recarregar a tinta ou o toner já que ela opera com calor.

A facilidade de manuseio é outro ponto alto das impressoras térmicas, também encontradas pelo nome de impressora de código de barras. Diferentemente de uma impressora tradicional, as impressoras de etiquetas imprimem no tamanho exato, deixando-o pronto para ser colado na encomenda.

Há opção, inclusive de empregar etiquetas adesivas e sua etiqueta sai 100% pronta para ser colada na encomenda. Fica a sugestão de outro item que você pode pensar se faz sentido inserir entre os insumos da organização da sua loja virtual.

Pode parecer pouco à primeira vista, mas imagine a economia de tempo de não precisar recortar várias etiquetas em um dia agitado e com muitos pacotes para despachar. Você quer aumentar suas vendas, não é mesmo?

A compra de uma impressora térmica é uma das ações que vai garantir rapidez na sua operação e reduzir contratempos que causem atrasos.

Além disso, você não precisa de nenhum treinamento, basta conectar ao computador, via entrada USB. É possível ainda optar por um modelo com Wi-Fi, o que permite conexão com celulares, se este for o seu caso. Porém, esse tipo de equipamento terá um valor mais alto.

No mercado existem marcas que oferecem até programas que facilitam o gerenciamento de tamanhos diferentes de impressões. Falando em marcas, vamos conhecer algumas opções de impressoras de etiquetas disponíveis?

💡Saiba mais: Aprenda a imprimir múltiplas etiquetas de postagem pela SuperFrete

5 modelos de impressora de etiquetas para loja virtual

Para quem vende no e-commerce, a escolha da impressora térmica começa pelas opções que oferecem impressão no formato 10x15 cm, conforme o padrão das etiquetas de frete dos Correios. Ou seja, descarte as impressoras que trabalham com uma largura total inferior a 10 cm.

Para te ajudar, trazemos a seguir alguns modelos e marcas que atendem essa especificação:

1- Impressora térmica Zebra ZD220

Uma opção para imprimir suas etiquetas de frete é a Zebra ZD220. Projetada para oferecer maior durabilidade e economia de energia, possui dois métodos de impressão: por transferência térmica ou térmica direta.

Ficha técnica:

  • Resolução: 203 dpi
  • Velocidade de impressão: 8 pontos por mm
  • Largura máxima de impressão: 4,09 polegadas/104mm
  • Com USB: Sim
  • Com Wi-fi: Não

2- Impressora térmica Elgin L42 PRO

A versatilidade é a promessa da impressora Elgin L42 PRO, que imprime etiquetas de vários materiais e tamanhos. Além disso, possui software próprio e reconhece várias linguagens de programação automaticamente, garantindo alta conectividade.

Ficha técnica:

  • Resolução: 203 dpi
  • Velocidade de impressão: 4 polegadas/seg.
  • Largura máxima de impressão: 108 mm
  • Com USB: Sim
  • Com Wi-fi: Não

3 - Impressora térmica Bematech MP-4200

Este é um dos modelos de impressora se destaca pelo custo-benefício com valores mais acessíveis. Tem a proposta de garantir agilidade na impressão e possui método de corte automático com guilhotina.

Ficha técnica:

  • Resolução: 203 dpi
  • Velocidade de impressão: 300mm/s
  • Largura máxima de impressão: 102 mm
  • Com USB: Sim
  • Com Wi-fi: Não

4 - Impressora de etiquetas térmica Argox OS2140

Um dos diferenciais desta impressora térmica Argox está no processador de 32 bits e na memória interna de 8MB, o que amplia a capacidade de aplicações de etiquetas e a torna mais robusta em comparação a outros modelos.

Além de acompanhar software e ser uma das mais rápidas do segmento, imprime códigos de barras 1D (convencionais) e também em 2D, os QR Codes.

Ficha técnica:

  • Resolução: 203 dpi
  • Velocidade de impressão: até 127 mm/s
  • Largura máxima de impressão: 105 mm
  • Com USB: Sim
  • Com Wi-fi: Não

5 - Impressora térmica Tomate MDK-006

Essa é a alternativa com maior versatilidade na largura de impressão, suportando impressões de até 25 cm (o mínimo para etiqueta de frete é 10 cm). Também pode ser encontrada a valores mais em conta.

