Skip to content

Como fazer fluxo de caixa: 6 dicas para uma gestão eficiente

Se você empreende ou deseja abrir um negócio, mas não sabe como fazer fluxo  de caixa, estamos aqui para ajudar!

O fluxo de caixa é um dos indicadores mais importantes para acompanhar a saúde financeira do seu negócio. 

Neste post, vamos ensinar o que é fluxo de caixa e como fazer uma boa gestão financeira com 6 dicas práticas. Vem com a gente!

O que você irá encontrar nesta leitura:

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma representação detalhada de todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, incluindo os lucros, as despesas e os investimentos que você fizer. 

Por isso, ele deve ser atualizado regularmente com todas as suas movimentações financeiras, além de conter informações projetadas. 

Por exemplo, se você tem um pagamento para fazer ou um montante para receber daqui a 10 dias, esse lançamento deve constar no seu fluxo. 

Assim, além de visualizar o momento atual do seu negócio, será possível  também enxergar como ele estará em um determinado período, o que possibilita a tomada de decisões importantes e ajustes de rota.

Como fazer fluxo de caixa: 6 dicas práticas

Para ajudar você com isso, separamos 6 dicas práticas de como fazer um fluxo de caixa:

1 - Faça uma lista com suas receitas e despesas

A primeira coisa que você precisa para fazer o seu fluxo de caixa é compilar uma lista detalhada de todas as suas receitas e despesas.

Mesmo que, inicialmente, você faça esse controle por uma planilha de excel, por exemplo, esse controle vai ser a base para sua gestão financeira.

Aqui, você deve incluir o dinheiro das suas vendas, salário de funcionários, aluguel do seu espaço físico, contas de luz e água, compras de matéria-prima, entre outros.

E, falando em gastos, sabia que é possível economizar até 80% em todos os fretes dos seus clientes? Assim, você pode aumentar suas vendas e ainda enviar seus produtos para todo Brasil. 

Calcule fretes direto do celular e ganhe descontos em cada envio pelo app SuperFrete.

Saiba mais

2 - Use uma planilha ou software de gestão financeira

Uma planilha de fluxo de caixa em Excel ou um software de gestão financeira pode ser uma ferramenta valiosa para registrar e analisar seu fluxo de caixa. 

Essas ferramentas permitem que você organize e visualize suas informações financeiras de forma clara e fácil de entender.

3 - Atualize seu fluxo de caixa regularmente

Para garantir que o seu fluxo de caixa seja útil e preciso, é importante mantê-lo atualizado com informações precisas e completas.

Isso inclui registrar todas as receitas e despesas de maneira consistente e mantê-los atualizados de forma regular.

A frequência vai variar dependendo do seu fluxo de entradas e saídas. Você pode fazer essa atualização diariamente, toda semana, a cada mês ou até a cada trimestre.

4 - Analise seu fluxo de caixa, prevendo receitas e despesas futuras

Ao fazer o fluxo de caixa da sua empresa, é importante analisar os dados para identificar padrões e tendências. 

Prever suas receitas e despesas futuras é uma parte importante do planejamento financeiro. Isso permite que você se prepare para períodos de baixa receita ou alta despesa e evite problemas financeiros futuros.

Por exemplo, se tem meses do ano onde seu lucro é mais alto, você pode investir em novos projetos ou aumentar sua equipe durante esses períodos. 

Por outro lado, se você tem períodos de tempo onde suas despesas são mais altas, você pode planejar reduzir gastos ou adiar investimentos até que suas finanças estejam em uma situação mais favorável.

5 - Mantenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva financeira de emergência é uma parte importante de uma gestão financeira saudável. 

Essa reserva deve ser mantida com base nas previsões financeiras e na análise do seu fluxo de caixa. Isso permite que você esteja preparado para qualquer surpresa indesejada e garanta que a sua empresa esteja sempre no caminho certo.

6 - Fique de olho no mercado e na economia

Conheça os principais indicadores econômicos e como eles podem impactar a sua vida e o seu negócio. 

Dólar, IOF, taxa de juros e inflação: essas variáveis podem influenciar os custos de operação do seu negócio e até mesmo a sua receita. 

SuperPlanilha de Fluxo de Caixa Grátis

planilha-de-fluxo-de-caixa-excel-gratis (2)

Gostou das dicas de como fazer fluxo de caixa e quer facilitar todo esse processo com uma ferramenta gratuita? Então a Planilha de Fluxo de Caixa da SuperFrete é para você! 

É um modelo completamente editável, onde você pode pode configurar as categorias de entradas e saídas e controlar o fluxo mensal de caixa do seu negócio, com visualização em gráfico de onde estão as principais despesas e gastos do período. 

 

Sua gestão de finanças não precisa ser um bicho de sete cabeças

Depois de conferir essas dicas, fica mais fácil entender o porquê a gestão de finanças da sua empresa não precisa ser um bicho de sete cabeças, né?

Seguindo os passos acima, você terá uma visão clara e precisa do dinheiro que entra e sai do seu negócio, e usar essas informações para tomar decisões certeiras e otimizar sua gestão financeira. 

Começar a fazer o fluxo de caixa da sua empresa com certeza irá ajudar você a alcançar o sucesso financeiro do seu negócio muito mais rápido.

Ah, e sempre que precisar, busque ajuda de um profissional de contabilidade ou financeiro se tiver dúvidas sobre como fazer fluxo de caixa. Eles podem ajudar você a manter sua gestão financeira sempre otimizada.

Ainda não conhece a SuperFrete? Saiba mais sobre a gente aqui. 

 

 

Acompanhe todas as novidades e lançamentos da SuperFrete no Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok.