Skip to content

Gerenciador de Anúncios: venda mais no Facebook e Instagram

Tem um e-commerce e está buscando formas de impulsionar suas vendas online? Então, provavelmente já ouviu falar sobre tráfego pago e o termo "Gerenciador de Anúncios".

Uma das melhores formas de divulgar um negócio online é por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram, seja de forma orgânica, com a distribuição gratuita do seu conteúdo ou investindo financeiramente na compra de mídia.

O Gerenciador de Anúncios possibilita que e-commerces e empresas anunciem na linha do tempo dos usuários que estão navegando por essas redes, mesmo que esses usuários não sigam a sua marca.

Neste conteúdo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram e como ele pode ser uma peça fundamental para o sucesso do seu negócio.

Navegue por este conteúdo:

O que é o Gerenciador de Anúncios?

O Gerenciador de Anúncios é uma plataforma online que permite criar, gerenciar e monitorar campanhas de publicidade digital e tráfego pago.

Essas campanhas podem incluir anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, anúncios de pesquisa no Google, entre outros.

O objetivo principal de um gerenciador de anúncios é ajudar os anunciantes a alcançar seu público-alvo de maneira eficaz e maximizar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) na compra de mídia.

Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma das plataformas mais populares para criar campanhas de publicidade nas redes sociais. 

Por meio dele é possível criar anúncios que serão exibidos em todas as plataformas da Meta: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

Com o gerenciador, você pode criar anúncios com uma ampla variedade de opções de segmentação, permitindo alcançar pessoas com base em seus interesses, comportamentos, localização geográfica e muito mais. O que melhora as chances de conversão, já que somente o seu público-alvo estará sendo impactado pelo anúncio.

Além disso, o Gerenciador de Anúncios do Facebook fornece ferramentas robustas de análise para acompanhar o desempenho das campanhas e fazer ajustes conforme necessário, garantindo o melhor retorno sobre o investimento.

Qual a diferença entre o Gerenciador de Anúncios e o Gerenciador de Negócios?

É comum que muitas pessoas confundam o Gerenciador de Anúncios com o Gerenciador de Negócios do Facebook, já que ambos fazem parte do processo de criação de anúncios no Facebook ou Instagram.

O Gerenciador de Anúncios é focado especificamente na criação e gestão de campanhas publicitárias, já o Gerenciador de Negócios é uma ferramenta mais abrangente que permite às empresas gerenciarem todos os aspectos da presença delas no Facebook, incluindo páginas, contas de anúncios, públicos-alvo e colaboradores.

Como funciona o Gerenciador de Anúncios?

Como vimos, o Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta poderosa para empreendedores que desejam expandir seu alcance online e impulsionar as vendas de seus produtos. 

Com ele, você pode alcançar seu público-alvo com mais assertividade, atrair novos clientes, ampliar a visibilidade do seu negócio e aumentar as vendas do seu e-commerce.

Essa ferramenta é dividida em algumas funcionalidades principais: campanhas, relatórios de anúncios, públicos e cobranças e pagamentos. Cada uma dessas funcionalidades garante que você tenha o melhor desempenho para os seus anúncios.

Campanhas

A funcionalidade de Campanhas é dividida em três grandes grupos: Campanha, Conjuntos de Anúncios e Criativos de Anúncios e é por meio dela que você cria seus anúncios para vincular no Facebook ou Instagram.

campanha-gerenciador-anuncios-facebook

Nessa funcionalidade, você irá fazer toda a parte estratégica de criar um anúncio, como definir as imagens ou vídeos, legendas, segmentos de público-alvo e orçamento para as campanhas que irá veicular.

Relatórios de anúncios

A funcionalidade de Relatórios de Anúncios é onde você fará o acompanhamento das principais métricas dos seus anúncios para saber se eles estão tendo um bom desempenho, podendo ser personalizada para os indicadores que mais fazem sentido para seus objetivos.

relatorios-de-anuncios-gerenciador-facebook

É possível, por meio dos relatórios de anúncios, acompanhar os resultados como alcance, impressões e frequência com que os anúncios foram exibidos, além de métricas como custo por mil visualizações (CPM), custo por clique (CPC), custo por ação (CPA), custo por lead (CPL) e a taxa de conversão para a ação desejada (CTR).

Também é por meio dessa visão que você pode acompanhar quanto do seu orçamento já foi utilizado e o status de veiculação de cada conjunto de anúncio ou criativo.

Assim, com todos esses dados é possível analisar o desempenho das suas campanhas e fazer as otimizações que forem necessárias para garantir a melhor performance e o melhor ROI.

Públicos

A funcionalidade de Públicos é onde você pode criar públicos personalizados que ficarão salvos para que você possa utilizá-los nas campanhas de anúncios que irá criar.

É possível criar três tipos de públicos: público personalizado, público semelhante e público salvo. 

publicos-personalizados-gerenciador-de-anuncios-fb

Os públicos personalizados servem para ajudar você a segmentar públicos que já têm interesse na sua marca ou produtos como, por exemplo, uma lista de clientes que compraram nos últimos 90 dias no seu e-commerce ou usuários que interagiram com seu conteúdo nas redes sociais.

Nos públicos semelhantes, você pode criar o chamado Look a Like, onde você orienta que o algoritmo da ferramenta de anúncios encontre perfis parecidos aos que você selecionou podendo ser, por exemplo,  de uma lista de contatos que você subiu manualmente ou o público personalizado de todos os usuários que interagiram com o seu site nos últimos 60 dias. 

Já os públicos salvos são os públicos que você cria através de segmentações de interesses e comportamentos. Você pode criá-los em cada campanha que subir, diretamente na funcionalidade de Conjunto de Anúncios ou pode salvá-los em públicos, facilitando a reutilização das mesmas segmentações.

