A suspensão de entrega ou cancelamento de envio é utilizada para tentar bloquear a entrega de uma encomenda ao destinatário, solicitando o retorno do objeto ao remetente.
Essa opção geralmente é usada quando o usuário identifica dados incorretos na etiqueta somente após a postagem ou quando percebe ter sido vítima de golpe por parte do destinatário.
-
A solicitação de suspensão de entrega não garante que a entrega será interrompida. Isso dependerá do status e da localização da encomenda, bem como da viabilidade técnica e operacional dos Correios.
-
Quanto antes a solicitação for feita, maiores as chances de sucesso. Uma vez processada, a encomenda será direcionada para devolução ao remetente na próxima atualização do sistema.
-
Após solicitar a suspensão, a solicitação não pode ser revertida.
-
Não há reembolso do valor do frete, pois, mesmo sem a conclusão da entrega, os Correios já alocaram recursos para o transporte e movimentação da encomenda.
-
A suspensão de entrega envolve a comunicação entre os sistemas da SuperFrete e da transportadora, portanto, as atualizações podem não ser imediatas.
-
O sistema SuperFrete não permite múltiplas solicitações de suspensão para a mesma etiqueta. Caso o usuário tente uma segunda solicitação, será exibida uma mensagem de erro.
-
Se o rastreio informar "solicitação de suspensão de entrega recebida", significa que os Correios estão cientes do pedido, mas isso não garante o bloqueio da entrega. Já a mensagem "Objeto será devolvido por solicitação do contratante/remetente" confirma que os Correios aceitaram a solicitação e o objeto está em rota de devolução.
-
Após a postagem, o usuário deve acessar a aba "Etiquetas".
-
Selecionar a etiqueta cujo envio deseja suspender.
-
Clicar em "Suspender Entrega" no final da página.
-
O usuário poderá verificar o andamento da solicitação no rastreio com o status "Suspensão de entrega solicitada".
-
Há algumas situações em que a suspensão de entrega pode aparecer no app do usuário, mesmo que ele não tenha solicitado:
-
Objeto extraviado ou roubado: Nesse caso, os Correios suspendem automaticamente a entrega, e o objeto será devolvido caso seja encontrado.
-
Saldo negativado: Se o usuário estiver com saldo devedor, uma suspensão será aplicada ao envio mais recente como um lembrete para que ele quite o débito. Essa suspensão é apenas um aviso e não impede efetivamente o envio.
-
Conta bloqueada por Antifraude: Se a conta do usuário foi bloqueada, uma das consequências é a suspensão da entrega.
Se o usuário não se encaixar em nenhum desses casos, pode ser um bug no app. Oriente-o a excluir o rastreio atual e criar um novo registro utilizando o código de rastreio dos Correios.