Por outro lado, não vem com o programa de instalação incluso na caixa, portanto, será preciso baixar do site da fabricante.

Ficha técnica:

  • Resolução: 203 dpi
  • Velocidade de impressão: até 127 mm/s
  • Largura máxima de impressão: 250 mm
  • Com USB: Sim
  • Com Wi-fi: Não

O que é preciso saber antes de comprar uma impressora de etiquetas?

Chegou a hora de decidir. Mas o que levar em conta antes de fazer a compra? Quais as principais funcionalidades de uma impressora de etiquetas para uso no e-commerce?

Para continuar guiando sua busca pela melhor escolha para o seu negócio, separamos uma lista de características técnicas básicas que você deve considerar. Confira:

Largura máxima de impressão

O tamanho da faixa de impressão é um dos fatores mais importantes, pois como mencionamos antes, a etiqueta de frete dos Correios, por exemplo, mede 10x15cm. Assim, a primeira dica é conferir o tamanho da largura máxima de impressão de cada impressora.

Os anúncios trazem dados tanto do tamanho do produto em si quanto da impressão que o equipamento consegue fazer. Mas, não confunda as dimensões da própria impressora com a largura da impressão no momento da compra, ok?

Velocidade de impressão

O objetivo principal deste investimento é ganhar tempo, certo? Logo, a velocidade de impressão é um fator que não pode ficar de fora dessa decisão.

Aqui é interessante verificar se o valor cobrado está condizente com a velocidade oferecida e atende ao que você precisa.

Resolução de impressão

Tão importante quanto a velocidade, a resolução é o grau de qualidade da impressão, geralmente medida pela sigla DPI, que em tradução direta, significa “ponto por polegada”.

A informação que você precisa considerar neste momento é de que quanto maior o número, melhor a eficiência neste quesito.

Nas alternativas que trouxemos neste conteúdo praticamente todas as impressoras apresentaram a mesma média de velocidade. Porém, como há diversas alternativas de produtos disponíveis, vale seguir o mesmo critério sugerido para avaliar a velocidade da impressora.

Programas de instalação

Alguns modelos já vem com os programas, ou também chamados softwares de instalação, enquanto que em outros, é preciso procurar pelo sistema na internet.

Se você quiser mais praticidade e prefere contar com um produto que vem pronto para usar, opte pelas impressoras que trazem este item incluso.

Conectividade

A forma como você irá conectar a impressora térmica a um computador ou até mesmo celular é outro segmento que pode ajudar na escolha da impressora ideal para a sua loja virtual.

Conforme a faixa de preço e marca, os equipamentos podem oferecer uma quantidade maior ou menor de possibilidades de conexão. Entre elas estão via cabo USB, cabo de rede (também conhecido como cabo ethernet), Wi-Fi e Bluetooth.

Novamente a quantidade de recursos irá impactar no preço final do produto. Coloque na balança as necessidades reais do seu negócio e o grau de complexidade da sua operação para equilibrar a sua escolha.

Busque o melhor custo-benefício

Se você chegou até aqui é porque entendeu o potencial de uma impressora de etiquetas térmica para alavancar a sua loja virtual. Esperamos ter te ajudado a compreender como começar essa pesquisa para acertar na escolha.

Nossa última dica é que se você gerencia seu e-commerce pelo computador, por exemplo, pode não ser preciso pagar mais em uma impressora com Wi-Fi. Será possível reduzir custos escolhendo um modelo apenas com USB e optar por um equipamento com melhor custo-benefício, de acordo com a sua realidade.

Faça avaliações como esta para descobrir qual o produto ideal para o seu negócio e que se encaixe na sua forma de trabalho. Assim você irá realmente ganhar tempo e dinheiro.

Você também pode economizar na emissão de etiquetas com a SuperFrete e ainda enviar automaticamente as etiquetas geradas para o e-mail. Assim o processo de impressão fica ainda mais fácil e completo.

E se você quer turbinar ainda mais as suas vendas e facilitar o seu dia a dia, conheça também a SuperFrete:

Testar SuperFrete Baixar app SuperFrete

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.