Cobranças e Pagamentos

Na seção de Cobranças e Pagamentos do Gerenciador de Anúncios é onde você configura seus dados comerciais e acompanha a atividade dos seus pagamentos. 

Por meio dessa funcionalidade, você pode adicionar fundos pré-pagos através de Pix, boleto bancário ou mercado pago, cadastrar um cartão de crédito e até mesmo programar uma recarga automática. 

Também é nessa seção que você configura o limite de gastos da sua conta de anúncios e onde acessa as notas fiscais geradas pelo investimento em anúncios. 

Onde fica o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Você pode acessar Gerenciador de Anúncios do Facebook por meio do Meta Business Suite, ao selecionar no menu de ferramentas a opção “Gerenciador de Anúncios” na categoria Publicidade. 

Você também pode acessar diretamente pelo link: https://business.facebook.com/adsmanager/?

business-suite-gerenciador-de-anuncios

Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook pode parecer intimidante à primeira vista, especialmente se você não tem experiência em marketing digital.

No entanto, com um pouco de prática e conhecimento, você pode dominar essa ferramenta e começar a ver resultados significativos para o seu e-commerce ao anunciar no Facebook ou Instagram.

Separamos alguns passos básicos para começar a usar essa ferramenta:

  1. Configure sua conta: o primeiro passo é criar uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook e associá-la à sua página do Facebook ou perfil de Instagram.
  2. Defina seus objetivos de campanha e segmente o público-alvo: utilize as opções avançadas de segmentação para direcionar seus anúncios para as pessoas certas, com base em seus interesses, comportamentos e características demográficas.
  3. Crie seus anúncios: desenvolva conteúdo criativo e envolvente que ressoe com seu público-alvo e incentive-os a agir, seja clicando em um link, preenchendo um formulário ou fazendo uma compra.
  4. Acompanhe e otimize o desempenho: monitore o desempenho das suas campanhas em tempo real e faça ajustes conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento.

Saiba mais sobre como criar campanhas com o Gerenciador de Anúncios:

👉 Como anunciar no Facebook Ads? Guia para lojas virtuais

👉 Como anunciar no Instagram Ads? Guia para criar anúncios em 2024

Como acertar a estratégia com o Gerenciador de Anúncios?

Para acertar na sua estratégia com o Gerenciador de Anúncios e conseguir o melhor desempenho nas suas campanhas, é essencial entender o seu público-alvo, testar diferentes tipos de anúncios e mensurar constantemente os resultados. 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a acertar na sua estratégia:

Conheça bem o seu público-alvo

Antes de criar sua primeira campanha, faça uma pesquisa detalhada sobre os interesses, comportamentos e características demográficas do seu público-alvo para criar anúncios que sejam relevantes para eles.

Mas, não pare por aí: ao anunciar você irá aprender ainda mais sobre as características do seu público e, também, qual a melhor maneira de se comunicar com ele. Utilize esses aprendizados para otimizar suas campanhas.

Teste diferentes tipos de anúncios

Experimente diferentes formatos de anúncios, como imagens, vídeos e carrosséis para ver qual funciona melhor para o seu público.

Varie o tipo de abordagem, a duração dos vídeos, o comprimento das legendas e até mesmo a ação desejada.

Acompanhe e otimize o desempenho

Utilize os relatórios de anúncios do Gerenciador para monitorar o desempenho das suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário, aplicando os aprendizados de público e tipos de anúncios.

Lembre-se que todos os componentes de um anúncio, desde a imagem, legenda e até o site, em casos de tráfego para páginas de internet, interferem no resultado final e podem ser otimizados. 

Considere frete grátis na sua oferta

Um dos principais pontos de otimização de anúncios é a oferta em si, que irá influenciar diretamente na ação que o usuário irá tomar ao ser impactado pelo seu anúncio. 

Para os consumidores, o frete grátis e as promoções são os principais influenciadores para realizar uma compra online. Por isso, oferecer frete grátis nos produtos que você irá anunciar pode ser uma ótima estratégia para melhorar sua taxa de conversão. 

Pensando em ajudar você a oferecer esse atrativo, a SuperFrete, além de oferecer até 80% de desconto em todos os seus envios de encomendas, desenvolveu uma Calculadora de Frete Grátis, que irá possibilitar oferecer esse benefício sem prejuízos na sua margem de lucro.

🎁Ferramenta gratuita: SuperCalculadora de Frete Grátis

Cursos para aprender tráfego pago

Entendeu a importância do tráfego pago e do Gerenciador de Anúncios para as estratégias de marketing do seu e-commerce e quer aprender mais sobre anúncios para aumentar as vendas do seu e-commerce? Então confere essa lista de cursos que separamos para você:

👉 Leia mais:  Melhores cursos de vendas online

Melhore suas vendas com um frete barato

Além de conseguir a atenção dos usuários no seu anúncio, é preciso facilitar toda a jornada dele até a compra, tirando do caminho possíveis atritos que o façam desistir. 

Atualmente cerca de 66% dos usuários declinam de uma compra online por causa do frete caro. Por isso, oferecer um frete barato pode, além de aumentar as suas vendas, melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing.

Para essa missão, você pode contar com a SuperFrete, plataforma de integração logística que conecta você, sem mensalidades ou burocracias, com as melhores ofertas das transportadoras, permitindo uma economia de até 80% em todos os seus envios. 

É possível utilizar a SuperFrete  integrada ao site da sua loja virtual, seja ele site próprio ou plataforma de e-commerce. 

 

Ou diretamente no seu celular, por meio do aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

 

Ah, além do frete barato, a SuperFrete também facilita toda a gestão logística do seu negócio, juntando o cálculo, emissão e rastreio de encomendas em um só lugar, na palma da sua mão.

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.