Skip to content

Como a Cristais Quebra Rocha venceu os desafios do empreendedorismo

A jornada do empreendedorismo nem sempre é fácil, mas quem não desiste de seguir seu sonho encontra caminhos promissores, mesmo diante das dificuldades. Guilherme Vendruscolo, fundador da loja Cristais Quebra Rocha, é um exemplo vivo disso.

Desde muito jovem, ele  já se questionava se tirar o seu sustento do modelo de trabalho convencional – o tão desejado emprego CLT – era realmente a única opção para seu futuro ou, se empreender era a forma que traria mais realização pessoal e profissional.

A resposta? Ele acreditou no seu potencial e transformou sua meta de vida em realidade, criando seu próprio negócio no mercado de pedras preciosas.

E não é só Guilherme que acredita nessa direção. No Brasil, o empreendedorismo está em alta e os números são prova disso. Segundo o Sebrae, antes do final de 2024 foram criados 3,7 milhões de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no Brasil. O ingresso de novos empreendedores no mercado é formado por cerca de 3,5 milhões de pequenos negócios, ou seja, 96% do total de novas empresas abertas no ano.

Se você também sente vontade de empreender ou está começando sua jornada, mas ainda tem receio se vale a pena ou não, este conteúdo foi feito para você!

O que você vai ver por aqui:

Ser CLT ou empreender? Eis a questão

A dúvida entre ter uma fonte de renda como profissional CLT ou empreender é um dilema mais comum do que parece. Para Guilherme, esse questionamento começou bem cedo.

Sua entrada no mercado de trabalho foi aos 14 anos, quando ele entregava jornais em sua cidade natal, Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. Ou seja, já na adolescência percebia o valor de ter o próprio dinheiro. Era o embrião do que estava por vir e que evoluiu para a busca de uma fonte de renda que trouxesse mais do que dinheiro: sobretudo, autonomia.

No entanto, até esse dia chegar, Guilherme passou por vários empregos que, embora lhe proporcionassem retorno financeiro, não atendiam às suas ambições de longo prazo. Entre as diversas áreas que atuou, desempenhou atividades como revendedor de perfumes e até sushiman.

Mas havia sempre aquela "pulga atrás da orelha", uma inquietação que só o empreendedorismo poderia resolver. Ele sabia que queria mais e, para isso, precisaria se arriscar e seguir a ousada jornada de abrir seu próprio negócio.

Saber identificar oportunidades é fundamental

Hoje, com a experiência de cinco anos na bagagem como proprietário da loja Cristais Quebra Rocha, Guilherme comprova como todo empreendedor deve estar atento às possibilidades de setores promissores que podem ser explorados. A capacidade de identificar essas oportunidades, muitas vezes invisíveis para outros, é o que faz a diferença na busca pelo espaço de novos empreendedores no mercado.

Dessa forma, o começo da loja de pedras preciosas nasceu de uma visita em um garimpo em Ametista do Sul, no RS. Na época, Guilherme só tinha a certeza de que não iria abrir mão de montar seu negócio. Mas ainda não sabia ao certo qual segmento escolher. “Meu sonho sempre foi ter um comércio”, relembra.

Como uma cidade turística, Ametista do Sul é conhecida como uma fonte de riquezas minerais e foi quando Guilherme acompanhou um dia de trabalho da mineração que encontrou o que procurava:  a matéria-prima para criar sua loja com a venda de pedras preciosas.

Outra oportunidade identificada foi investir em um atendimento de excelência. Após a decisão de qual nicho seria sua loja, Guilherme identificou que o maior diferencial seria atender com qualidade máxima, de forma empática e a maior agilidade possível todos que entrassem pela porta da Cristais Quebra Rocha, ou chamassem o lojista pelo WhatsApp, um dos principais canais de vendas online.

Como iniciar o seu próprio negócio?

A decisão de abrir e, principalmente, manter a loja Cristais Quebra Rocha não foi fácil. Afinal, empreender exige mais que uma boa ideia, é necessário planejamento, paciência e, claro, coragem para enfrentar as adversidades. Mas foi assim que o que começou com uma paixão por pedras preciosas logo virou um negócio.

Seja nas prateleiras da loja física, nas vendas online ou em feiras tradicionais do ramo, quem procura por pedras preciosas encontra na marca Cristais Quebra Rocha uma variedade de cores, modelos e materiais: pedras roladas e brutas dos mais variados tipos, pedras de coleções e um portfólio com mais de 100 variedades de minerais à disposição do público. E claro, como não poderia faltar, a pedra que dá nome a cidade que sedia a loja: ametista.

Aprendendo a superar os desafios do empreendedorismo

Para Guilherme, o maior desafio não foi criar um produto ou encontrar seu público, e sim, enfrentar a descrença das pessoas ao seu redor. Muitos disseram que ele deveria ter um emprego em uma empresa, pois ser pequeno empresário era arriscado demais.

Mas, ao invés de se deixar abalar pelas críticas, ele seguiu em frente e usou isso como combustível para alcançar seus objetivos e fazer sua loja dar certo. Inclusive, Guilherme não se deteve apenas em comprar os produtos para repor seu estoque, ele aprendeu também a criar peças customizadas a partir das pedras que vende.

Dessa veia artesanal do seu negócio, o proprietário produz árvores de pedras, kits de chakras e pulseiras. Tudo pensado para fortalecer sua marca e ampliar as possibilidades oferecidas aos turistas que muitas vezes conhecem a loja física em uma viagem e se mantêm fiéis à loja comprando online quando retornam para suas cidades.

Com essa estratégia, Guilherme associa o bom atendimento presencial com a fidelização dos clientes através de uma logística de entregas rápida, como veremos mais adiante.

Como desenvolver habilidades empreendedoras?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Cada empreendedor precisa conhecer seus pontos fortes e fracos e trabalhar para aprimorar as áreas em que sente necessidade de crescimento.

No caso de Guilherme, ele percebeu que o diferencial da sua loja Cristais Quebra Rocha seria um atendimento ágil e eficiente, o que incluía não só uma boa comunicação com seus potenciais consumidores, mas também uma entrega rápida nas vendas pelo e-commerce.

👉 Veja também: Como melhorar o atendimento ao cliente em 11 passos

De Ametista do Sul para todo o país

Conforme já vimos, a Cristais Quebra Rocha combina loja física, em Ametista do Sul/RS, com a venda no e-commerce focada no atendimento via WhatsApp e na página no Instagram @oguridaspedras.

Mas para tornar isso possível percebeu outra necessidade no mercado: soluções logísticas que conseguissem acompanhar a agilidade exigida pelos seus clientes. Foi aí que ele encontrou na SuperFrete a parceira ideal para garantir um frete barato, rápido e eficiente, que pudesse fazer jus à agilidade que ele já oferecia no atendimento.

Conforme Guilherme, contar com a tecnologia da SuperFrete é um diferencial adicional que complementa o atendimento especializado que ele construiu para a marca.

Muitas vendas online acontecem com a solicitação de informações dos clientes sobre as pedras através do Instagram. Então, Guilherme apresenta os produtos, por fotos ou em mais detalhes via chamadas de vídeo pelo WhatsApp.

Mas sem um frete ágil, acessível e confiável, todo esse trabalho poderia ser desperdiçado apenas pela demora em informar o preço e o prazo do envio ou ao oferecer uma entrega cara demais.

É nessa hora, que a SuperFrete completa o atendimento de excelência, pois em instantes, o empresário informa o custo do envio e a previsão de chegada da encomenda. Tudo em poucos cliques ou toques já que a plataforma permite usar o serviço tanto pelo celular quanto por computadores.

“Com o app eu faço a etiqueta rapidinho, pois com o telefone eu consigo ser ainda mais rápido e já despacho o pedido no mesmo dia”, comemora.

A estratégia se mostrou tão acertada que a Cristais Quebra Rocha vende direto ao público presencialmente, online e também por atacado ao se tornar fornecedora para outros comércios do gênero como lojas de produtos esotéricos, por exemplo.

Frete barato e rápido na palma da mão ou onde você quiser

Se você chegou até aqui, também deve ter percebido que a trajetória da loja Cristais Quebra Rocha é uma inspiração para quem deseja transformar sonhos em realidade. Inclusive, alguma vez já pensou que, assim como Guilherme, você também pode empreender e conquistar novos horizontes com o apoio certo ao seu lado?

Com a parceria da SuperFrete, fica fácil montar seu negócio e ultrapassar as fronteiras da sua cidade ou estado, pois a nossa plataforma oferece exatamente o que você precisa: uma tecnologia logística simples de usar no dia a dia, mas com todos os recursos necessários para calcular frete para qualquer lugar do país em segundos, na palma da sua mão com um app exclusivo, com a praticidade do computador ou direto no site se você já vende em uma loja virtual.

E mais: faça toda a gestão de fretes em um só lugar de graça, pagando apenas as etiquetas de postagem geradas na plataforma. Com a SuperFrete, empreendedores simulam o preço e o prazo de entrega rapidinho, emitem fretes com até 80% de desconto e ainda enviam seus pedidos com as maiores transportadoras do Brasil.

Tudo isso com prioridade no fluxo postal das transportadoras (é só emitir e pagar a etiqueta online, colar no pacote e despachar na empresa escolhida) e uma ferramenta gratuita de rastreio de encomendas em tempo real.

Conheça a SuperFrete hoje mesmo e se torne mais um empreendedor de sucesso! Quem sabe ainda contamos sua história por aqui? Até lá, boas vendas!

Testar SuperFrete Baixar app SuperFrete

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.